D.i.y. - contruindo um coletor plenum e um coletor para itbs em casa
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bom então se fosse somente 1.9 com comando,taxa,(do 1.6) e injeção nos padrões proximos de fabrica com potencia maxima na base dos 5500~5750rpm..ia vir no por volta de 115cvs e a tbi do tempra em diametro daria e sobraria…
bom o comprimento dos dutos no caso das 4 borboletas e uma faca de 2 gumes.
dutos longos favorecem a inercia do ar dentro deles. o ar e sugado e mantem a velocidade dentro do duto, então quando a valvula se fecha o ar sob inercia faz força para entrar e quando entra proporciona um melhor enchimento. isso em baixas rotações..
em alta a figura muda.. um duto muito longo prejudica o enchimento dos cilindros por causar restrição a velocidade do ar, que ja está acelerado por meio da sucção do seu motor, por isso as montadoras adotam coletores de geometria variavel entre outros artificios para deixarem o motor mais linear..
se for usar o carro para pé em baixo sempre, duto curto, mas tb da uma conferida no diametro, diametro de mais
vai fazer vc perder velocidade no fluxo, suavidade..
outro detalhe é, se quer para trackday precisa retomada tb..uma curva de potencia e torque mais linear e com faixa util de potencia mais estendida ajuda bastande em curvas de baixa e etc..
não adianta ter 200hp a 9000rpm e a 7000rpm ter 50hp. é o mesmo que uma rd350 com o ypvs travado aberto..
tem um programinha velho,pequeno e bastante divertido.. cartest2000
da pra por as caracteristicas do carro e testar em uma pista e tb fornecer os dados de potencia por regime de rpm fica bem interessante para brincar.;
vai ficar legal esse teu motor aii. vai roncar bonito
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bom, conversando com o meu preparador ontem, ele me disse que não vai ficar legal se usar estes pistões, para montar o carro do jeito que eu quero, a taxa tem que ser muito alta e eles não irão ajuda, terei que montar o carro com pistões flat top, pensei nos forjado afp de 88m pra gm, só tenho que achá-los agora. vamos usar algo em torno de 15:1 de taxa, o carro vai girar no máximo 7.500 rpm. agora, voltando o foco para o coletor para as itbs, conversando com ele, ele me falou que a entrada de ar nos dutos, tem que ser do mesmo diâmetro das borboletas das itbs (45mm) e que ele precisa afunilar para entrar nas válvulas de admissão, ainda não sabemos qual medida vai ser pois temos que ver qual é o máximo que dá pra abrir até chegar nas sedes de válvula. essa afunilação vai gerar um aumento de velocidade no fluxo do ar, o que preciso definir agora é o comprimento dos dutos e a curvatura dos mesmos.
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bom, conversando com o meu preparador ontem, ele me disse que não vai ficar legal se usar estes pistões, para montar o carro do jeito que eu quero, a taxa tem que ser muito alta e eles não irão ajuda, terei que montar o carro com pistões flat top, pensei nos forjado afp de 88m pra gm, só tenho que achá-los agora. vamos usar algo em torno de 15:1 de taxa, o carro vai girar no máximo 7.500 rpm. agora, voltando o foco para o coletor para as itbs, conversando com ele, ele me falou que a entrada de ar nos dutos, tem que ser do mesmo diâmetro das borboletas das itbs (45mm) e que ele precisa afunilar para entrar nas válvulas de admissão, ainda não sabemos qual medida vai ser pois temos que ver qual é o máximo que dá pra abrir até chegar nas sedes de válvula. essa afunilação vai gerar um aumento de velocidade no fluxo do ar, o que preciso definir agora é o comprimento dos dutos e a curvatura dos mesmos.
com essas 4 borboletas 15 de taxa e 310º a tua potencia maxima ira vir la pelas 7500~8000. e o limite teria que se estender a no minimo uns 400rpm a mais que a potencia maxima, para não cair muito alem dela na proxima marcha. então uns 8200 de corte. melhor ainda ter todos os dados do comando..
calculei aqui por cima aproximado uns 210cv e 21kg.outro detalhe vai ser o cambio. se usar o do tipo 1.6 cm dif: 3.93, vai casar bem cm a preparação, mas a 5ª ficara muito longa, mas nen sei se vai precisar so a 4ª a 8200 ja vai dar quase 210km/h. a menos que conseguisse um diferencial mais curto, não sei se os da linha fiasa 1.5 servem..mas a strada 1.5 original tem até 4.35. bem curtinho ia ficar mais emocionante na pista minha opinião.
