K16 - qual a pressão máxima q ela suporta?
-
quanto a pegada, esta previsto no meu gerenciador, controlar a mangueira de equalizacao ligada a wastegate, o que melhoraria a pegada por nao aliviar antes da pressao maxima.
conta mais ai a respeito do gerenciador…ou peguei o barco andando? hehehe
-
a? já é sacanagem do cara…falar q é 1000 andando com um 1.6...numa arrancada ainda por cima
[snapback]332558[/snapback]
aqui acontece muito isso….até hj ninguém teve coragem de buretar o celta que dizem ser 1.0 q vai na arrancada... o carro passou no dino e deu cerca de 110cv aspirado dá pra acreditar ?
-
bom vamos por partes…
vi qto saia pra retificar na marcowil, acho q vai sair uns 300 reaus....vou mandar fazer...
vou adicionar um suplementar, com um daqueles his anal?gicos, e rancar os bicos arrombados, pq o carro anda muito gordo sempre....
e vou andar com no máximo 1,2kg......
qto ao carro ser 1.6 não sei. só vou saber abrindo. e de boa, não tou a fins de abrir, pq aparentemente naum tem nenhum problema no motor.. caso haja alguém interessado, pode estar adquirindo o carro pra essa finalidade. nada pessoal com ninguém, certo?
abraços
-
? aquele celta vermelho do video celta x subaru wrx que rolo aí pela net (o celta levou)? ouvi que esse celta era 1.6 turbo-nitro…
ah, e tome cuidado com o homero da hzl, já me deu mta dor de cabeça...só consegui que ele me devolvesse a turbina boa qdo amea?ei ele com advogado e entrei no procon. e ainda depois disso a turbina tá babando oleo depois de 6 meses de uso...
-
lost ja penso em colocar uma k14 é acho q fica melhor
bem ja vi gente rodando ate com 1.7bar direto nas k16 e nem fumo hehehe
-
pelo que entendi o que vc disse over, ela nao encheria legal eh isso?
mas ai vem a informacao que em um palio 1.5 ela enche muito bem, e o 1.6 tem 76 cv. o 1.3 16v tem 80 cv… entao acredito que encheria com base em ela encher no 1.5 a diferenca eh que o 1.5 eh 8v e eh linear, e o 1.3 16v tem pegada mesmo no motor nos 3200... nao adianta empurrar 1k antes dos 3200 que ele nao desenvolve...
quanto a mudar coletor e escape, sem problema estou precisando mudar mesmo pois meu coletor é tubular e usaram tubos finos, e ele fica trincando toda hora... a primeira curva do escape eh tranquilo, pois o flexivel tem flange dos 2 lados e nao vai nem ter que cortar...
quanto a pegada, esta previsto no meu gerenciador, controlar a mangueira de equalizacao ligada a wastegate, o que melhoraria a pegada por nao aliviar antes da pressao maxima.
soh pra confirmar, sua opiniao eh que essa turbina nao encheria no 1.3 16v eh isso neh?
[snapback]332878[/snapback]
qdo e em que condições ela começa a encher precisaria ter o mapa da turbina (e não do compressor como se vê divulgado por aí), o que faz ela encher antes ou depois é o g?s que sai pelo escape correto é mas se vc tem o mesmo fluxo de ar (i.e. a grosso modo torque) na mesma rotação então encheria igual… se isso acontece com palio 1.6 i.e. e 1.5mpfi então mostra que o caminho é parecido, qdo disse que nem pegaria ainda estou me referindo ao que vê (parati 1.0 16v), no seu caso que tem 25% a mais de cilindrada (embora apenas 11cv a mais o que indica que o motor tem uma concepção mais voltada a torque do que o at 16v) pode até ser que funcione perto dos 3.500 mesmo usando a carca?a quente original da k16.
a pergunta é qto de potência vc deseja e qual presão aceita usar pra tirar esta potência ?.... normalmente se recomenda uma k14 pra a sua aplicação.
não esque?a de que manter a valvula fechada é algo que só muda a pegada se vc tem mola mole que permite abertura ainda bem fora da pressão máxima..se a mola é dura abre muito pouco e não muda muito esse comportamento, mas é um caminho a ser pensado realmente
-
po, se a k16 encher no 1.3 16v igual enche no 1.5 8v, ta otimo…
sobre a wastegate, a ideia é apenas ganhar um pouco de pegada, e talves um pequeno controle de pressao maxima, assim como nos turbo de fabrica...
