Carregador de bateria caseiro…
-
sua bateria e a selada né?
vazar e quase normal devido ao aquecimento das placas, ve se num ta muito quente a carca?a da bateria…
o jeito e so testando mesmo, deixa dar a carga e depois testa ela no carro ou na scooter.
ps: nunca coloque a bateria direto no chao, coloque sempre em cima de uma madeira ou algo parecido, nao me perguntem pq.
abracos
wagner luis
[snapback]495629[/snapback]
isso, é selada, mas tirei a tampinha q da acesso aos 6 buraquinhos. deixei o ladrão aberto durante a carga.
com o carregador de r/c pulsando 500 miliamperes a carca?a esquentou um pouco na direção do polo positivo, mas foi só isso. agora ta no carregador de lampada, ali não esquenta nada.
vou deixar carregando por uns 4 dias, só das 19:00 as 23:00 e depois coloco na scooter pra ver se a bateria vai segurar carga.
durante o dia vou usar o carregador (de lampada) na bateria da saveiro, até 5? feira e ai vou por ela no carro pra ver se carregou, ja que não vai ficar dia e noite carregado como seria o indicado.
-
pelo q disse sobre a voltagem nao subir e o carregador nao conseguir mandar muitos a, acredito q esteja em curto sim…....
uma coisa q o pessoal da garantia da impact me falou foi de colocar numa carga lenta de 20horas recebendo 20a/h essa impact pra ver se segura carga
-
pessoal, solucao de bateria nao é só agua nao, vai ?cido sulf?rico junto por isso que faz rombo em tudo quando cai…
se colocar só água eu sinceramente nao acredito que faz eletr?lise direito.
ninguém nunca fez aquela experiencia de colocar dois eletrodos na agua com sal (coisa de 7a~8a série)? entao, o principio é o mesmo...
-
na bateria da scooter tirei agua destilada e coloquei o acido, com isso a voltagem começou a subir mais rapido durante a carga.
ja a bateria da saveiro ta dando trabalho, a lampada (200wts) não demonstra queda de luminosidade aparente. não sei se é pq só deixo ela carregando durante o expediente e desligo durante a noite.
obs: nunca toquem nos jacar?s do carregador durante a carga primeiro tirem o plug da tomada. senão vc fica ->
-
obs: nunca toquem nos jacar?s do carregador durante a carga primeiro tirem o plug da tomada. senão vc fica ->
[snapback]497685[/snapback]
e é forte o choque? pq uma vez vi um animal grudando um polo no outro da bateria com um fio desemcapado e ele ficou mais do que deu umas queimaduras sinistras na m
-
tomo choque?
[snapback]497746[/snapback]
e é forte o choque? pq uma vez vi um animal grudando um polo no outro da bateria com um fio desemcapado e ele ficou mais do que deu umas queimaduras sinistras na mão
[snapback]497834[/snapback]
? um tranco pulsativo , parece algo vibrando.
não queimou, mas ficou ardendo (até os bra?os) por umas horas.
-
eu tambem uso um carregador desses a bastante tempo..
ligo em 220v, lampada de 150w, 2 diodos 1n4007
em 1 hora já vira o arranque.
e dá choque sim se tocar nos polos. não é de 220v mas dá pra sentir…
e outra coisa, a lampada não apaga quando tá carregado, a tensão em cima da lampada cai pouca coisa (coisa de uns 5v). ou seja, menos de 5%.
-
desculpa..mas tive que rir..haahuaaha
[snapback]497898[/snapback]
eu tambem uso um carregador desses a bastante tempo..
ligo em 220v, lampada de 150w, 2 diodos 1n4007
em 1 hora já vira o arranque.
e dá choque sim se tocar nos polos. não é de 220v mas dá pra sentir…
e outra coisa, a lampada não apaga quando tá carregado, a tensão em cima da lampada cai pouca coisa (coisa de uns 5v). ou seja, menos de 5%.
[snapback]497946[/snapback]
hj o densimetro da bateria mostrou amarelo (o certo é verde) por uns minutos durante a carga de pois sumiu denovo.
deixei por mais de 12 horas em duas fases (mas com intervalo de muuuuuuuuuuuitas horas, sera q isso atrapalhou?) e não consegui girar o motor de arranque ainda.
a bateria é de 65 amperes.
-
karol to achando q a bateria ai morreu mesmo hein…...
se ver pelo caso do ktulu 1 hora ja vira o aranque, vc tem deixado diversas horas, ja deveria ter carga pra girar sim.....
-
hj o densimetro da bateria mostrou amarelo (o certo é verde) por uns minutos durante a carga de pois sumiu denovo.
deixei por mais de 12 horas em duas fases (mas com intervalo de muuuuuuuuuuuitas horas, sera q isso atrapalhou?) e não consegui girar o motor de arranque ainda.
a bateria é de 65 amperes.
