Turbinando o sevel 1.9
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lancia será que a rosca que espanou não vou do parafuso? e não do bloco, eu acho que helicoil não vai aguentar o torque do cabeçote, talvez não seria o caso pesquisar se tem parafuso compativel com rosca maior e fazer rosca maior no bloco? porque se não aguentar o helicoil ai para fazer rosca maior terá que ser muito maior ai não da certo.
junta com amianto no meio tem que reapertar depois que esquenta o motor e depois dos 1000km, aquela ferramenta da haven espana mesmo, eu não cheguei a fazer nela mas tenho planos para ela, cortar a chave e soldar um soquete com solda mig ou tig com material duro como por exemplo um 4340, p20 ou algo parecido.
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lancia, esse painel dgt + sensor de velocidade consegue medir até qual velocidade?
quando eu o trouxe, precisei exercitá-lo para ver se funcionava e se adaptava corretamente com o sender do tempra.
coloquei o sender numa furadeira de velocidade variável e o conjunto sender+painel atingiu 300km/h.
hehe não da ideia pra essa galera que daqui a pouco tao fazendo videos do carro a 3oo km/h
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só pra participar um pouco do tópico, tambem tenho um sevel turbo , só que 1.6, levei para o dinamometro dynojet .
coletor uno turbo
turbina holset he221w
fueltech ft300
bicos deka 80lbs
o resto tudo original do carburado…
parabéns pelos 255 hp.
gostaria de medir o meu também mas não para de acontecer pepinos, por mais que eu tente me precaver antecipadamente…
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lancia será que a rosca que espanou não vou do parafuso? e não do bloco, eu acho que helicoil não vai aguentar o torque do cabeçote, talvez não seria o caso pesquisar se tem parafuso compativel com rosca maior e fazer rosca maior no bloco? porque se não aguentar o helicoil ai para fazer rosca maior terá que ser muito maior ai não da certo.
junta com amianto no meio tem que reapertar depois que esquenta o motor e depois dos 1000km, aquela ferramenta da haven espana mesmo, eu não cheguei a fazer nela mas tenho planos para ela, cortar a chave e soldar um soquete com solda mig ou tig com material duro como por exemplo um 4340, p20 ou algo parecido.
marcos, não foi o parafuso não, tenho ele nas mãos.
foram três roscas do bloco que dançaram.
pensando bem, já passaram mais de 15 juntas neste bloco com os devidos apertos então já era tempo da patativa piar (machado de assis).
discordo de você quanto aos helicoil não aguentarem o tranco.
fizemos várias experiências em fábrica e os hc aguentam o dobro de esforço aplicado na rosca sendo ela a metade do comprimento da rosca primária.
o esforço no parafuso também é mais uniforme e o atrito entre as roscas é 90% menos durante o aperto.
em um determinado modelo da série s, a mercedes colocou helicoil em todas as roscas do cabeçote, vem assim de fábrica.
e quanto ao torque? estou pensando em não usar mais a junta com amianto e conseguir uma toda de aço.
nestas, como fica o aperto? vi em vários forum, inclusive nesse, recomendações desde 6 até 12 kg mas ai não se pode usar os parafusos originais e sim prisioneiros.
onde encontrá-los?
a spa tem um jogo de 10 prisioneiros com comprimento de 114mm porém com rosca m11. alguém já usou-os num bloco sevel?
pelo menos se precisar abrir rosca m11 não precisarei dos helicoil.
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lancia para aguentar esse torque os helicoil são de material mais duro ou é o normal mesmo? bom se aguenta blz, é bom saber.
quanto a junta, eu usei várias juntas do cabeçote e não aguentam mesmo sabó, tem relação com o acerto, mas se usar bastante pressão de turbo mais cedo ou mais tarde (bom acerto) vai pro saco, ai é desmontagem, troca de parafusos, óleo, limpeza e o trampo dos inf**** que vai enchendo o saco de ficar fazendo isso, então junta de aço é a melhor opção ai faça um bom acerto que não terás problema visto que a junta normal seria um fusível no sentido de estragar o motor com o turbo, eu uso 12kgfm bom isso no meu torquimetro de vara vagabundo então deve menos um pouco.
