Lançamento é jeep wrangler chega à versão 2012 como novo motor e cambio
-
fotos: marcus lauria
o ávelho de guerra? jeep wrangler chega na versão 2012 com alguns atrativos, como o novo motor pentastar v6, que segundo a marca ficou 40% mais potente e ganhou 10% a mais de torque e um novo câmbio, que juntos, formam o ?casal perfeito? para empurrar o galipão norte-americano sem dificuldade tanto no asfalto quanto na terra ou lama.
o motor pentastar v6 de 3.6 litros com 284 cv chega para substituir o anterior (um v6 de 3.8 litros e 199 cv), fato esse que deixou o wrangler muito mais esperto para enfrentar qualquer desafio. seu torque é de 35,41 kgfm. o modelo feito em toledo, no estado norte-americano de ohio (eua), faz de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e tem um consumo, segundo a marca, de 9 km/l, em média. em conjunto está o novo cambio automático de cinco velocidades (antes eram quatro). o conjunto mecânico é o mesmo do jeep grand cherokee.
além de mais potente e eficiente, o novo pentastar v6 ficou 40 kg mais leve do que o motor anterior, além de oferecer baixo nível de ruídos, que recebe a colaboração do novo sistema de coxins, pela parede de fogo mais eficaz em abafar os sons vindos do cofre e pela capa do motor. além dos suplementos que ajudam ao motor ser mais imponente como bomba da direção hidráulica, compressor de ar-condicionado e alternador.
amortecedores, que deixaram o modelo mais firme. seu preço está agora em r$ 129.900 para a versão duas portas e r$ 139.900 para o unlimited sport, de quatro portas, que tem uma distância entre-eixos de 52 cm em relação ao modelo de duas portas. fazem parte do pacote barra anticapotamento, freios a disco nas quatro rodas com abs, dois airbags frontais, faróis de neblina e controles de tração e estabilidade. e itens como banco do motorista com regulagem de altura, coluna de direção com ajuste de altura, ar-condicionado, capota dupla (rígida e de lona), banco traseiro rebatível, cd player com compatibilidade mp3 e entrada auxiliar, rodas de alumínio aro 17, volante de couro, controlador de velocidade, tração 4×4 manual part time, entre outros.
primieras impressões
por marcus lauria
barueri/sp é o jeep wrangler realmente surpreendeu durante o teste realizado em alphaville (sp), o modelo foi avaliado em um circuito misto, que envolveu cidade, estrada e um circuito off-road, onde o wrangler pôde enfrentar obstáculos fora de estrada reais. o modelo avaliado foi um de duas portas, na cor preta. após ligar o modelo na chave de ignição, foi possível notar o conforto à bordo, materiais de excelente qualidade, volante de couro, além da posição alta, que dá visão total no trânsito.
após ajustar banco e retrovisores, fomos para a estrada. o wrangler se comportou como um veículo de passeio, com a vantagem de poder enfrentar qualquer ?perigo? que apareça pela frente. as acelerações são lineares e o cambio casa perfeitamente com o motor pentastar v6 de 3.6 litros com 284 cv, sem trancos, mesmo nas retomadas.
a ergonomia é um dos pontos positivos do interior, mesmo com os botões do vidro elétrico localizados no centro do painel, ao melhor estilo volkswagen gol não atrapalha. está tudo à mão, literalmente. um dos pontos negativos ficou por conta do teto de plástico rígido, que se ficar muito tempo ao sol, acaba esquentando demais o interior, deixando o ar-condicionado trabalhando mais tempo para o interior ficar com uma temperatura amena.
ainda por dentro, o modelo se mostrou silencioso durante todo o teste, mesmo no trajeto off-road, o barulho no motor não invade a cabine e os pneus de perfil alto não deixam as imperfeições do asfalto invadirem o habitáculo. para quem vai na frete, sobra espaço, mas os que escolherem viajar nos bancos traseiros, acabam sofrendo o pouco espaço para as pernas. a versão de quatro portas é uma opção para quem costuma levar mais gente no carro.
no trecho off-road, podemos testar todas as habilidades do wrangler, ele foi avaliado a exaustão em um circuito fechado de ladeiras íngremes, curvas fechadas e inclinações. o galipão enfrentou tudo com muita tranqüilidade, mostrando as suas raízes que lhe deram tanta fama de robustez e durabilidade.