Turbinando o sevel 1.9
-
nando, os de tempra sw são ventilados na frente e sólidos atrás e não vejo necessidade de algo mais forte para aro 14 e carros de até 1,1 toneladas com 200km/h de vmax.
usinar discos para reduzir o diâmetro? eu não faria isso não, eu vejo risco à segurança por mais que jurem que possa ser feito, ok?
pagar mais caro por discos que necessitarão de mais cu$tos e que ficarão quase igual (ou pior) que os já feitos e testados para aros 14 acho completamente desnecessário.
nunca se esqueça de colocar uma válvula reguladora de frenagem corretamente linkada com a barra estabilizadora traseira para os freios de trás.
andar sem ela e frear de emergência em alta velocidade significa a traseira girar para a frente imediatamente e aí viras um pião descontrolado.
só recuperas a direção do carro quando ele parar (e se não colidir com nada).
-
**sinceramente, eu acho que pra um carro de mais de 150cv na roda já deveria ter uns freios maiores mesmo, neste caso nunca é demais pecar pelo excesso.
me lembro no trackday com o meu marea, se eu não tivesse preparado os freios dele de forma coerente com a potência, eu tinha perdido todo investimento que fiz.**
-
eu não quis dizer que os freios que uso seriam bons para trackday ou uso esportivo profissional.
e pecar por excesso seria também passar discos de freios em torno reduzindo o diâmetro e usá-los em trackday.
sempre parto da proposição do uso amador e esportivo casual.
mas pode ser que o amigo tenha toda a razão pois desconheço qual seria o uso que o nando pretende fazer do carro dele.
portanto, retiro o que disse acima sobre freios até que o nando se pronuncie lembrando porém que aro 14 em trackday seria exigir demais da roda quanto mais dos freios.
-
nos 106 e ax, o pessoal mais sóviético tem usado discos de kia bongo, pra manter os aro 13 com slick. ou freio de 3000gt, já que a furação de cavalete é a mesma…
-
voltando ao tópico, consegui hoje dar uma esticadinha rápida na br.
teria sido melhor com o meu filho de co-piloto em vez da minha mulher mas consegui chegar aos 14 psi (1 bar) com exatos 47°c de temperatura dentro do plenum (admissão).
anteriormente, nos testes iniciais onde alcançamos 12 psi com a compressora soprando direto na boca do tbi, a temperatura no mesmo sensor foi 91°c.
essa temperatura é a medida pela ecu e que é repassada ao scanner raven que tenho usado nos testes.
portanto, viva o intercooler pois a temperatura caiu um pouquinho a mais da metade.
e o ponto subiu automaticamente via tabela de 18° para 21°.
-
vejo os 200cv chegando
-
1bar de turbo nesse carro vai passar tranquilamente dos 200cv, eu chuto 250cv ou um pouco mais.
-
o interessante é que mudou o comportamento do carro pois com ar mais frio a g7 injeta mais pela bancada principal e com isso tive que reduzir muito o mapa da bancada secundaria controlado pelo his.
pelo jeito, parece que poder-se-ia usar só a bancada principal tendo a g7 como única gestora da injeção (como o overspeed sugeriu) mas tenho que estudar melhor o que está acontecendo.
meu receio de abrir mais os bicos principais para unificar o controle é de esculhambar a lenta que está bem redonda.
-
limita a bancada principal e deixa o resto para a segunda bancada.
-
lancia, meu uso é amador, condução mais esportiva de vez em quando, mas se achar algo barato e bom é melhor, pelo visto não tem necessidade de comprar disco de marea mesmo, sabes me dizer se 257mm é o maior que cabe no aro 14? do dando uma pesquisada no site da fremax olhando o catálogo dos fiat e ver o que tem por lá nessa medida, vi que do marea 1.6 é dessa medida.
porque não usastes discos ventilados atrás?
p.s.: achei no catálogo da fremax discos ventilados de palio mais parrudos com discos ventilados 257mm e alguns 240mm também ventilados, to pensando em comprar um par de cada. o que achas?
-
ventilado atrás é peso extra somente, pq todo carro com bom freio, exige mais na frente, logo antes de esquentar o disco traseiro o da frente já foi pro saco, seu fluido ferveu e ficou sem freio.
isso considerando discos de mesma medida. se o da frente for muito maior que o traseiro, um ventilado atrás poderia ser justificado.
no nosso caso do tipo, optamos pelo sistema original que vem nos 2.0 que usam 257mm ventilado na frente e sólido atrás… é original, nada de adaptação e possibilidade de erro de projeto... atende muito bem no uso diário, pois freio não é feito somente do tamanho do disco... canso de ver gol caixa com disco gigante e flexivel de r$10 e dot3... freio é conjunto, bons flexiveis, bom fluído valem mais que discos pesados e enormes.
