Motor fiasa - comparações entre modelos
-
boa tarde.
muito procurei sobre as variações entre os modelos de motores fiat/fiasa mas não encontrei o que eu realmente estou procurando.
meu objetivo é otimizar um 147 fiasa 1050 a gasolina e gostaria de saber se o cabeçote/comando dos modelos 1300 ou 1500 podem ser utilizados e também se é viável utilizar essas peças para ganhar taxa, otimizar o comando, etc. seria a melhor combinação possível utilizando peças originais para um fiasa 1050.
quais os modelos de cabeçotes que já sairam no motor fiasa?
quais são os tamanhos de válvulas e capacidades cúbicas das câmaras desses cabeçotesó posso montar qualquer cabeçote no modelo de 1050cc? (fiquei sabendo de um cabeçote da strada 1500 que tem válvulas maiores).
quais os diferentes tipos de comandos de válvulas e tipos de graduações que existem?
alguma dica de receita para chegar na casa dos 80cv sem utilizar compressor?
existe algum lugar ou loja para comprar comandos de diferentes graduações para motores fiasa ou é necessário mandar retrabalhar o comando?
obrigado pela ajuda.
-
encontrei uns comandos nesta loja:
http://www.aerotetic.com/produtos_descricao.aspolang=pt_br&codigo_produto=879
alguém conheçe?
-
dá para intercambiar cabeçotes entre todos os fiasas. os comandos são todos iguais, só da linha palio é diferente.
medida normal de válvulas do cabeçote do 1050 é 34 x29. do 1.5 carburado é 36x29, o maior é o da estrada e alguns palios 1.5, 36,5 x 31mm
além de ter válvulas maiores, tem dutos mais largos e maior taxa, acho um ótimo up no 1050… claro de acompanhado pelo menos de um carburador duplo.
obre este comando que vc colocou, não coloque no 1050 pois vai deixar muito manco em baixa.
abr
-
obrigado pelas respostas dr. agora sei qual cabeçote procurar. quanto de taxa fica utilizando o cabeçote do 1500 no 1050? você sabe?
e sobre o comando, o que usar? o que ficaria interessante para utilizar no 1050 com cabeçote do 1500 para deixar o motor mais esperto?
hoje fui regular a lenta e acabei deixando sem a conexão com o filtro ar/óleo. isolei aquela saída de ar sujo que volta para o carburador, deixando apenas o filtro de ar seco e mais nada. fiquei realmente surpreso com a enorme diferença notável no desempenho principalmente em altas rotações. antes o carro só gritava e não andava nada. não conheço quase nada de fiat, mas com o tempo aprendo… hehe.
-
grande tiagão, prazer em te ver por essas bandas…
o dr.147 confirmou minhas suspeitas, o comando é igual, o cabeçote é que muda. no seu caso eu começaria no básico mesmo, tirando o respiro de oleo da admissão e jogando num reservatório com filtro, colocava um filtro de ar seco, depois um cabeçote fiasa 1500 da strada com uns 10:1 de compressão, daí já deve ficar firmeza pro seu propósito, mas deve ficar longe dos 80cv, tirar essa cavalaria de um motor 1.0l aspirado não é fácil