Bicos e arrombamento
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eu uso com bicos bosh de plastico que vem em gt 0.03 de furo em cada buraco e ta dando 65ml
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legal que deu pra abrir bastante, vo ver se dá pra abrir os 4 furos pra 0.3mm e ver o qq dá
vc faz c/ dremel + mesa ou manda alguém fazer ?
xucrute, broca de 0,3 eu uso pra carro que só vai converter, mais nada…
por exemplo, na minha saveiro eu uso bicos de vectra (não esses 962, aquele bosch de pl?stico - código 0280155822, sabe qual ??) aberto só dois furos para 0,3 e deu certinho a vazão para manter a leitura de sonda em 0,86 (fase aspirada - sem pressão de turbina).
se é pra alimentar turbo sem suplementar, pode usar broca maior que essa... se bem que depende do motor, né? de repente você tá falando de 1.0 e eu tá pensando em 1.8...
uso uma furadeira manual dessas de circuito impresso - custa uns 40 pila - mas tive que tornear outro mandril, porque com o original dela não pegava broca fina desse jeito.
tem que tomar cuidado pra fazer o furo bem verticalzinho mesmo, senão o leque fica uma bosta.
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e esse lance de abrir por eletroerosão? é muito superior a essa técnica super avan?ada da broca?
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superior e bem mais cara… mas é como o junior da overspeed falou em um outro tópico... se bem feito pode fazer na broca mesmo.
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qto pode abrir depende do bico, tem uns que vc abre 2 dos furinhos e aumenta 60, 70%; aí abre os outros 2 e num aumenta mais nada proque passou do limite interno…depende.
esses 962 eu sei que abre bastante...mas qto realmente é já não sei.
[snapback]326698[/snapback]
eu achava que nao era tanto… mas fiz o teste com bico 962 e 974(tempra) ambos arrancando geral a plaquetinha dos furos, pra ver a vazao... (calma... usei bicos que nao estavam com estanqueidade boa)
bom... o 974 jorra muuuuuito mais do que o 962.
detalhe... o 974 ja tem seus furos com 0,3mm original. pra abrir tem que ser disso pra cima... eu abri dois furos com broca 0,4mm
na maquina aqui, deu app. 45% a mais de vazao, com a setagem que eu coloquei...
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os bosch tarugão tem limite de vazão dado pela agulha interna.
eu pretendia colocar 6 desses no 3000gt para converter pro álcool, dada a semelhan?a no formato dele com os originais do 3000gt (denso).
arranjei 6 bicos e comecei o trabalho. os do 3000gt estouram a capacidade da minha m?quina de aferir a vazão com a pressão original de 3 bar, mas com 1 bar eles apresentam 50ml na m?quina sacch. um bico bosch 962 original tava dando 25ml @ 1 bar nessa mesma m?quina. eu precisaria aprox. 65~68ml @ 1 bar.
comecei o trampo e até os 45ml foi um parto….conforme eu ia aumentando os furos, a vazão não crescia proporcionalmente. estacionou nos 50ml.
da?, resolvi arrancar a placa diretora do bico e ver até onde ia a brincadeira. botei o bico no torno e tirei a plaquetinha com os furinhos. da? a agulha ficou exposta e ela é igualzinha a uma agulha de bico mono, só que em proporções menores. e a vazão não aumentou nada...ficou nos 50ml @ 1 bar, igual ao original do 3000gt, que, por coincid?ncia, também tem a agulha exposta, ahuahuhauhauhua
então peguei um bico marelli iwp044 de ap1.8 e botei no torno pra tirar a plaquetinha e ver qual seria o limite de vazão dele. ao passar a ferramenta no bico a plaquetinha pulou pra fora e o bico desmontou bingo saiu a mola interna, a agulha e deu pra ver o furo de um lado pra outro do bico
peguei outro bico desses e comecei o trabalho... com 4 furos de 0.45mm num iwp044, consegui 65ml @ 1 bar. esse bico quase não tem limite de vaz?o. só que é uma carni?a abrir esses bicos, a plaquetinha deles é de inox e só consegui terminar o servião com uma broca de tungst?nio e uma retífica de 35.000rpm, montada num suporte vertical. sem essa ferramente, não adianta nem tentar....
se o pessoal quiser, coloco as fotos dos bicos pra galera ver.
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os bosch tarugão tem limite de vazão dado pela agulha interna.
eu pretendia colocar 6 desses no 3000gt para converter pro álcool, dada a semelhan?a no formato dele com os originais do 3000gt (denso).
arranjei 6 bicos e comecei o trabalho. os do 3000gt estouram a capacidade da minha m?quina de aferir a vazão com a pressão original de 3 bar, mas com 1 bar eles apresentam 50ml na m?quina sacch. um bico bosch 962 original tava dando 25ml @ 1 bar nessa mesma m?quina. eu precisaria aprox. 65~68ml @ 1 bar.
comecei o trampo e até os 45ml foi um parto….conforme eu ia aumentando os furos, a vazão não crescia proporcionalmente. estacionou nos 50ml.
