Brasil montadora deve construir fábrica no espírito santo
-
iniciativa prevê linhas de montagem de ssangyong, changan e haima
nesta segunda-feira, o presidente da bramo – brasil montadora de veículos, abdul ibraimo, reuniu-se com o governador do espírito santo, renato casagrande, no palácio anchieta, para assinar protocolo de intenção de instalação de fábrica no município capixaba de linhares. o projeto contemplará investimentos iniciais de us$ 300 milhões.
o projeto de fábrica da brasil montadora prevê linhas de montagem de três marcas: da ssangyong, os modelos korando e korando sports; da changan, a linha de utilitários ministar; e da haima os modelos h2 e h3.
“os us$ 300 milhões se destinam à produção inicial de 10 mil unidades/ano a partir de 2014, com geração de 1.100 empregos diretos e mais 3.500 indiretos, até alcançar 50 mil unidades anuais em cinco anos”, disse ibraimo.
a viabilidade técnico-financeira das linhas de montagens de veículos ssangyong, changan e haima depende do novo regime automotivo, inserido no programa brasil maior, que será anunciado ainda este mês pelos ministérios da fazenda, do desenvolvimento, indústria e comércio exterior e da ciência, tecnologia e inovação, quanto à política de flexibilização dos índices de nacionalização ou de localização regional de peças e componentes.
“em qualquer lugar do mundo, esses índices de nacionalização e/ou localização regional começam com, em média, 15% no primeiro ano, subindo gradativamente até 60%, 65% no quinto ano. se o governo federal atender a este pleito, certamente a brasil montadora de veículos garantirá seus investimentos no brasil”, avaliou abdul ibraimo.