Coluna mecânica online nº 06 é por tarcisio dias
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foto: divulgação
airbag para pedestres. você já pensou nisso?
quantas vezes já não ouvi que a tecnologia parece surgir primeiro para fiscalizar os motoristas, onde encontramos radares que identificam os veículos, suas velocidades e até mesmo se a documentação está em dia, mas não é bem assim, a tecnologia está preocupada também em salvar vidas, como o surgimento de novos materiais e sistemas de segurança mais eficientes, como os freios abs e airbag.
para quem imagina que a via pode ser insegura apenas para o motorista, os números revelam que na china 25 % dos mortos no trânsito são pedestres. na europa, 14%, e nos eua, 12%. e um número muito maior de pedestres é ferido em acidentes. os ferimentos graves, principalmente na cabeça de pedestres, ocorridos durante um atropelamento, são causados pela estrutura rígida do capô, do para-brisa e das colunas a dianteiras.
por meio dessas considerações, a volvo car corporation inovou mais uma vez em segurança durante a edição 2012 do salão de genebra, através do novíssimo v40 e sua tecnologia de airbag para pedestres.
sete sensores embutidos na frente do carro transmitem os sinais captados para uma unidade de controle. quando o carro atinge um objeto, o sinal muda. a unidade de controle analisa esses sinais e determina se há impacto com as pernas de um ser humano. nesse caso, o airbag de pedestres é acionado.
as dobradiças do capô são equipadas com um sistema pirotécnico – quando o sistema é ativado, libera travas que deixam a parte de trás do capô livre para ser elevada. ao mesmo tempo, o airbag é ativado e começa a ser inflado com gás. durante a sequência de enchimento, a bolsa de ar é a responsável por elevar o capô. ele sobe 10 centímetros e se sustenta nessa posição.
essa elevação traz benefícios: o aumento da distância entre as partes rígidas do motor permite que o capô se deforme mais, criando um efeito de amortecimento para o pedestre, reduzindo as lesões.
quando está totalmente inflado, o airbag cobre toda a área dos limpadores de para-brisa, um terço do vidro e a área inferior das colunas dianteiras. todo o processo, da ativação do sistema ao enchimento completo da bolsa, dura alguns centésimos de segundo.
o sistema é ativado em velocidades entre 20 e 50 km/h. isso porque 75% de todos os acidentes com pedestres acontecem em velocidades de até 40 km/h. o airbag em si consiste de uma bolsa, inflada por um gerador de gás hibrido. após a ativação, a bolsa é inflada com o gás em alguns milissegundos.
confira vídeo com todos os detalhes da inovadora tecnologia: http://youtu.be/ofeubhbxu0g
mecânica online – news
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dupla segura – a importância e ação do sistema de airbag no veículo fica ainda mais interessante quando o mesmo também possui o sistema de freios abs. esta dupla joga junto pela segurança de motoristas e pedestres e precisam marcar cada vez mais presença em nossos veículos. não economize no que existe de mais importante: a vida.
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fiat e mazda assinaram um memorando de entendimento para desenvolvimento e construção de um roadster das marcas mazda e alfa romeo, baseado na plataforma do próximo mx-5. o estudo prevê que tanto a fiat como a mazda projetem dois diferentes modelos de estrutura compacta, tração traseira, distinguindo-se através do design e estilo de cada fabricante. a gama de motores será específica para cada uma das marcas.
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a toyota atingiu, no último mês de abril, vendas acumuladas de 4 milhões de veículos híbridos no mundo. os veículos híbridos são ambientalmente corretos por utilizarem dois motores, um movido à combustão e outro elétrico, o que gera economia de combustível e consequentemente menor emissão de poluentes. estudos realizados pela montadora indicam que 26 milhões de toneladas de co2 deixaram de ser emitidas desde 1997 graças à tecnologia.
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volkswagen do brasil inova nos acabamentos de sua linha de automóveis 2013 por meio do design de acabamentos internos e externos, através da tecnologia “embossed”, que molda o material do estofamento em baixo relevo, proporcionando um padrão contemporâneo e sofisticado, que foi aplicada em vinil e malharias. outras novidades são bancos dianteiros com bolsos porta-objetos, com zíper ou em rede “web”, nas laterais internas, uma solução criativa e prática que contribui com o aproveitamento de espaço.
contatos do autor: tarcisio dias – profissional e técnico em mecânica, além de engenheiro mecatrônico e radialista, é gerente de conteúdo do portal mecânica online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a coleção automecânica. e-mail: [email protected]
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