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lancia para aguentar esse torque os helicoil são de material mais duro ou é o normal mesmo? bom se aguenta blz, é bom saber.
quanto a junta, eu usei várias juntas do cabeçote e não aguentam mesmo sabó, tem relação com o acerto, mas se usar bastante pressão de turbo mais cedo ou mais tarde (bom acerto) vai pro saco, ai é desmontagem, troca de parafusos, óleo, limpeza e o trampo dos inf**** que vai enchendo o saco de ficar fazendo isso, então junta de aço é a melhor opção ai faça um bom acerto que não terás problema visto que a junta normal seria um fusível no sentido de estragar o motor com o turbo, eu uso 12kgfm bom isso no meu torquimetro de vara vagabundo então deve menos um pouco.
falo do helicoil normal, podes ter certeza que é, no mínimo, duas vezes mais forte que rosca normal.
ok quanto a junta toda de aço, vou partir para ela.
e os parafusos para esse aperto todo de 12 kgfm?
seriam os normais de fábrica 10.9 m10x1,25.
aguentariam este torque todo sem partir ou esticar demais?
e torquímetro de vara não é vagabundo não pois é o único que não descalibra. basta conferir se o ponteiro está centrado marcando zero em descanso.
a precisão dele é satisfatória se a agulha for fina e estiver correndo certinho em cima da tabela da marcação.
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lancia sinceramente nunca vi rosca de bloco espanar… é bem provável que tenha quebrado os parafusos ou ao menos a rosca deles...
os parafusos deste motor aguentam um bom aperto, pois são bem curtos em comparação aos de um ap por ex.
caso precise de mais aperto, pode recorrer a prisioneiros arp... teria que importar, 45 dias pra chegar... mas aguentam o tranco rindo. eu não creio que precise pois toda junta de aço pede 2kg+ 2x90º o que dá 11-13kg
quanto a junta, www.racerpreparacoes.com.br - fernando kfoury ele traz peças da argentina pois ele prepara muito motor sevel, como vc não se importa muito com valores mas sim qualidade ele tem junta de aço 100%, porém o preço é nada convidativo.
outra opção, que nunca estudei mas agora seria um bom momento, é avaliar a junta do linea. talvez com algumas pequenas modificações vc possa usa-lá, com a qualidade de junta original.
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caro menegotto, muito grato pelas dicas.
agora no início da noite me debrucei (literalmente) sobre o bloco para entender o que ocorreu.
por hábito de p&d busco sempre o motivo do problema antes de tentar consertá-lo.
e aí apareceu o motivo do espanação das 3 das 5 roscas da parte da frente.
no bloco, as roscas tem uma profundidade de exatos 1 , ou seja, 25,4mm.
acontece que na montagem normal sobra, se não me engano, quatro ou cinco fios de rosca somente antes que a ponta do parafuso toque o fundo, após aperto e com espessura de junta original.
como o cabeçote teve 2,7mm de plaina e o bloco, por sua vez, 0,5mm para o encaixe dos pistões 2.4 da gm o parafuso no seu comprimento original tocou o fundo da rosca.
e eu todo feliz, pensando que estava torqueando a junta…
o torque lido no torquímetro foi do parafuso tocando o fundo da rosca e tudo funcionou até que a junta afroixou com aquecimento e começou a vazar pressão para o sistema de arrefecimento.
e assim três deles sacaram a rosca feita no bloco. quando desmontei tudo, ela veio grudadinha em volta das roscas dos parafusos.
realmente numa guerra entre parafusos e roscas no bloco, o aço deste último não tem chance de ganhar - os 10.9 são muito mais fortes.
outro detalhe, na parte de trás existe uns sete milímetros de sobra nas roscas e aí confirma o porque só nos parafusos da frente deu o galho.
bom, agora mais tranquilo, temos as seguintes definições:
1 - com o depoimento do menegotto posso usar os parafusos originais só que calçados com arruelas inox de modo a não auto-espanar as roscas no bloco.
2 - nunca houve problema de junta também pois ela estava sem o aperto correto desde o início. posso usar a de aço mais amianto pois tenho uma de back-up.
3 - aguardar a chegada dos helicoil m10 para recuperar as roscas perdidas na parte da frente.
4 - não preciso passar helicoil em todas as roscas já que as roscas que estão inteiras permanecerão em boas condições.
valeu a lição e espero que a minha tragédia sirva para que ninguém faça a mesma besteira de montar cabeçotes sem medir profundidades de rosca após modificações, mesmo sendo elas aparentemente de pequeno vulto.
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lancia eu sempre seco todo o liquido seje óleo ou água de dentro das roscas e meço o comprimento dos parafusos para saber se esticou e para saber se não vai encostar no fundo, mas é um detalhezinho que as vezes nòs esquecemos como o problema que tive quando quebrou todas as canaletas dos meus pistões e ai descobrimos que esqueci de medir a espessura dos anéis que me venderam errado lembra, e ainda vendem assim? foi a única coisa que não conferi… é de ***** e não cobriram como garantia para não engrossar e procurar os direitos e mesmo assim podendo não dar certo deixei para lá.
agora sabemos que não foi a junta que não aguentou certo, mas se eu fosse você (conselho não se dá) eu colocaria uma de aço, mais cedo ou mais tarde essa vai abrir o bico.