a pressao depende, pq meu carro é um laboratorio mesmo a ideia é pelo menos 1.5 bar. isso com meu gerenciador fazendo a alimentacao e o atraso de ponto (a alimentacao ja é ele quem ta fazendo hoje e o ponto to soh esperando os componentes chegarem, mas ja ta projetado, é soh montar o prototipo)
a potencia que quero é o maximo que eu conseguir tirar do motor, claro
meu carro, com 1.2 bar, intercooler, t2 e hpi + bicos abertos, deu 212 cv. espero ter tido um ganho razoavel, apenas por passar a usar o meu gerenciador controlando um suplementar monoponto de corsa. entao colocando um intercooler um pouco maior. colocando uma k16, atraso de ponto e 1.5 de pressao, espero melhorar consideravelmente o bixo
o menba ja tava em 1.8k no fiasa 1.5 sem atraso de ponto e alimentado por hpi + bicos abertos.
-
opa… eh isso ae lost mete a k16 logo no seu carro q vai de boa se lembre q eu nao usava coletor de cano.. oq ainda faz a turbina entrar mais cedo... ... soh q eu usava valvula de alivio no coletor de escape, ao invez de wastegate...
quando comprei a k16 me deram garantia de ateh 1,5kg.. por 1 ano.. meti logo 1,5kg.. .... no final tava andando com 1,8kg...
conheco um maluco q andava com um gol caixa 1.6.. com uma k16 sem valvula.. sem limite de pressao.. andou mais de 1 ano assim...
-
no meu carro uso k14 nunca rodei com menos de 1.5 bar tem mais de 1 ano e ela ta inteirinha ultimamente tenho feito varios testes a uns 2 meses direto com mais de 2bar.. nao sei precisar pq o ponteiro passa dos 2 bar e nada de problemas..
-
no meu carro uso k14 nunca rodei com menos de 1.5 bar tem mais de 1 ano e ela ta inteirinha ultimamente tenho feito varios testes a uns 2 meses direto com mais de 2bar.. nao sei precisar pq o ponteiro passa dos 2 bar e nada de problemas..
[snapback]334140[/snapback]
kra, como ta a pegada no 1.0 16v com k16? demora pra encher? oq vc acha da k16 no 1.3 16v, lembrando que ele eh um pouco mais voltado pra torque…
-
bom vamos por partes…
vi qto saia pra retificar na marcowil, acho q vai sair uns 300 reaus....vou mandar fazer...
vou adicionar um suplementar, com um daqueles his anal?gicos, e rancar os bicos arrombados, pq o carro anda muito gordo sempre....
e vou andar com no máximo 1,2kg......
qto ao carro ser 1.6 não sei. só vou saber abrindo. e de boa, não tou a fins de abrir, pq aparentemente naum tem nenhum problema no motor.. caso haja alguém interessado, pode estar adquirindo o carro pra essa finalidade. nada pessoal com ninguém, certo?
abraços
[snapback]333140[/snapback]
? simples. basta olhar em cima da vela do 4? cilindro que não tem a marca 1.0 estampada em relevo no cabeçote. pelo menos não tinha…
todo 1.0 e 1.4 tem a marca. nos motores 1.6 e 1.8 só alguns que tem, outros não tem nada.
mas seria legal dar uma testada com o celta até antes de vc fazer alguma mudança, e antes de eu colocar as bielas, pois no dia da pista eu estava com o modulo em modo de emerg?ncia e dando uma falta absurda.
não é desafio não, apenas testar os carros, pois o celta é um bom parametro.
-
vou mudar tudo, tem muita coisa q faz com q o carro não seja legal pra rodar no dia-a-dia…...
algumas coisas jah mudei da suspensão traseira (abaixei pq tava ridiculo andando com a traseira alta...)
qto a testar o carro.....soh se a gente se encontrar um dia na rua mesmo....fora q minha reação eh péssima, e qdo faão um teste desse g?nero mais fico zuando do q outra coisa..
abraços a gente se vê por ai...