da?, resolvi arrancar a placa diretora do bico e ver até onde ia a brincadeira. botei o bico no torno e tirei a plaquetinha com os furinhos. da? a agulha ficou exposta e ela é igualzinha a uma agulha de bico mono, só que em proporções menores. e a vazão não aumentou nada...ficou nos 50ml @ 1 bar, igual ao original do 3000gt, que, por coincid?ncia, também tem a agulha exposta, ahuahuhauhauhua
então peguei um bico marelli iwp044 de ap1.8 e botei no torno pra tirar a plaquetinha e ver qual seria o limite de vazão dele. ao passar a ferramenta no bico a plaquetinha pulou pra fora e o bico desmontou bingo saiu a mola interna, a agulha e deu pra ver o furo de um lado pra outro do bico
peguei outro bico desses e comecei o trabalho... com 4 furos de 0.45mm num iwp044, consegui 65ml @ 1 bar. esse bico quase não tem limite de vaz?o. só que é uma carni?a abrir esses bicos, a plaquetinha deles é de inox e só consegui terminar o servião com uma broca de tungst?nio e uma retífica de 35.000rpm, montada num suporte vertical. sem essa ferramente, não adianta nem tentar....
se o pessoal quiser, coloco as fotos dos bicos pra galera ver.
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já tinham me falado que o sistema da bosch ?ra inferior em vazão mesmo…mas tme bico de 160lbs/h do modelo bosch....
manda as fotos sim...fica bem elucidativo
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xucrute, broca de 0,3 eu uso pra carro que só vai converter, mais nada…
por exemplo, na minha saveiro eu uso bicos de vectra (não esses 962, aquele bosch de pl?stico - código 0280155822, sabe qual ??) aberto só dois furos para 0,3 e deu certinho a vazão para manter a leitura de sonda em 0,86 (fase aspirada - sem pressão de turbina).
se é pra alimentar turbo sem suplementar, pode usar broca maior que essa... se bem que depende do motor, né? de repente você tá falando de 1.0 e eu tá pensando em 1.8...
uso uma furadeira manual dessas de circuito impresso - custa uns 40 pila - mas tive que tornear outro mandril, porque com o original dela não pegava broca fina desse jeito.
tem que tomar cuidado pra fazer o furo bem verticalzinho mesmo, senão o leque fica uma bosta.
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hmm, vlw pela dica
vo ver se até o final do ano sobra uns trocos pra comprar uma base pra minha dremel… qq coisa vo ter que apelar pra sacar uma parte de uma aplicação ... heuheuehueh.
bem, quanto ao motor... é um 1.8 mesmo, coisa de .6 bar e 4 bicos alimentando c/ 3 bar constantes (sem hpi).
os bosch tarugão tem limite de vazão dado pela agulha interna.
eu pretendia colocar 6 desses no 3000gt para converter pro álcool, dada a semelhan?a no formato dele com os originais do 3000gt (denso).
arranjei 6 bicos e comecei o trabalho. os do 3000gt estouram a capacidade da minha m?quina de aferir a vazão com a pressão original de 3 bar, mas com 1 bar eles apresentam 50ml na m?quina sacch. um bico bosch 962 original tava dando 25ml @ 1 bar nessa mesma m?quina. eu precisaria aprox. 65~68ml @ 1 bar.
comecei o trampo e até os 45ml foi um parto….conforme eu ia aumentando os furos, a vazão não crescia proporcionalmente. estacionou nos 50ml.
da?, resolvi arrancar a placa diretora do bico e ver até onde ia a brincadeira. botei o bico no torno e tirei a plaquetinha com os furinhos. da? a agulha ficou exposta e ela é igualzinha a uma agulha de bico mono, só que em proporções menores. e a vazão não aumentou nada...ficou nos 50ml @ 1 bar, igual ao original do 3000gt, que, por coincid?ncia, também tem a agulha exposta, ahuahuhauhauhua
então peguei um bico marelli iwp044 de ap1.8 e botei no torno pra tirar a plaquetinha e ver qual seria o limite de vazão dele. ao passar a ferramenta no bico a plaquetinha pulou pra fora e o bico desmontou bingo saiu a mola interna, a agulha e deu pra ver o furo de um lado pra outro do bico
peguei outro bico desses e comecei o trabalho... com 4 furos de 0.45mm num iwp044, consegui 65ml @ 1 bar. esse bico quase não tem limite de vaz?o. só que é uma carni?a abrir esses bicos, a plaquetinha deles é de inox e só consegui terminar o servião com uma broca de tungst?nio e uma retífica de 35.000rpm, montada num suporte vertical. sem essa ferramente, não adianta nem tentar....
se o pessoal quiser, coloco as fotos dos bicos pra galera ver.
