Avaliação “ renault duster dynamique 2.0 4×4 2012
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fotos: marcus lauria
com um mercado carente de suvs (sport utility vehicle) compactos com preço acessível, a renault demorou para lançar o duster em nosso país, o modelo desembarcou por aqui em outubro de 2011, com fabricação local. o duster é o primeiro utilitário esportivo da marca no brasil e chegou para acabar com a liderança do seu principal rival, o ford ecosport. são oferecidas seis versões no brasil, a topo de linha dynamique 4×4 com câmbio manual foi avaliada por uma semana pelo site.
o diferencial do duster em relação aos seus concorrentes está na robustez e na capacidade de enfrentar terrenos acidentados, dignos de provas off-road. o modelo da marca francesa, por exemplo, não raspa a frente do veículo na primeira lombada e valeta que encontram. o duster foi feito em parceria com a romena dacia (uma das marcas do grupo renault) e compartilha componentes com logan e sandero, como é nitidamente percebido em seu interior e em alguns detalhes da parte externa.
com um visual externo diferenciado, o duster chama a atenção por onde passa, além de ser considerado uma novidade no mercado, o modelo avaliado ainda tinha chamativa cor de lançamento verde amazônia. com uma mistura de linhas retas e arredondadas, o duster tem estilo próprio. o suv francês possui um ângulo de ataque é de 30 graus, enquanto o ângulo de saída chega a 35 graus. enquanto que a sua altura em relação ao solo é de 21 cm. mesmo sem a opção de marcha reduzida, típica dos veículos 4×4, o câmbio manual de seis marchas disponibiliza uma a primeira marcha relativamente curta, para garantir mais tração, o que foi comprovado durante os testes.
as características off-road estão presentes nos pneus de uso misto e nos detalhes externos como estribos e pára-choques mais robustos. segundo a marca, o duster consegue atravessar regiões alagadas com até 40 cm de água, sem danos ao veículo. a versão dynamique é a única que pode ser equipada com tração 4×4 e com a opção de câmbio manual de 6 marchas, não existe a opção de câmbio automático para essa versão. para usar a tração, o motorista não precisa de muito esforço, o controle é feito através de um botão com as posições 2wd, auto e lock. que pode ser escolhido de acordo com a necessidade de cada terreno.
como manda o figurino, com a ativação do modo 4×2 (2wd) a distribuição da força acontece apenas nas duas rodas dianteiras, quem optar pela posição “autoâ€, a distribuição do torque é feita entre os eixos dianteiro e traseiro, conforme a aderência do piso pelo qual estiver conduzindo o veículo. essa opção funciona sempre em baixa velocidade, e quando as rodas dianteiras patinam, o sistema transfere parte da força para o eixo traseiro. já a função “lock†oferece ao suv a opção de ser usado em condições de terreno mais adversas, como na lama e na areia. essa função foi programada para ser desativada automaticamente quando o veículo ultrapassa 80 km/h.
antes de ser homologado para rodar no brasil, a renault teve que recalibrar molas e amortecedores, para suportar as condições das ruas e estradas brasileiras. o modelo é agradável de dirigir, mostrando segurança o tempo todo. o equilíbrio é constante e mesmo em velocidades mais elevadas, o carro não muda de trajetória e nem quica muito como outros utilitários do mesmo segmento. a posição elevada deixa o motorista bem á vontade para arriscar manobras mais ousadas. em estradas de terra esburacadas, o duster se saiu muito bem, mostrando para que veio, suportou bem os impactos, sem “arregar†em nenhum momento. a tração fez seu papel e enfrentou trechos de areia fina sem pestanejar.