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K16 - qual a pressão máxima q ela suporta?

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  • E Offline
    E Offline
    engenheiro_loko
    escreveu em última edição por
    #25

    lost ja penso em colocar uma k14 é acho q fica melhor

    bem ja vi gente rodando ate com 1.7bar direto nas k16 e nem fumo hehehe

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    • O Offline
      O Offline
      overspeed
      escreveu em última edição por
      #26

      pelo que entendi o que vc disse over, ela nao encheria legal eh isso?

      mas ai vem a informacao que em um palio 1.5 ela enche muito bem, e o 1.6 tem 76 cv. o 1.3 16v tem 80 cv… entao acredito que encheria com base em ela encher no 1.5 a diferenca eh que o 1.5 eh 8v e eh linear, e o 1.3 16v tem pegada mesmo no motor nos 3200... nao adianta empurrar 1k antes dos 3200 que ele nao desenvolve...

      quanto a mudar coletor e escape, sem problema estou precisando mudar mesmo pois meu coletor é tubular e usaram tubos finos, e ele fica trincando toda hora... a primeira curva do escape eh tranquilo, pois o flexivel tem flange dos 2 lados e nao vai nem ter que cortar...

      quanto a pegada, esta previsto no meu gerenciador, controlar a mangueira de equalizacao ligada a wastegate, o que melhoraria a pegada por nao aliviar antes da pressao maxima.

      soh pra confirmar, sua opiniao eh que essa turbina nao encheria no 1.3 16v eh isso neh?

      [snapback]332878[/snapback]

      qdo e em que condições ela começa a encher precisaria ter o mapa da turbina (e não do compressor como se vê divulgado por aí), o que faz ela encher antes ou depois é o g?s que sai pelo escape correto é mas se vc tem o mesmo fluxo de ar (i.e. a grosso modo torque) na mesma rotação então encheria igual… se isso acontece com palio 1.6 i.e. e 1.5mpfi então mostra que o caminho é parecido, qdo disse que nem pegaria ainda estou me referindo ao que vê (parati 1.0 16v), no seu caso que tem 25% a mais de cilindrada (embora apenas 11cv a mais o que indica que o motor tem uma concepção mais voltada a torque do que o at 16v) pode até ser que funcione perto dos 3.500 mesmo usando a carca?a quente original da k16.

      a pergunta é qto de potência vc deseja e qual presão aceita usar pra tirar esta potência ?.... normalmente se recomenda uma k14 pra a sua aplicação.

      não esque?a de que manter a valvula fechada é algo que só muda a pegada se vc tem mola mole que permite abertura ainda bem fora da pressão máxima..se a mola é dura abre muito pouco e não muda muito esse comportamento, mas é um caminho a ser pensado realmente

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      • A Offline
        A Offline
        Azuth
        escreveu em última edição por
        #27

        estranho, pois tinha um usuario do cpt, rodando com palio 1.5, o lost conhece, que usava 1,5kg na kkk direto, foi quase 1 ano com ela desse jeito…...e nao fumava.......

        1 Resposta Última resposta
        • L Offline
          L Offline
          Lost
          escreveu em última edição por
          #28

          po, se a k16 encher no 1.3 16v igual enche no 1.5 8v, ta otimo…

          sobre a wastegate, a ideia é apenas ganhar um pouco de pegada, e talves um pequeno controle de pressao maxima, assim como nos turbo de fabrica...

          a pressao depende, pq meu carro é um laboratorio mesmo :p a ideia é pelo menos 1.5 bar. isso com meu gerenciador fazendo a alimentacao e o atraso de ponto (a alimentacao ja é ele quem ta fazendo hoje e o ponto to soh esperando os componentes chegarem, mas ja ta projetado, é soh montar o prototipo)

          a potencia que quero é o maximo que eu conseguir tirar do motor, claro :d

          meu carro, com 1.2 bar, intercooler, t2 e hpi + bicos abertos, deu 212 cv. espero ter tido um ganho razoavel, apenas por passar a usar o meu gerenciador controlando um suplementar monoponto de corsa. entao colocando um intercooler um pouco maior. colocando uma k16, atraso de ponto e 1.5 de pressao, espero melhorar consideravelmente o bixo

          o menba ja tava em 1.8k no fiasa 1.5 sem atraso de ponto e alimentado por hpi + bicos abertos.