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cara tu vai ter 1900cc cm cabeçotão 4 borboletas comando 310..injeção…para 160 cv tu nen precisaria dessas 4 borboletas um comando bem mais manso daria muita conta..ou ainda um cabeçote 16v bem retrabalhado e cm taxa mais alta no alcool ja chegaria nisso cm bem menos custo.
só para vc ter uma ideia com taxa 9:1 esse teu motor 1.6 passado a 1.9 teria todo origininal a gasolina uns 105cv. só com a taxa aumentada para 13:1 no alcool ja ia pular para 125~130cv, não sei a duração do teu comando original.. mas deve ser na casa dos 250º, coloca ai mais 60º de duração para aspirar ar/combustivel, com mais 2 pontos de taxa, mais um cabeçote bem feito cm 4 bocas individuais para cada cilindro trabalhar sem interferencia do visinho, mais um escapamento dimensionado sem restrições impostas pelos fabricantes, emissões, ruido. uma ignição porrada;;balanceamento do conjunto. e um acerto violento.
tu tb pode fazer esse carro um pouco mais manso cm uns 160 cv vai gastar muito menos. mas se for para 160 cv eu nen passaria para 1.9 manteria o 1.6 bem preparado, ia parecer uma moto acelerando..ia ficar animal na pista ia girar muito solto..pelo r/l melhor..
ve ai quantos cvs te faram feliz na pista.
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a respeito da potencia maxima, principalmente nos aspirados que tem ela em altos rpms.
da pra calcular melhor através de grafico e com os dados corretos do carro. mas sendo bem grosseiro ja para ter uma ideia.
os carros aspirados mais fortes usam relações de marchas bem proximas entre si para sempre que trocar de marcha a rotação ficar mais proxima da potencia maxima.
ex: um tipo 1.6 de 2ªmarcha a 6800 quando bate para 3ª, a 3ª entra em mais ou menos uns 4500rpm..sendo que a potencia maxima vem a 5750, então até ele chegar na rotação de potencia maxima ele teve que percorrer todos esses 1250 rpm. se o piloto tivesse trocado a marcha na potencia maxima 5750 a rotação cairia para 3450rpm. mais longe ainda dos 5750da maxima. tem carros de corrida que usam 1000~1500rpm nos intervalos. e por isso as veses tem que usar mais que 5 marchas;
motores com potencia em rotação mais baixa e com bastante torque,tipo turbo, ja usam cambios mais abertos mais longos, para justamente aproveitarem a potencia e torque em baixos regimes. olhe o celta vhc gas. pot max 70 em 6400 rpm da 60 em 2ª e nen 100 em 3ª bem curtinho..se colocar um cambio do celta mpfi de 60cv esse celta ia ficar bem manquinho, pois o cambio não casa com o motor. as veses encurtando a diferencial tu aumenta a final do carro, pq antes com relação longa o carro não conseguia alcançar a rotação de potencia maxima. geralmente a final de um veiculo vem na mesma rotação ou bem proximo da rotação de potencia maxima dele. mesmo assim algumas montadoras ja erraram no escalonamento, as veses procurando economia.
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cálculos:
informações para os cálculos:
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duração do comando = 310º
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ciclo do motor = 720º
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pico de potência desejado = 7.500rpm
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velocidade do som = 1.128 pés/seg
primeiro precisamos saber, quanto tempo leva do fechamento da válvula de admissão até ela reabrir. aqui é que vamos considerar a duração do comando e em que faixa de rotação se deseja o pico de potência.
no meu caso, a duração do comando será de 310º e quero o pico de potência em 7.500 rpm. dividimos:
60 segundos / 7500rpm = 0,008 segundos por revolução
0,008 x 2 (nº de revoluções em um ciclo de 720º) = 0,016 segundos por ciclo
agora, como sabemos que um ciclo do motor é 720º, podemos diminuir com a duração do comando, para saber quanto tempo válvula de admissão fica fechada.
720 - 310 = 410º
agora multiplicamos os segundos por ciclo pelo grau que a válvula fica fechada.
0,016 x 410 = 6,56
aí dividimos este número, por 720º.