[snapback]497973[/snapback]
minha antiga bateria tava boa, dava partida normal e tudo, ai um dia dei partida na casa de minha namorada pra irmos no aíougue comprar carne, desliguei o carro comprei a carne, voltei e nada do carro sequer girar o motor, empurrei sozinho e dei tranco r fui embora era a noite, ai depois num funcionou mais, carreguei a bateria com um carregador de marca e nem deu nada, comprei outra bateria e zerou, testei o alternador na eletrica e tava tudo ok, com o tempo a bateria morreu de uma hora pra outra
-
baterias que ficam paradas por algum tempo descarregadas (+/- uns 3 meses) estragam definitivamente. ocorre um fen?meno químico chamado sulftação, que é irreversável.
e pra piorar as coisas todas as baterias se descarregam sozinhas se deixadas de lado por algum tempo… o único jeito de guardar uma bateria sem estragar é dar uma carga ao menos uma vez a cada 1 mes e meio. se elas forem mantidas carregadas não estragam por alguns anos.
pra quem sabe ler em ingles, este site tem uma puta explicação detalhada, do tipo tudo que vc sempre queria saber sobre baterias e nunca teve coragem de perguntar :-)
-
nesse tópico estou tratando de duas baterias: a da scooter (q ficou parada uns anos) e a da saveiro, que descarregou apos um afogamento por gasolina na partida.
a da scooter blz, to querendo fzr demais, mas a da saveiro não tem muito tempo de uso pra morrer assim. de fato essas baterias modernas apagam de um dia pro outro.
fui ver agora a pouco, esta carregando com 12,95 volts e a lampada ainda esta bem acesa.
quantos volts é o normal durante a carga (lampada de 200 wts)?
o indicador da bateria (aquela bolinha) deveria ficar verde depois de qto tempo/volts?
interromper a carga durante mais de 12 horas por algumas vezes atrapalha?
-
nesse tópico estou tratando de duas baterias: a da scooter (q ficou parada uns anos) e a da saveiro, que descarregou apos um afogamento por gasolina na partida.
a da scooter blz, to querendo fzr demais, mas a da saveiro não tem muito tempo de uso pra morrer assim. de fato essas baterias modernas apagam de um dia pro outro.
fui ver agora a pouco, esta carregando com 12,95 volts e a lampada ainda esta bem acesa.
quantos volts é o normal durante a carga (lampada de 200 wts)?
o indicador da bateria (aquela bolinha) deveria ficar verde depois de qto tempo/volts?
interromper a carga durante mais de 12 horas por algumas vezes atrapalha?
[snapback]498118[/snapback]
ka,
a regra usada pra fazer carregadores em geral é carregar com uma tensão de 10% a 15% maior que a bateria, e aplicando uma corrente de até 10% da capacidade da bateria. isso pra carga lenta, 12h pra carregar.
essa tensão que voce mediu de 12,95 é a tensão da bateria, não o que o carregador está aplicando. é meio complicado de entender, mas o carregador está jogando 220v na bateria. se voce medir a tensao nas garras estará medindo 220v.
mas pra não fritar tudo tem a lampada, que absorve o resto da tensão.
a tensão da bateria em carga chega até uns 15% da tensão nominal dela, então ela vai até quase 14v (coincidentemente? a tensão que o alternador provó).
fica dificil de te dizer se sua bateria em carga com 12,9 está boa ou nao. talvez uma bateria já com mais uso e as placas desgastadas não chegue mais a 14v, mas não quer dizer que esteja ruim.
essa luzinha da bateria eu não acredito que vê funcionar direito com o carregador ligado, pois está sendo aplicada uma tensão maior na bateria, com corrente pulsada ainda por cima. acho que ela só vai marcar corretamente depois que retirado o carregador e deixado em repouso por alguns minutos. mas tambem nao sei inspecionar pela cor…
carregar baterias é um assunto muito emporico, já tentei aprender isso mas cada livro trata de uma forma diferente...
-
certo, isso me anima um pouco mais.
com as garras desconectadas, a bateria fica com 11,7 volts, antes de começar esse processo todo (de recarregamento) ela estava descarregada, com +-10,2 volts.
11,7 volts é a voltagem q sempre tinha qdo ligo a chave do carro e olho pro voltimetro no painel, antes de girar o motor de partida.
só resta saber se esses 11,7 volts de agora estão animados, com amperagem suficiente pra ligar o carro novamente.
com o motor ligado, o voltimetro do carro mostrava sempre 13,8 ~ 14,1 volts ja com as bombas ligadas. sem as bombas chega a 14,4.
-
os entendidos em eletronica, podiam me esclarecer se posso trocar o diodo
1n4007 citado aqui no comeão pelo 1n4148 ?
e como saber pra que serve cada diodo..
alias, tenho dois tipos de diodo aqui, um preto cilindrico e um que parece de vidro..tem diferença?
-
os entendidos em eletronica, podiam me esclarecer se posso trocar o diodo
1n4007 citado aqui no comeão pelo 1n4148 ?
e como saber pra que serve cada diodo..
alias, tenho dois tipos de diodo aqui, um preto cilindrico e um que parece de vidro..tem diferença?
[snapback]498254[/snapback]
o 1n4148 é pra sinal, não aguenta altas correntes passando por ele.