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          • - Offline
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            -MEINBERG-
            escreveu em última edição por
            #29

            opa… eh isso ae lost mete a k16 logo no seu carro q vai de boa se lembre q eu nao usava coletor de cano.. oq ainda faz a turbina entrar mais cedo... :d... soh q eu usava valvula de alivio no coletor de escape, ao invez de wastegate...

            quando comprei a k16 me deram garantia de ateh 1,5kg.. por 1 ano.. meti logo 1,5kg.. :p.... no final tava andando com 1,8kg...

            conheco um maluco q andava com um gol caixa 1.6.. com uma k16 sem valvula.. sem limite de pressao.. andou mais de 1 ano assim...

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            • G Offline
              G Offline
              gustkiller
              escreveu em última edição por
              #30

              no meu carro uso k14 nunca rodei com menos de 1.5 bar tem mais de 1 ano e ela ta inteirinha ultimamente tenho feito varios testes a uns 2 meses direto com mais de 2bar.. nao sei precisar pq o ponteiro passa dos 2 bar e nada de problemas..

              1 Resposta Última resposta
              • L Offline
                L Offline
                Lost
                escreveu em última edição por
                #31

                no meu carro uso k14 nunca rodei com menos de 1.5 bar tem mais de 1 ano e ela ta inteirinha ultimamente tenho feito varios testes a uns 2 meses direto com mais de 2bar.. nao sei precisar pq o ponteiro passa dos 2 bar e nada de problemas..

                [snapback]334140[/snapback]

                kra, como ta a pegada no 1.0 16v com k16? demora pra encher? oq vc acha da k16 no 1.3 16v, lembrando que ele eh um pouco mais voltado pra torque…

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                • V Offline
                  V Offline
                  Vamp
                  escreveu em última edição por
                  #32

                  eu usei k16 com 2bar no 1.0 16v. a patada vem acima dos 5000rpms. o manometro só começa a mexer nos 4200rpms. tirei e coloquei uma k14 e rodei mais de 1 ano com 2bar sem fumar nem nada.

                  vendi e o kra está com 2bar direto sem problema.

                  1 Resposta Última resposta
                  • V Offline
                    V Offline
                    Vamp
                    escreveu em última edição por
                    #33

                    bom vamos por partes…

                    vi qto saia pra retificar na marcowil, acho q vai sair uns 300 reaus....vou mandar fazer...

                    vou adicionar um suplementar, com um daqueles his anal?gicos, e rancar os bicos arrombados, pq o carro anda muito gordo sempre....

                    e vou andar com no máximo 1,2kg......

                    qto ao carro ser 1.6 não sei. só vou saber abrindo. e de boa, não tou a fins de abrir, pq aparentemente naum tem nenhum problema no motor.. caso haja alguém interessado, pode estar adquirindo o carro pra essa finalidade. nada pessoal com ninguém, certo?

                    abraços

                    [snapback]333140[/snapback]

                    ? simples. basta olhar em cima da vela do 4? cilindro que não tem a marca 1.0 estampada em relevo no cabeçote. pelo menos não tinha…

                    todo 1.0 e 1.4 tem a marca. nos motores 1.6 e 1.8 só alguns que tem, outros não tem nada.

                    mas seria legal dar uma testada com o celta até antes de vc fazer alguma mudança, e antes de eu colocar as bielas, pois no dia da pista eu estava com o modulo em modo de emerg?ncia e dando uma falta absurda.

                    não é desafio não, apenas testar os carros, pois o celta é um bom parametro.

                    1 Resposta Última resposta
                    • T Offline
                      T Offline
                      Tommy
                      escreveu em última edição por
                      #34

                      vou mudar tudo, tem muita coisa q faz com q o carro não seja legal pra rodar no dia-a-dia…...

                      algumas coisas jah mudei da suspensão traseira (abaixei pq tava ridiculo andando com a traseira alta...)

                      qto a testar o carro.....soh se a gente se encontrar um dia na rua mesmo....fora q minha reação eh péssima, e qdo faão um teste desse g?nero mais fico zuando do q outra coisa..

                      abraços a gente se vê por ai...

                      1 Resposta Última resposta

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