Ajuda no setup fiasa 1500 turbo
-
bom após uma quebra de canaleta vou dar uma mudada no setup do carro.
fiasa 1.5 turbo
intercooler
taxa 8,5 través de junta
turbina t2 q.35 f.48
vou montar a gasolina, o preço do alcool ta muito alto e ta muito frio aqui tb.
ia montar assim turbo na gasolina com ponto final bem moderado ia tirar a junta e colocar uma original a taxa ia subir para 10.2:1 por um comando 272 lobcenter 108° levante 9,6 mm overlap 16º levemente adiantado. continuaria cm a t2 porém passaria a valvula de alivio para o coletor, a valvula incorporada tem a saida muito pequena e da um intupida legal em alta. pensei em manter a taxa em 8.5 mas como não vou passar de 1kg na t2 ia dar um up nela.
outro detalhe seriam os bicos estou usando 4 de montana retrabalhados para 5.95g/seg . 2,5 kg na lenta.
obs: no alcool tempo de injeção na lenta fica entre 1,2 e 1,7 ms, imagina na gasolina
sera que se substituisse por 4 de astra flex com 4,0 kg de pressão na lenta alimentava uns 180 cv nesse motor.
obs: a gasolina e com bomba saddam hussein 12 bar
-
vc quebrou canaleta com 8,5:1 de taxa e alcool… isso pressupõe que a menos que tenha ocorrido falta (pressão de bomba baixa, bico entupido, etc) vc andava enrolado na pressão.. a questão é...qto perto da quebra vc quer volta a ficar ?
com 10:1 de taxa na gasolina sem ser forjado vc ta ligeiramente alto pra mais do que uns 0,6bar (mesmo com intercooler).
-
vc quebrou canaleta com 8,5:1 de taxa e alcool… isso pressupõe que a menos que tenha ocorrido falta (pressão de bomba baixa, bico entupido, etc) vc andava enrolado na pressão.. a questão é...qto perto da quebra vc quer volta a ficar ?
com 10:1 de taxa na gasolina sem ser forjado vc ta ligeiramente alto pra mais do que uns 0,6bar (mesmo com intercooler).
não ocorreu falta, foi o que os testes mostraram, a unica mudança que foi feita foi a bobina..
que estava cm uma centelha minuscula perto da nova bobina ao ar livre utilizando o mesmo aterramento. a diferença era tão grande que o motor tinha uma lenta em 3 cilindros lisa, bem melhor que a bobina velha nos 4. acredito que seja algo relacionado ao ponto, que com a mudança da ignição não foi mexido. acredito mais até na ideia de ore ignição causada por algo relacionado aquele cilindro, ja é a segunda vez que quebrou ali com 0.8kg no alcool e
andou cm 1,35 no alcool cm metade gasolina, segurando de final e não quebrava. a respeito da taxa, tenho uma duvida.
usei a formula basica para calculo da taxa dinamica sem incluir o comando cm graduação maior. e com a taxa em 10.2:1 ficaria na casa dos 20,4 para 1kg de pressão e para 0,8kg ficaria 18,36 com 0,8 me parece bem seguro, ou a regra de aproximação de risco levando em conta a taxa dinamica, não vale para motor a gasolina.
-
caixa quente .35 + eixo 35.5mm + 1kg de turbo = rolha no escape = válvula escape incandescente = quebra
pode fazer o que quiser no acerto, quando vier potência vai quebrar… tem que trocar esse turbo, ele não atende a faixa de potência que esse motor rende
-
caixa quente .35 + eixo 35.5mm + 1kg de turbo = rolha no escape = válvula escape incandescente = quebra
pode fazer o que quiser no acerto, quando vier potência vai quebrar… tem que trocar esse turbo, ele não atende a faixa de potência que esse motor rende
agora sim
essa era uma grande desconfiança minha pq nunca teve motivos para quebrar.
ja estou vendo se consigo algo maior…
esses tempos falando cm alguns amigos do meio da preparação, um amigo nosso que desenvolve injeção eletronica, me falou sobre uma medida que um amigo dele grande preparador do rio grande sul, praticamente só faz carros de endurace comentou cm ele.