-
ventilado atrás é peso extra somente, pq todo carro com bom freio, exige mais na frente, logo antes de esquentar o disco traseiro o da frente já foi pro saco, seu fluido ferveu e ficou sem freio.
isso considerando discos de mesma medida. se o da frente for muito maior que o traseiro, um ventilado atrás poderia ser justificado.
no nosso caso do tipo, optamos pelo sistema original que vem nos 2.0 que usam 257mm ventilado na frente e sólido atrás… é original, nada de adaptação e possibilidade de erro de projeto... atende muito bem no uso diário, pois freio não é feito somente do tamanho do disco... canso de ver gol caixa com disco gigante e flexivel de r$10 e dot3... freio é conjunto, bons flexiveis, bom fluído valem mais que discos pesados e enormes.
basta ver os bons carros de turismo, que usam freios de medidas próximas dos originais, freiam horrores durante corridas longas…
-
que nada, amigo nando fique à vontade.
o menegotto exauriu o assunto perfeitamente e pouco mais eu tenho a dizer.
minha única ressalva é sobre fazer retrabalho em discos, evite isso a qualquer custo.
ainda não sei qual o seu carro mas, repito, 257 na frente ventilado mais 240 atrás sólido me parece uma escolha inteligente (melhor custo benefício).
e desde que troquei o dot 4.0 pelo dot 5.1 sumiu o fading que aparecia ao final de descida de serra longas, ou seja, a falha não era dos freios em si e mais da parte hidráulica que fervia.
menegotto, a rotina de marcha-lenta eu modifiquei. tem um baita bug no software das g7 no gerenciamento do motor de passo e tive que refazê-la totalmente.
mas, mesmo assim, me parece que tentar usar só uma bancada fica esticado demais.
vou continuar estudando isso até mais como aprendizado. depois reporto os resultados.
quanto à potência também não vejo que seja menor de 200hp.
levando-se em conta o rendimento térmico que está excelente pois óleo e água nunca ultrapassam os 100°c, um motor 1.9 superquadrado com 1.0 bar de pressão e que não explode, precisa entregar esta potência nas rodas.
não tem como isso não acontecer, é física pura. estes 150 kilowatts ou se transformam em calor (explodindo) ou aparecem nas rodas como tração.
marcos, limitar a primeira bancada e operar mas com a segunda teria como vantagem o que? facilidade nos ajustes?
-
quando falei para limitar a primeira bancada, quiz dizer para usar no máximo 80% do duty cycle e depois continua com os bicos da 1º bancada somando os da 2º bancada.
não é bom passar de 80% de duty cycle pois apartir dai o leque é prejudicado e próximo dos 100% obviamente vai mijar e não pulverizar.
-
agora se sua 1º bancada com 80% de duty cycle alimenta todos os seus pocotós ai não tem o porque usar a 2º bancada, geralmente o pessoal usar bicos pequenos para alimentar a parte aspirada que trás benefício para o acerto e economia do carro, com o acerto melhor não contamina o óleo…essas coisas e deixa os bicos grandes para alimentar a fase turbo.
-
lancia, uma dúvida, seu carro original tinha disco 240mm sólido na dianteira e tambor atrásó se for é que nem meu palio 98, eu tava analisando e vi que a altura do disco ventilado 257mm é menor que a do 240mm sólido, os discos sólidos tem 46,5mm de altura e os 257mm ventilados tem 40,5mm de altura, ou seja, o disco fica mais perto da roda e acho que além de precisar de um deslocador da pinça pra pegar o diametro maior, precisa de espassador pra jogar a pinça mais pra fora, o que você vez no suporte da pinça dianteira?
estava pensando em usar o mesmo sistema que você, porém olhando o site da fremax vi que os tempras 16v de 95-99 tinham freio a disco nas quatro rodas e os tempra turbos usavam o mesmo sistema de freio com discos ventilados 257mm na dianteira com 22mm de espessura e na traseira discos 251mm sólidos com 10mm de espessura.
será que não seria mais interessante eu colocar o sistema original completo desses tempras turbo e 16v ano 95-99? inclusive com suas respectivas pinças originais.
p.s.: pesquisando aqui vi que seu sistema ficou igual ao do tempra sw, e tipos 2.0 16v e 8v (discos 257mm com espessura 20mm dianteira e 240mm com espessura 11mm na traseira.o sistema do tempra mais moderno era 257mm com 22mm de espessura na dianteira e 251mm com 10mm de espessura na traseira.qual seria o mais interessante? o primeiro que eu achar? hehe
-
lancia como está seu respiro de óleo? tem reservatório de óleo? ja guspiu óleo para cima ou não?
-
nando, a plataforma do tipo é a mesma do tempra sw e do fiat coupè. portanto os sistemas de freios são perfeitamente intercambiáveis.
é por isso que optei pelo segundo, para não ter dor de cabeça na hora da instalação.
no caso do palio 98 caso hajam diferenças eu sinceramente não sei e para casar os freios será necessário algum retrabalho.
por exemplo, a arruela de encosto do freio traseiro a tambor é bem mais grossa e precisa ser trocada pela original mais fina.
sempre haverá maneira correta de se adaptar os freios mas repito que não se mexa em diâmetro de disco em tornos.
o torno poderá criar uma trinca pelo lado de dentro dos discos ventilados (invisível por fora) e que só será descoberta depois do desastre.