Avaliação é toyota prius hybrid 2012
-
fotos: marcus lauria
a toyota quer realmente inovar com o prius em nosso país, o modelo híbrido e ecologicamente correto da marca japonesa tem tudo para emplacar no brasil, claro, se não empacar por causa do preço. o modelo é desconhecido por aqui, mas um velho conhecido em outros mercados, o prius foi lançado em 1997 no japão e é conhecido por ser o primeiro modelo híbrido do mundo produzido em larga escala. no ano de 2001, começou a ser comercializado em outros países, como os eua, e oito anos depois, em 2009 chegou à terceira geração. a marca pretende posicioná-lo no brasil entre os sedãs corolla e camry. o modelo deve desembarcar por aqui no segundo semestre deste ano.
o marketing em cima do prius está sendo intenso, na primeira fase, que aconteceu em outubro, houve a divulgação da tecnologia híbrida e seus benefícios para o meio ambiente, a segunda está em curso, onde a marca começa a ceder os veículos para a imprensa e emprestar algumas unidades para que artistas e atletas divulgarem o produto na mídia. a penúltima etapa consiste na toyota medir a aceitação do modelo junto aos potenciais e a última o consumidor poderá fazer test-drive nas lojas da marca em todo o país. o modelo avaliado pelo site faz parte dos 15 carros importados para testes no país.
o prius tem linhas futuristas, principalmente na parte traseira. o hatch japonês chama a atenção por onde passa como podemos conferir durante o teste. além de ser uma novidade, a cor da carroceria pintada em branco perolizado era um destaque à parte do modelo cedido para avaliação. com uma dianteira discreta o prius de terceira geração ganhou nova grade, ligeiramente mais aerodinâmica enquanto os faróis continuam iguais aos da geração anterior, com seu formato irregular na parte superior. visto de lado, o modelo exibe linhas arredondadas, que começam no capô e fazem um arco bem fechado até a tampa do porta-malas.
a parte que chama mais atenção é a traseira, que exibe lanternas com desenho trapezoidal com nova disposição interna e leds. a tampa do porta-malas também se destaca por ser em sua maior parte feita de vidro escurecido, que se junta a um discreto aerofólio formando uma peça única. o conjunto é completado pelas rodas de 15 polegadas com calotas de plástico aerodinâmicas com desenho de gosto duvidoso. visualmente impossível de perceber, a toyota afirma que fez pequenas mudanças, como no formato do teto e dos paralamas e no posicionamento das colunas dianteira e traseira.
a grande mudança se encontra no interior, o prius atual está mais moderno e confortável. o painel central recebeu uma textura que remete a uma folha de árvore de ótima qualidade e agradável ao toque dos dedos com muitas partes emborrachadas, muito mais luxuoso que o corolla, por exemplo. já o console central ?flutuante? e a curiosa manopla de câmbio curta na cor azul chamam a atenção logo de cara. o interior também conta com porta-copos e muitos porta-trecos. a sofisticação á bordo conta com a ajuda dos bancos de couro e do volante revestido pelo mesmo material. porém, apesar da sofisticação, o modelo se mostrou barulhento durante todo o teste.