essas turbinas pequenas estilo a minha, geram muita restrição ao escape como e sabido.. eixo 35.5.etc. um motor como o meu na precisa nen da metade da sua rotação e carga para encher essa turbina, e quando isso acontece ela desvia os gases excedentes atraves da valvula contida dentro da turbina, até ai tudo bem. porem quem ja viu uma turbina dessas sabe que a valvula abre um caminha minusculo do tamanho de uma moeda. moral da historia, deixar a valvula da turbina inativa, e utilizar uma valvula direto no coletor com diametro bem maior, apartir de uma determinada pressão ela vai fazer o desvio e liberar um pouco o estrangulamento causado pelo eixo.
olhando como exemplo o audi a3 turbo usa uma turbina bem pequena cm eixo 40 e rotor 45 se não me engano a grande mudança e na valvula de alivio que e bem maior que a minha, e no downpipe que tb é grande, isto que é um motor com 1800cc e 5 valvulas por cilindro, mesmo assim essa turbina gera 180cv originais e mais uns 30 nos remapeamentos que vemos por ai.
se não tiver solução para a minha turbina vou montar com pressão bem baixa algo como 04 ou 0,5 e esperar ate poder colocar um turbo dimensionado para meu motor.
-
qtoa quebra pode ser um monte de coisa, inclusive fadiga (ja que tinha andando com e50 e 1,35bar antes)..não sei se uma bobina é capaz de fazer isso… só se a outra estivesse tao ruim que o aproveitamento da mistura fosse baixo (mistura saia sem queimar diminuindo o egt)
qto ao que te disseram, é bem por ai...porém, as k03/k03s/k04 tem como característica eixos leves (pegam rapido) e que mesmo assim suportam giros elevados... num é botar uma t2 num a3 e achar que ela vai proporcionar o mesmo resultado...
-
qtoa quebra pode ser um monte de coisa, inclusive fadiga (ja que tinha andando com e50 e 1,35bar antes)..não sei se uma bobina é capaz de fazer isso… só se a outra estivesse tao ruim que o aproveitamento da mistura fosse baixo (mistura saia sem queimar diminuindo o egt)
qto ao que te disseram, é bem por ai...porém, as k03/k03s/k04 tem como característica eixos leves (pegam rapido) e que mesmo assim suportam giros elevados... num é botar uma t2 num a3 e achar que ela vai proporcionar o mesmo resultado...
poisé quando o carro não é original. todas as variaveis podem mudar tb.
talves o mais correto agora seria deixar a pressão na casa dos 0,5 com a taxa mais alta e regular bem com a bobina nova.
e quando der colocar uma turbina com especificação certa para o motor.
pegar os mapas das turbina e calcular certinho o que eu quero de potencia e em qual o tipo de uso .
-
a t2 tem rotor 36mm, então 1kg de pressão nela é muito mais quente que numa k03, e ainda por cima no audi/vw tem intercooler para resfriar o ar
não queira comparar cebola com laranja, as duas são redondas mas são bem diferentes.
sua admissão com essa t2 deve passar dos 120º facil, na gasolina não tem atraso de ponto que vá resolver a detonação
-
a t2 tem rotor 36mm, então 1kg de pressão nela é muito mais quente que numa k03, e ainda por cima no audi/vw tem intercooler para resfriar o ar
não queira comparar cebola com laranja, as duas são redondas mas são bem diferentes.
sua admissão com essa t2 deve passar dos 120º facil, na gasolina não tem atraso de ponto que vá resolver a detonação
não é pra tanto tb;;;tb tenho intercooler e bem eficiente por sinal.
minha admissão nunca chegou a 120º nen sem intercooler
com intercooler não passa de 60 graus com 1kg no verão com velocidades acima de 50 km/h
e se vc parar e tatear o intercooler vai perceber uma grande diferença de temperatura
e admissão bem fresca, gelada no inverno. isso tudo pressurizando