6,56/720 = 0,0091
agora, precisamos achar o quão longe uma onde de som pode viajar no total de tempo acima. usamos a velocidade do som para o cálculo (1.128 pés/seg). convertemos os 1.128 pés/seg em pol/seg, multiplicando por 12 (12pol em 1 pé)
1.128 x 12 = 13.536 pol/seg
descoberto o quão longe o som pode ir em um segundo, é preciso saber o quão longe pode ir no total de tempo achado na válvula de admissão do seu fechamento a sua reabertura. como descobrimos que isso é feito em 0,0091seg a 7.500rpm, só precisamos multiplicar este número pela velocidade do som.
13.536 x 0,0091 = 123,1776
como a onda de som vai viajar para cima e para baixo nos dutos, é dividido este número por 2.
123,1776 / 2 = 61,5888pol ( 1.564,35mm)
se os dutos forem feitos deste comprimento, medindo na cabeça das válvulas de admissão até o a entrada de ar, a onda ressonante vai viajar para cima e para baixo nos dutos, e a 7.500rpm a válvula de admissão vai abrir somente quando a onda estiver chegando nela, dando um boost quando a mistura entrar no cilindro.
este valor achado corresponde a somente uma onda, e o comprimento é muito grande para montarmos no carro, aí podemos fazer múltiplos dele, conforme diminuímos o comprimento, mais ondas terão, por exemplo:
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61,588 (1.564,35mm) = uma onda sintonizando
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30,7944 (782,17mm) = duas ondas sintonizando
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20,5296 (521,45mm) = três ondas sintonizando
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15,3972 (391,08mm) = quatro ondas sintonizando
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12,31776 (312,87mm) = cinco ondas sintonizando
não podemos esquecer-nos de descontar a espessura do flange neste cálculo. estes comprimentos valem para dutos retos nas itbs. fazendo os dutos maiores, vai levar a faixa de potência mais pra baixo, e fazendo os dutos menores, vai levar a faixa de potência mais pra cima.
bom, depois de ter achado estas informações acima, e calculado o comprimento com base na minha configuração, acho que vou optar por fazer dois coletores, a dúvida que tenho é se esse comprimento vale da cabeça da válvula até a cornetinha depois das borboletas, ou se é só até a borboleta. outra coisa que quero saber é se a curvatura do tubo vai influenciar nestes meus cálculos, e como fazer pra calcular corretamente isto.
se alguém tiver alguma correção nos meus cálculos, fique a vontade, este material eu achei na internet, e pode ser que não esteja completamente correto.
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tu disse 2 coletores: 1 para cada 2 cilindros ?
como te falei antes cm as 4 borboletas curtas a potencia vem mais em cima e prejudica a baixa, quanto a qual o comprimento que vale eu não sei realmente ,mas acredito que seja o pos borboleta. gostei do calculo acima vou dar uma estudada aqui. a curvatura do tubo sempre interfere principalemente na velocidade do fluxo que é no maximo a velocidade do som;.
algumas competições usam um anel de restrição na tbi para limitando o cfm, sabendo que o maximo é a velocidade do som, e o valor do indice mach ideal estar abaixo dos 0,65x a velocidade do som,eles conseguem limitar a potencia assim, e deixam os preparadores mexerem no que quiserem, porem ganha quem for mais linear. se o maximo são 350hps que venham na rotação mais baixa possivel e se mantem o mais longe possivel.
ja tem o comando? e ja montou ele 1.9?
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tu disse 2 coletores: 1 para cada 2 cilindros ?
como te falei antes cm as 4 borboletas curtas a potencia vem mais em cima e prejudica a baixa, quanto a qual o comprimento que vale eu não sei realmente ,mas acredito que seja o pos borboleta. gostei do calculo acima vou dar uma estudada aqui. a curvatura do tubo sempre interfere principalemente na velocidade do fluxo que é no maximo a velocidade do som;.
algumas competições usam um anel de restrição na tbi para limitando o cfm, sabendo que o maximo é a velocidade do som, e o valor do indice mach ideal estar abaixo dos 0,65x a velocidade do som,eles conseguem limitar a potencia assim, e deixam os preparadores mexerem no que quiserem, porem ganha quem for mais linear. se o maximo são 350hps que venham na rotação mais baixa possivel e se mantem o mais longe possivel.
ja tem o comando? e ja montou ele 1.9?
julian,
ainda vou montar o 1.9, o comando vai ser um circelli 310º, vou fazer 2 coletores, um curto e um longo, com o carro pronto vou testar pra ver qual é o melhor.