Avaliação “ chevrolet cobalt 1.4 econoflex 2012
-
fotos: marcus lauria
lançado para substituir ao mesmo tempo o corsa sedan e o astra hatch, o chevrolet cobalt se apresentou como uma opção que atende as necessidades de diferentes consumidores. o carro agrega qualidades, mas ficou carente de um motor mais potente para o seu tamanho e peso. o cobalt é oferecido em três versões (ls, lt e ltz) com preços sugeridos que partem de r$ 39.980 a cerca de r$ 47.500.
testamos a versão topo de linha ltz, que traz uma série de equipamentos de segurança e conforto. para oferecer proteção aos passageiros, o veículo foi equipado com freios abs com ebd, duplo air bag frontal e faróis de neblina. e para tornar o carro mais aconchegante, a versão vem com direção hidráulica, ar-condicionado, volante e banco do motorista com regulagem de altura, alarme, vidros e retrovisores elétricos, destravamento das portas e abertura do porta-malas por controle remoto, computador de bordo e rádio multifuncional. a decoração também é caprichada na versão ltz com acabamentos cromados na grade frontal, no para-choque traseiro e no interior, completando com rodas de alumínio aro 15″. o porta-malas é o melhor do segmento, com 563 litros de capacidade.
antes de começar a dirigir, o motorista entra em contato com um habitáculo confortável, que proporciona bom espaço interno para cinco ocupantes. a versão ltz traz um acabamento requintado nos tecidos, costuras e painel, tudo mesclado em dois tons de cores. os cromos foram bem empregados nos controles do ar-condicionado, painel, portas e controle dos faróis. para uma melhor ergonomia, o condutor pode regular a altura do volante e do banco, queajudam a encontrar a posição correta de conduzir. o ajuste dos espelhos retrovisores é feito por comando elétrico. a iluminação “ice blueâ€, conhecida dos modelos chevrolet, ficou harmônica com o painel de display digital que traz o computador de bordo com quatro funções e não cansam a vista do motorista.
em movimento, os passageiros viajam em um veículo silencioso, livre dos ruídos externos e do motor, resultado do ótimo trabalho de isolamento acústico do habitáculo. o cobalt também ficou bem preparado para as condições do nosso asfalto, com uma suspensão que absorve bem os desníveis e os buracos lunares de nossas ruas e evita trepidações para os passageiros. para o motorista, as curvas mais exigentes são feitas com segurança, pois o sistema mantém a tangência e não deixa o sedan escapar, mantendo sempre a trajetória.