Avaliação é fiat bravo 1.4 t-jet 2012
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fotos: marcus lauria
para a fiat já é tradição ter modelos turbos em sua linha, a marca começou a fazer sua história com o uno turbo 1.4 i.e, em 1994 (durou até 1996), o modelo tinha 116 cv de potência e muita personalidade. depois veio o tempra turbo, com de 165 cv no mesmo ano e em 1995 o stile turbo com 4 portas. com o lançamento do marea, a marca aproveitou e apresentou a versão ?turbinada?, nas configurações sedan e weekend, isso em 1999, com um motor 2.0 20v de 182 cv, que chegou ao final da produção em 2007. aproveitando a ?onda? dos turbos, a marca não perdeu tempo e mostrou o punto em sua versão t-jet, em março de 2009 com um motor 1.4 turbo, à gasolina de 152 cv. a mais recente investida da marca italiana nesse segmento é o bravo t-jet, importado da itália, com o mesmo motor do seu irmão menor, o punto e que foi avaliado pelo site por duas semanas.
os tempos bons não voltam, mas evoluem, e isso pôde ser comprovado durante o teste do bravo t-jet branco das fotos, cedido pela montadora. o hatch chama bastante atenção na rua, ainda mais nesta cor, que faz contraste com o teto solar e alguns apliques dos pára-choques pretos em conjunto com as enormes e belas rodas de aro 17. para quem conhece bem o carro, ainda mais por ser bem raro nas ruas, a sigla t-jet estampada na lateral direita da tampa do porta-malas e na grade dianteira no hatch médio da fiat é um aviso de que debaixo daquele capô tem algo muito especial e que atrai muitos dos amantes de automóveis, pois indica que é uma versão turbo. além dos faróis de duplo refletor com máscara negra, as pinças de freio pintadas na cor vermelha, maçanetas na cor da carroceria e a coluna central na cor preta, que realçam ainda mais o apelo esportivo. como também a saída de escape dupla cromada.
o interior não ficou de fora dessa, por dentro, o õesportivo? ganhou detalhes exclusivos, que se destacam em relação às versões de entrada, como costuras vermelhas nos bancos, volante e na coifa da manopla do cambio. destaque para as pedaleiras esportivas em alumínio, a cor vermelha também predomina nas bases internas dos bancos dianteiros e nos painéis das portas. existe ainda a opção dos bancos em couro, cobrado à parte. por dentro, a cor predominante é o preto, com acabamento de boa qualidade e plásticos agradáveis ao toque, com textura emborrachada em algumas áreas e apliques que imitam a fibra de carbono no painel e parte do console. o visual ganha também um ar mais sofisticado com o aplique de plásticos na cor cinza na base da alavanca de câmbio, nas portas e nos aros das saídas de ar do sistema de ventilação.
ainda na parte interna o painel de instrumentos é bem resolvido e não deixa o motorista confuso, está tudo à mão. a ergonomia é um dos pontos altos desse modelo com destaque para a tela do computador de bordo, ao centro do painel de instrumentos, que exibe vários recursos para configuração como a pressão do turbo, a regulagem de altura dos fachos dos faróis entre outros. no centro do console central está o sistema de ar-condicionado digital com a opção de regulagem de temperatura diferenciada para condutor e passageiro e um difusor de ar específico para os passageiros de trás além do sensor crepuscular. para facilitar a visão interna à noite, existe ainda luz de cortesia nos para-sóis, porta-malas e porta-luvas. o teto solar pode ser aberto através de um botão no teto, ao lado do retrovisor interno, e faz conjunto com um teto-solar traseiro que fica fechado o tempo todo e em apenas função estética.
a tecnologia a bordo é bem caprichada, o modelo top de linha do bravo traz de série sistema hill holder (que segura o carro enquanto você arranca na subida) e controles de estabilidade e tração. opcionalmente o cliente da marca pode acrescentar sistema de monitoramento da pressão dos pneus, que inclusive se manifestou durante o teste, alertando sobre a baixa pressão do pneu dianteiro esquerdo, que foi logo calibrado. e o pack safety, que traz airbags laterais e de cortina e bolsa inflável para proteger o joelho do motorista.