Nissan vai dobrar uso de peças compartilhadas em novos veículos
-
intenção da empresa é cortar custos de produção
a nissan afirmou que pretende aproveitar peças em veículos de diversos segmentos, como forma de cortar custos de produção. a montadora estima que a economia deve chegar a até 30%.
segundo informações da agência de notícias automotive news, a medida faz parte de um novo conceito de engenharia, chamado de common module family, ou simplesmente cmf. ele prevê o aproveitamento de até 80% das peças em veículos de várias categorias, o dobro da porcentagem atual. os primeiros modelos no conceito cmf devem sair da linha de montagem em 2013.
a nissan já aproveita alguns componentes em sua linha atual de produtos, mas a variedade de produtos oferecidos pela empresa dificulta o aproveitamento de peças de veículos menores em outros voltados para o uso mais severo, como nas picapes.
a nova estratégia prevê que os carros da nissan sejam divididos em quatro módulos – o compartimento do motor, a cabine, parte inferior dianteira e parte inferior traseira do chassi. cada um destes módulos deve contar com variações que mudam de acordo com o peso do veículo, mas possibilitarão o uso de uma mesma plataforma para vários produtos.
“todas as decisões que tomamos levam em consideração dois aspectos importantes: como podemos fazer coisas em comum com nossos parceiros e como podemos garantir a identidade de cada marca”, declarou o ceo da aliança renault-nissan, carlos ghosn.
o executivo, aliás, admitiu que o novo sistema de compartilhamento de componentes deve ser estendido aos veículos da renault, mas nenhum membro do conselho das duas montadoras quis se estender no assunto.