México está disposto a aceitar termos do brasil, diz agência
-
país pretende resolver logo impasse sobre acordo comercialo méxico se dispôs a aceitar as condições impostas pelo brasil para revisar o acordo automotivo entre os dois países.
as autoridades brasileiras enviaram uma carta aos governantes mexicanos na última sexta-feira impondo cotas de exportações para equilibrar a balança comercial.
de acordo com reportagem da agência efe, o méxico quer resolver logo o impasse. estamos dispostos a manter o diálogo fluído e, inclusive, podemos ser mais flexíveis em algumas das solicitações do brasil , afirmou eduardo solís, presidente da associação mexicana da indústria automotiva.
o acordo de cotas prevê que o méxico limite suas exportações em us$ 1,4 bilhão nos próximos três anos. o valor seria a média dos últimos três anos. porém, solís reiterou que após o período pretende retornar o livre comércio.
além das cotas de exportações, o brasil também deseja rever as disposições firmadas sobre conteúdo regional e exportações, já que o país quer aumentar o número de veículos pesados vendidos para o méxico.
por fim, solís criticou a política do brasil e disse que os termos do acordo não são o maior problema para o país. o acordo não é o causador dos problemas do brasil. eles dizem ter um problema de competitividade com suas exportações e se têm problema estrutural interno ou monetário, este instrumento não o resolve , concluiu.