Peugeot 208 r2 está pronto para o rali
-
fotos: divulgação
por letícia braun
o departamento peugeot sport desenvolveu o peugeot 208 r2 destinados às fórmulas menores na categoria dos ralis. ele irá substituir o 207 r3 ?flying 207? que se tornará o ?flying 208?. a versão foi criada para substituir o 207 rc rallye sem deixar de lado a filosofia de fazer um carro com boa performance e baixo custo na hora da competição. na transformação, a peugeot prestou atenção especial a transmissão e aos componentes elétricos e eletrônicos. para diminuir o número de peças necessárias para fazer a conversão do 208 ?convencional? para a versão r2 e vice-versa, uma das saídas usadas foi compartilhar o máximo de componentes possível.
sob o capô, o 208 r2 é alimentado pelo motor 1,6 vti em uma versão forte de 185 cv a 7.800 rpm associados a uma transmissão manual sequencial com alavanca montada sobre a coluna de direção. o departamento peugeot sport também anunciou que os 208 r2 serão mais leves que o 207 que ele vem para substituir no rali.
os engenheiros da peugeot também fizeram alterações na suspensão, freios e substituíram a direção elétrica por uma unidade hidráulica, enquanto os pneus foram especialmente desenvolvidos pela michelin.
a versão batizada de r2, vai fazer sua estreia nas pistas tour de corse que acontece entre os dias 10 e 12 de maio na frança. até o final deste ano, chegarão outras duas variantes esportivas do compacto que é o novo carro-chefe da fabricante na europa.
a peugeot informou que as versões de rally e asfalto do 208 r2 estarão disponíveis tanto em forma de kit, incluindo o motor com preços a partir de é 37.500 (r$ 94.579,00), e também sob a forma totalmente construído para rally com preço de é 57.500 (r$ 145.021,00).