Avaliação é range rover evoque prestige tech pack 2012
-
fotos: bruno belletti e marcus lauria
mudar um comportamento tradicional é muito complicado pra qualquer pessoa, família ou instituição, ainda mais para quem tem muitos anos de história como a montadora inglesa land rover (desde 1948). mesmo controlada por vários grupos de investidores e outras marcas por vários anos, a fabricante britânica sempre manteve a tradição, mesmo após ser adquirida pela indiana tata motors em 2008. voltando ao assunto da tradição, podemos afirmar que na inglaterra foi inventado o futebol e os pubs, lá se popularizaram os tablóides e instituiu o chá das 5 como umas de suas mais caras tradições. além disso, os modelos da land rover servem a família real na inglaterra.
essas informações no parágrafo acima são para explicar o radicalismo da land rover em criar o seu mais novo e sensacional modelo, o crossover range rover evoque, avaliado por cinco dias pelo site. com linhas que fogem do tradicionalismo da marca, o evoque chega para roubar a cena de todos os seus principais concorrentes (audi q3, bmw x1 e volvo xc60). ao observar o evoque por fora, nota-se logo que suas linhas futuristas servirão de base para os próximos modelos da marca.
usando como base uma plataforma semelhante a do freelander, o evoque mede 4,37 metros de comprimento, 1,97 metros de largura e 1,64 de altura e 2,66 m de distância entre-eixos, na versão de quatro portas avaliada. os faróis afilados, a grade central na cor cinza em forma de colméia e o pára-choque robusto com faróis de neblina de leds nas extremidades se destacam logo de cara.
usando como base uma plataforma semelhante a do freelander, o evoque mede 4,37 metros de comprimento, 1,97 metros de largura e 1,64 de altura e 2,66 m de distância entre-eixos, na versão de quatro portas avaliada. os faróis afilados, a grade central na cor cinza em forma de colméia e o pára-choque robusto com faróis de neblina de leds nas extremidades se destacam logo no primeiro contato visual.
visto de lado chama a atenção o corte na linha da cintura das portas, que começa na porta dianteira e vai subindo levemente até o pára-lama traseiro, a mesma linha se forma em paralelo abaixo das maçanetas formando um vinco mais aparente. a saída de ar cromada localizada no para-lama dianteiro faz conjunto com as enormes rodas de 20 polegadas, transmitindo esportividade ao crossover inglês. na parte traseira, o maior destaque fica por conta do aerofólio localizado acima da tampa do porta-malas e as pequenas lanternas traseiras, além das duas saídas do escapamento cromadas, o teto preto contrasta com o resto da carroceria. o modelo segue as linhas do conceito lrx, apresentado em 2008.
se por fora o evoque chama atenção naturalmente, por dentro o modelo não deixa nada a desejar. o interior usa materiais de primeira linha, com couro para todos os lados que se olhe ou toque. além da ótima qualidade de construção, nenhuma peça está fora do lugar à ergonomia do evoque é um exemplo a ser seguido pela concorrência. a versão avaliada era a prestige tech pack, que traz o pacote de assessórios mais completo.
entre tantos itens podemos citar o sistema de entretenimento com duas telas lcd independente nos encostos dos bancos dianteiros, sistema de câmera 360°, que ajuda na hora de manobrar, com essa câmera é possível ver todos os ângulos do carro sem sair dele em uma tela de 8 polegadas. a mesma tela tem o sistema dual view, que possibilita ao motorista o acesso a todas as funções do veículo enquanto o passageiro do banco da frente pode assistir, na mesma tela, a um filme ou o programa de tv favorito. o espaço é suficiente para carregar cinco adultos sem aperto.