Navegação

    Preparados

    • Cadastrar
    • Login
    • Categorias
    • Recente
    • Usuários

    Valor da r/l

    Mecânica e Preparação
    7
    10
    1181
    Carregando Mais Posts
    • Mais Antigo para Mais Recente
    • Mais Recente para Mais Antigo
    • Mais Votados
    Responder
    • Responder como tópico
    Entre para responder
    Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
    • F
      Fabio última edição por

      o valor obtido de r/l significa apenas um valor ou é o ?ngulo formado pela biela em relação ao eixo vertical?

      1 Resposta Última resposta Responder Citar
      • J
        JESUS última edição por

        apenas um valor matem?tico

        1 Resposta Última resposta Responder Citar
        • M
          Mega última edição por

          o limite é 0,3

          1 Resposta Última resposta Responder Citar
          • C
            Chico Biela última edição por

            os valores de r/l dependem do projeto do motor.

            r é metade do curso do pistão

            l é a dist?ncia entre os centros da biela (onde vão as bronzinas e o pino de pistão)

            quanto maior é o valor de r em relação ao comprimento l da biela, maior é o ?ngulo máximo que ela faz em relação ao eixo longitudinal do cilindro, forçando lateralmente o pistão contra o cilindro. isso pode dizer o quanto o pistão e o cilindro se desgastam com o uso: quanto maior r/l, maior o desgaste de ambos.

            os motores vw ar tám bielas com 137 mm entre centros e curso de 69 mm, resultando r/l = 0,25.

            os motores vw ar 2300 tám bielas originais e curso de 82 mm, dando r/l = 0,306.

            bielas mais longas para vw ar são de 5,7 e de 6 , utilizadas em motores com até 90 mm de curso. no caso extremo, 6 e 90 mm, r/l = 0,295.

            quanto menor o valor de r/l, melhor será para o pistão, pois o esforão lateral sobre o cilindro será menor e menor será seu desgaste.

            os motores ap biela longa surgiram para consertar um erro de projeto que ocorreu com o primeiro 1800. esse motor foi feito com as bielas do motor passat md-270, com o curso aumentado para 86,4 mm. a relação r/l ficou em 0,318, tornando o motor ?spero em seu funcionamento em altas rotações. a biela antiga é forte, mas é mais curta que a do vw ar, com cerca de 136 mm. para resolver esse problema e permitir a exist?ncia do motor vw ap 2.0, a biela cresceu para 144 mm, fazendo r/l ficar em 0,300 no 1.8 e 0,322 no 2.0 (curso de 92,8 mm, se estiver correto). observem o valor do 2.0, o que explica a aspereza desse motor acima dos 5000 rpm.

            motor ap biela longa eficiente como a vw propalou é balela, pois esse motor foi criado para resolver problema técnico de desgaste acentuado nas paredes dos cilindros dos primeiros motores vw ap…

            já o vw ar sempre teve valores de r/l excelentes em termos de projeto, uma das razões de sua durabilidade no passado, quando todos os motores estavam sob as mesmas condições de uso (gasolina ruim, todos carburados, óleos de média qualidade, etc).

            abraço.

            1 Resposta Última resposta Responder Citar
            • J
              JESUS última edição por

              86,4mm no 1.8 e 92,8mm no 2.0 chico.

              1 Resposta Última resposta Responder Citar
              • C
                Chico Biela última edição por

                obrigado pela correção, é o que dá mexer só com os refrigerados a ar.

                abraço.

                chico biela

                1 Resposta Última resposta Responder Citar
                • J
                  JESUS última edição por

                  obrigado pela correção, é o que dá mexer só com os refrigerados a ar.

                  abraço.

                  chico biela

                  [snapback]331288[/snapback]

                  não se esque?a daquela idéia minha sobre o gol 2300 turbo refrigerado a ar

                  1 Resposta Última resposta Responder Citar
                  • C
                    Cleber T. última edição por

                    não se esque?a daquela idéia minha sobre o gol 2300 turbo refrigerado a ar

                    [snapback]331312[/snapback]

                    fiu vc ja viu algum gol a ar de responsa?

                    1 Resposta Última resposta Responder Citar
                    • F
                      Flavio Cruz última edição por

                      aki tem um que corre na arrancada

                      tem escrito atraz: bx-macho :ninja:

                      1 Resposta Última resposta Responder Citar
                      • F
                        fsobral86 última edição por

                        ae chico,

                        as bielas dos ap são de 144mm.

                        flw

                        1 Resposta Última resposta Responder Citar
                        • First post
                          Last post