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no meu caso, se não me engano tem um jato inclinado a 18º para um os lados. mesmo contra indicações retrabalhei ele para chegar na vazão que precisava no alcool. funcionou até que bem, mas concordo que não seja o ideal.
muito legal esses cuidados minuciosos no seu projeto. admiro muito isso
biriba, me passe seu endereço via mp que eu quero te mandar um brinde para colocar no seu palio week.
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quanto ao spray do bico, tb estou na busca por outro jg que atenda o meu projeto… os meus de 64lbs dão lenta com lambda 1, perfeitamente mas as velas sempre estão bem escuras e a média não está perto do que poderia alcançar... leva a crer que tem gasolina escorrendo sem ser queimada adequadamente...
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pocha que pena, realmente é bem pequena a folga na rosca.
creio que tenha espanado devido ao torque com a rosca no fim, deve ter prensado o filete no parafuso e voltou arrancando tudo.
exato, arrancou alguns fios da parte de cima da rosca que foi onde o parafuso mais se moveu ao atingir o fundo.
realmente podia pensar de tudo, nessa o bloco me passou a perna direitinho.
garanto que agora não terá próxima vez, aprendi pelo jeito mais difícil.
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quanto ao spray do bico, tb estou na busca por outro jg que atenda o meu projeto… os meus de 64lbs dão lenta com lambda 1, perfeitamente mas as velas sempre estão bem escuras e a média não está perto do que poderia alcançar... leva a crer que tem gasolina escorrendo sem ser queimada adequadamente...
que bicos são essesó retrabalhados ou originaisó tem um único spray ou é múltiplo? qual a inclinação aproximada do bico em relação ao duto do ar da admissão? que pressão, 3 bar?
um marelli com quase 500cc/min e um único furo de spray seria o iwp069. se levar ele a 4 bar acredito que atinja um fluxo semelhante ao seu.
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são bicos bosch do uno r mpi, final 935. são retrabalhados pelo dalton, possuem 4 spray e a inclinação é a original do coletor do tipo mpi. nitidamente o jato dele é direcionado ao duto do cabeçote
hoje com o que pretendo no meu carro 30lbs/hr me atendem, pois não quero nada além do que 150cv
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mas quatro sprays é nitidamente para cabeçote 16v, dois esguichos para cada válvula.
o ideal como já disse é acertar as costas da válvulas que estão rubras e gaseificam o combustível devidamente.
senão, o combustível prende-se nas paredes e escorre líquido ao abrir as válvulas e isso em baixa rotação significa mistura rica já que não existe vêrtice de uma alta aspiração que acontece em alto giro.
veja no cross section do nosso motor act 1.6 (denominação da fiat para aquilo que chamamos de sevel) que para atingir as válvulas o bico precisa estar muito deitado e ter um único tiro senão não gaseifica devidamente em baixa.
o laprendi nem sonhava em injeção eletrônica para ele senão teria o desenhado com uma interface mais amigável.
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são bicos bosch do uno r mpi, final 935. são retrabalhados pelo dalton, possuem 4 spray e a inclinação é a original do coletor do tipo mpi. nitidamente o jato dele é direcionado ao duto do cabeçote
hoje com o que pretendo no meu carro 30lbs/hr me atendem, pois não quero nada além do que 150cv
seria então o iwp043 do santana 2.0 álcool. é standard, deve custar em torno de r$80,00 também, tem um único spray reto e com 300cc/min.
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no meu caso, se não me engano tem um jato inclinado a 18º para um os lados. mesmo contra indicações retrabalhei ele para chegar na vazão que precisava no alcool. funcionou até que bem, mas concordo que não seja o ideal.
muito legal esses cuidados minuciosos no seu projeto. admiro muito isso
biriba, me passe seu endereço via mp que eu quero te mandar um brinde para colocar no seu palio week.
rapaz… fiquei até sem jeito...
respondido por mp
abraços
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biriba, o prazer é todo meu
enquanto aguardo os helicoil adiantei a montagem da nova wastegate de 38mm turbosmart que é feita na austrália.
na foto aparece ela, pretinha, muito compacta, já montada nas flanges e acertando os mangotes da pressurização do booster eletrônico.
ao lado, sentada em cima de um rolo de papel, está a da spa (a segunda que uso) que vaza barbaridades de pressurização pelo eixo da válvula.
também pudera, não há bucha nenhuma. é só um furo na base de ferro fundido por onde passa o eixo.
na segunda foto o bloco protegido e já furado com 10,2mm, somente os 5 da carreira de baixo que eram as roscas afetadas pelo aperto equivocado.
falando em helicoil, eu não posso deixar de agradecer publicamente os esforços do marcos de conseguir as ferramentas específicas para a colocação dos hc m10 x 1,25. muitíssimo obrigado.