Nico rosberg poupa pneus e confirma primeira vitória da carreira
-
o alemão nico rosberg contrariou todas as expectativas, que diziam que a vitória da mercedes seria improvável por gastar muito os pneus, e conquistou a primeira vitória da carreira hoje no grande prêmio da china. a vitória veio com base em uma boa estratégia de pneus, onde o alemão guardou para o final um jogo de pneus macios para ter vantagem sobre button no final. a carta na manga sequer precisou ser usada pois na última parada do piloto da mclaren os mecânicos demoraram para fixar uma das rodas e assim o vencedor do dia nem precisou parar mais. button ficou com o segundo lugar e a outra mclaren, de lewis hamilton, fechou o pódio.
atrás deles muitas brigas aconteceram entre os pilotos que definiram as 10 primeiras posições. webber foi o quarto colocado com vettel, que largou em 11º em quinto. romain grosjean completou a primeira corrida da carreira em sexto, logo à frente de bruno senna, que chegou mais uma vez à frente de maldonado, o oitavo. alonso manteve a posição de largada e foi o nono com kobayashi, que largou muito mal em quarto, em décimo.
a corrida do brasileiro felipe massa mais uma vez não foi das melhores apesar do bom começo. tanto ele quanto sergio perez partiram para uma estratégia de 2 paradas no box e andaram sempre próximos, escolha que não surtiu efeito no resultado final. perez foi o 11º e massa, que guardou um jogo de pneus macios para o final, não rendeu o esperado nas últimas voltas e ficou preso atrás de paul di resta na 13º posição. massa chegou a liderar uma volta mas foi ultrapassado ainda na pista por rosberg.
a corrida
o grid diferente do gp da china resultou em menos emoçõees nas primeiras voltas do que o esperado. a largada foi limpa, com rosberg e schumacher garantindo as duas primeiras posições e com kobayashi tracionando mal e perdendo a quarta posição, caindo para o meio do pelotão. massa e senna mais uma vez largaram bem, embora os dois tenham se tocado mais uma vez. webber e alonso dividiram espaço na pista por mais de meia volta em um belo momento. massa foi muito bem nas primeiras voltas com ultrapassagens que o deixaram em nono lugar.
enquanto rosberg liderava com folga as paradas no box começavam cedo, logo na décima volta, com o alemão sebastian vettel, que trocou sues pneus macios por médios. ele foi seguido por kobayashi. da décima até as 13ª volta a maioria dos pilotos parou, sendo que schumacher deixou a corrida por uma roda mal fixada. apenas massa e perez ficaram na pista. o mexicano foi parar apenas na volta 17 e massa, após liderar uma volta, fez o trabalho de pit apenas na 19, quando já estava muito lento.
mesmo com uma corrida tranquila e sem incidentes, em cerca de 10 voltas os trabalhos de box começaram novamente, já que o pneu macio durava pouco quando os carros estavam pesado. neste momento os pilotos começaram a calççar compostos diferentes em seus carros e cada piloto seguia um caminho diferente. button seria o diferencial após parar na volta 25. rosberg decidiu permanecer por mais algum tempo na pista, retardando a parada, mas com isso button era muito mais rápido que ele. quando o vencedor do dia fez sua parada, na volta 34, button já estava a 8 segundos do alemão e assumiu a liderança.
massa e perez cresciam a cada vez que a maioria dos pilotos fazia sua parada, estratégia que não surtiria efeito. enquanto isso, com button liderando a prova rosberg precisaria recuperar algum terreno e retardar sua última parada para usar um último jogo de pneus macios no final, o que traria alguma emoção. button usaria pneus duros mais uma vez e rosberg o pneu macio, que era o que os dois tinha disponível. a decisão aconteceu na volta 40 e teve uma mão da mclaren, que demorou para trocar o pneu de button, deixando rosberg um pouco mais tranquilo.
na sequência, com rosberg em primeiro e o inofensivo massa em segundo, a ordem da mercedes para o alemão era poupar pneus, já indicando que talvez ele nem precisasse parar mais. button com sua parada desastrada voltou atrás de grosjean, vettel, raikkonen e massa.
atrás deles o pelotão do meio estava divertido, com disputas entre alonso e perez, com participação de maldonado, que por sua vez também brigava com senna e grosjean. os pilotos retardavam ao máximo a última parada, em alguns casos eliminando o último pit, e isso transformou a corrida, mostrando entre os pilotos uma janela de desgaste muito diferente. raikkonen mesmo, quando era o segundo colocado acabou com seus pneus se defendendo de vettel, webber e button. o resultado é que ele perdeu posição para todos e depois ainda teve de parar nos boxes. o homem de gelo com isso terminou em 14º, atrás de massa.
com 6 voltas para o final estava decidido. rosberg tinha 20 segundos de vantagem para vettel e não pararia mais nos boxes. restava ainda a disputa pelo segundo lugar. vettel liderava a briga mas, assim como raikkonen, seus pneus estavam no final. com isso ele foi ultrapassado pelas duas mclarens, com vantagem para button, e depois pelo companheiro de equipe mark webber. foi um bom resultado porém para o alemão, que largou em 11º e mostrou bom ritmo de corrida. as brigas aconteceram nas últimas voltas e webber passou vettel na última.
senna já tinha sua sétima posição consolidade pois o oitavo colocado era maldonado, que estava sendo muito pressionado por alonso. já massa, que parou na volta 42 para 14 giros com o pneu macio, não conseguiu apresentar bom ritmo e teve de se contentar com a 13ª posição.
com 3 terceiros lugares em 3 corridas, a liderança do campeonato ficou nas mãos do inglês lewis hamilton com 45 pontos, 2 a mais que jenson button com 43. fernando alonso, com os 2 pontos conquistados, manteve o terceiro posto com 37. a próxima prova do mundial é o gp do bahrein, que acontece já no próximo domingo as 8 e meia da manhã (de brasília).