Toyota já sabia de problemas de aceleração involuntária, afirma cnn
-
segundo canal de notícias, memorandos de 2006 comprovam a afirmação
a cnn informou que a toyota sabia dos problemas de aceleração involuntária que causaram recall global de mais de 8 milhões de veículos em 2009 e 2010. o documento apresentado pelo canal de notícias coloca em dúvida as investigações da toyota e da national highway traffic safety administration (nhtsa).no programa anderson cooper 360 foram mostrados memorandos confidenciais, escritos em japonês, que circularam pela montadora japonesa em 2006, comprovando que a falha nos pedais do acelerador não foi causada pelos tapetes, mas sim por uma falha eletrônica no piloto automático.
os documentos já apontavam o defeito em carros pré-série no modelo de código 250l, que deu origem ao lexus ls 460. de acordo com a cnn, o memorando sugere que uma revisão do software poderia ser implementada em outro modelo, o toyota tundra, conhecido internamente na época pelo código 180l.
em comunicado, a toyota negou a relação do documento com o problema. a montadora afirmou que o memorando não foi entregue ao órgão governamental por se tratar de um defeito apenas em carros pré-série do ls 460, vendido na europa e japão.
“a cnn, de forma irresponsável, colocou no ar uma informação imprecisa, sem comprovação científica, alegando que existe um defeito escondido no sistema de aceleração que pode causar aceleração involuntária”, afirmou a marca em comunicado.