Alonso exalta estratégia e ferrari e vontade de vencer
-
em uma corrida onde o desgaste de pneus foi decisivo para definir o vencedor do gp do canadá, os pilotos que perderam posições por tentar ir até o final com apenas uma parada no box acabaram sendo criticados por escolher uma estratégia errada. é o caso de vettel e alonso. ambos porém, não estão gostando das críticas recebidas e defendem a estratégia de suas equipes para a prova de hoje.
fernando alonso exaltou o fato da tentativa da ferrari de conquistar uma vitória neste domingo e diz que a estratégia não foi errada, o desgaste de pneus é que foi alto demais, acabando com suas chances. ressaltou também que alguém tinha que arriscar.
“eu estou me sentindo bem, pois tentamos ganhar a corrida. faltando 18 voltas para o final hamilton parou e nós ficamos com vettel, esperando para ver o que aconteceria. se tivesse parado com hamilton eu teria caído para quarto e teria sido um erro enorme, mas .agora parece que o erro foi meu e de vettel. alguém tinha que arriscar há 18 voltas do final”, explicou o bicampeão do mundo. “tomamos a decisão de tentar ganhar a corrida e não deu certo, não por causa da estratégia, mas por causa da degradação dos pneus. eu quero que isso fique claro pois amanhã vai haver uma confusão de pessoas que não entenderam a corrida”.
alonso explica que a degradação dos pneus de romain grosjean foi bem menor e isso o possibilitou ter um ritmo melhor no final da prova e conseguir sua posição. a estratégia de hamilton não influiu diretamente no seu resultado final, segundo ele.
“paramos na mesma volta que grosjean, então não se trata de hamilton ter parado uma ou duas vezes, o problema é que grosjean fez 55 voltas com os pneus em bom ritmo e nós fizemos 45. esse foi o único problema”, detalhou. “mas foi tudo positivo. a estratégia que tentamos foi positiva, o resultado foi positivo e estar novamente nos pontos foi positivo. ninguém vai ganhar o campeonato na sétima corrida, mas se não marcarmos bons pontos em todas as corridas podemos perde-lo”.
alonso lembrou que a ferrari nem sequer esperava vencer o gp do canadá, que é uma pista que ele considera ser mais tendenciosa para o carro da mclaren. “sabemos que o canadá é um circuito para a mclaren. quando pegamos o avião para cá não pensávamos em vencer a corrida, mas talvez em chegar em segundo”.