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eae, como eh que anda seu sumido ??
você não conta… tem uma oficina melhor que mtas que tem por ae na garagem de casa ...
e o rolo lah do corte é conseguiu resolver?
ahh sim, e depois se quiser bater um rolo naquele seu módulo parado me dá um toque (pq eu vo precisar )
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vlw a todos que postaram e ficamos no aguardo das fotos dos iwp arrombados
abração
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nas minhas medidas malucas, e na tentativa de medir o bico do tempra, que tb enchia a cuba no teste automatico da maquina, reduzi a pressao, que nem vc piu, mas notei um efeito colateral nessa historia
a variacao de vazao nao eh proporcional a pressao
ou seja, o 962 a 1 bar da menos que o 962 a 3 bar, ok?
mas o 974 a 1 bar nao caia na mesma proporcao…
os bicos reagiam diferente a diferentes pressoes...
quando notei isso, desisti de limitar o enchimento da cuba por bicos enormes atraves da reducao de pressao...
usei uma limitacao de tempo ao inves disso, e deixei a pressao nos 3 bar mesmo pra nao correr o risco de errar devido a diferenca da reacao dos bicos a pressao...
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nas minhas medidas malucas, e na tentativa de medir o bico do tempra, que tb enchia a cuba no teste automatico da maquina, reduzi a pressao, que nem vc piu, mas notei um efeito colateral nessa historia
a variacao de vazao nao eh proporcional a pressao
ou seja, o 962 a 1 bar da menos que o 962 a 3 bar, ok?
mas o 974 a 1 bar nao caia na mesma proporcao…
os bicos reagiam diferente a diferentes pressoes...
quando notei isso, desisti de limitar o enchimento da cuba por bicos enormes atraves da reducao de pressao...
usei uma limitacao de tempo ao inves disso, e deixei a pressao nos 3 bar mesmo pra nao correr o risco de errar devido a diferenca da reacao dos bicos a pressao...
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sim, vc está correto, embora a teoria diga que a pressão e vazão variam numa razão quadr?tica ( p1/p2)= (v1/v2)? na pratica acaba sendo um pocuo diferente, principalmente em bicos de laténcia diferente
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tá aqui as fotos dos bicos que passaram pela cirurgia.
não tenho todas as fotos do processo, tirei apenas algumas pra dar uma idéia pra galera.
essa aqui é de um bico bosch tarugão original ao lado do tarugão que eu tirei a placa diretora no torno. não dá pra ver perfeitamente na foto, mas por tr?s daquela plaquetinha perfurada, tem uma agulha similar as de bicos monoponto, o que em teoria, limita a vazão máxima do bico. na minha m?quina, ele apresenta 25ml @ 1 bar originalmente, e com a agulha exposta, fica com 50ml @ 1 bar. lembrando que esse bico trabalha originalmente é 3 bar e usei a pressão de 1 bar apenas por motivo de comparação com o bico original do 3000gt que estoura a capacidade da m?quina quando em 3 bar. o bico do 3000gt é bem parecido com o bosch, apenas diferenciando-se pelo fato de ter a agulha exposta e ter um acabamento pl?stico na ponta que divide o spray em 2 partes, para apontar cada spray para uma válvula de admissão respectiva (ele é 4vólvulas por cilindro).
aqui temos a foto de um marelli iwp044 original de gol 1.6 ao lado de um aberto com 4 furos de 0,45mm. com essa receita, consegui 65ml @ 1bar, ou seja 30% a mais que o original do carro na mesma pressão esses biquinhos marelli parecem não ter fim isso se deve ao modo como são constru?dos internamente. o objetivo desse bico é substituir os originais numa conversão é álcool. a idéia é colocar esses bicos no lugar dos originais, juntamente com um sensor de rotação ajustável para correção do ponto inicial, já que a ecu do 3000gt não é remapeável.
como não consegui vazão suficiente com os bicos bosch, que eram praticamente plug-and-play com os originais do carro, fui obrigado a fazer uns adaptadores pra deixar o bico marelli com o mesmo tamanho dos originais, não precisando assim mexer na fixação das flautas originais. olha, se soubesse o trampo que daria fazer essas porrinhas, teria pago pra alguém fazer isso. foram umas 6 horas de torno, sem contar as peças que matei.
essa é a maquininha que desafia a paciência dos bicos marelli, que tem fama de só poderem ser abertos com eletroerosão ahuahuahuahuah uma dremel de 35.000rpm (muito popular entre os aeromodelistas) mais o suporte vertical. pra quem quiser se aventurar, a dremel é facim de encontrar e custa uns 250 dinheiros, já o suporte tem que ser o modelo 212 . esse suporte foi substitu?do atualmente pelo modelo 220 que é uma bosta. feito de pl?stico, ele não tem firmeza suficiente pra esse servião e quebra as brocas. se alguém ainda achar quem tenha o suporte 212 pra vender, compre sem nem perguntar o preço. ali?s, o preão de tabela dele é cerca de 220 reais.
esse é um close do bico a ser aberto e a broca usada no processo. essa é de 0,4mm mas existem menores.
por último, uma que eu não poderia deixar passar….. esses são os bicos de um golf gti 95 de um amigo meu. ele turbinou o carro e mandou abrir os bicos apenas pra conversão pro álcool, já que usaria suplementar. não acreditei quando vi os pobres coitados, foram estuprados e sem vaselina. nem dá pra saber se o prego que o cara usou era de ponta redonda ou quadrada isso é coisa muito comum, ali?s, foi feita por um preparador muito famoso aqui em piracicaba. deus tenha piedade...