Saveiro da keller com 369cv/47.6kgm
-
nao sei pq ainda acho lenda motor ap 2.0 com taxa baixa 8.8 com 1kg mesmo com o talento que for no cabeçote e com um 0.27h render quase 400 cavalos, mesmo com um fluxo muito grande de turbina temos que ver que é 1kg de pressao que no melhor dos casos chegaria a dobrar a potencia original, e um ap com 8.8 de taxa nao é dos melhores em potencia, mesmo colocando bastante ponto nao consigo engolir. nao sei se estou errado , estamos abertos a discussoes sobre isso
-
eu acho que as oficinas de preparações, não tem necessidade de aumentar os valores da potência para sair numa revista, eu acredito sim que a saveiro da keller chegou a esses valaores com essa pressão
pressão alta não é sin?nimo de potência
-
esse carro ficou mais de 1 ano na oficina…
-
se pegar o mapa de uma turbina dessa realmente com pressao de 1bar pode chegar nos 400 hp, só eu acredito que 1bar de pressao em uma turbina dessas num motor 2.0 nao é o mesmo 1bar de pressao num motor 4.0 6 cilindros por exemplo. o volume de ar nao é o mesmo.
eu tenho uma k14 no meu gol 1.0 de uso diario com 1.8 - 2bar de pressao e tem mais de 1 ano que roda assim. ja vi esta turbina em um motor 1.6 que rodava com 1bar de pressao e quando o dono inventou de botar 1.8 bar ela estragou em menos de uma semana.
e acredito tambem que o volume de ar dos 2kg que ela esta empurrando no motor de 999cc é menor que 1.5 bar no motor 1.6.
-
um exemplo que tambem acredito que esteja correto, pega uma torneira que a boca dela nao crie pressao , ou seja quando abre a torneira a agua cai sem pressao como um copo cheio de agua que vc vira de cabeça pra baixo e nao tem restrição na saida, agora vc coloca a restrição (motor) que neste caso é uma mangueira com um bico na frente de varios tamanhos, botando um bico pequeno ( 1.0 ) encha um balde de 20 litros e 1 minuto e a agua esta saindo com pressao de 3bar, agora botando um bico (2.0) encha os mesmos 20 litros no mesmo tempo só que com pressao de 2bar, bico 3.0 mesma coisa só que com 1bar de pressao no manometro. me corrijam se este exemplo é irreal ou nao tem nada haver pq quero aprender o correto.
pq sempre fui contra aqueles limites de pressao que tem nos mapas de turbina. sempre acredito que o mapa da turbina é desenvolvido em cima de um motor ideal ou para a aplicação que ela foi desenvolvida. com certeza uma apl 240 dura muito mais tempo e gire menos e pra dar 1kg de pressao num ap 1.6 do que em um ap 2.0 e o volume ar no ap 1.6 com 1kg será menor que no ap 2.0. isto dentro dos limites da turbina de volume de ar.
-
se pegar o mapa de uma turbina dessa realmente com pressao de 1bar pode chegar nos 400 hp, só eu acredito que 1bar de pressao em uma turbina dessas num motor 2.0 nao é o mesmo 1bar de pressao num motor 4.0 6 cilindros por exemplo. o volume de ar nao é o mesmo.[snapback]338345[/snapback]
eu deixaria o mapa dentro da gaveta, ja q o tal mapa não foi desenvolvido em cima do motor em questáo, e sim de algo padrão la dos fabricantes e q ninguem sabe qual é o tal padrão (até hoje nunca ninguem soube me responder com sereguran?a o tal padr?o, então ou tem cara mto fdp que esconde o jogo ou então não sabe mesmo). sem contar que não tem como testar o motor desse carro do tópico pra saber se ele é igual ao padrão de efici?ncia do fabricante do turbo. isso por si só ja encerra qualquer discussão inteligente e produtiva sobre mapas, ja que não tem nada a ver ficar discutindo sobre idéias hipot?ticas, onde não tem como se provar absolutamente nada.
e ficar quebrando o c?co em cima de algo mais ou menos parecido assim por ai mesmo não leva a lugar algum, somente a mais um chute, só que um chute letrado .
pq sempre fui contra aqueles limites de pressao que tem nos mapas de turbina. sempre acredito que o mapa da turbina é desenvolvido em cima de um motor ideal ou para a aplicação que ela foi desenvolvida. com certeza uma apl 240 dura muito mais tempo e gire menos e pra dar 1kg de pressao num ap 1.6 do que em um ap 2.0? e o volume ar no ap 1.6 com 1kg será menor que no ap 2.0.? isto dentro dos limites da turbina de volume de ar.
[snapback]338350[/snapback]
sem contar que motor 1.6 não é tudo igual. pegue um honda 1.6 vti, tem 160cvs e ainda gira 8500 rpm. e agora pegue um cht 1.6 com 72cvs e que gira 5600 rpm. ?bvio que não vai se usar o mesmo turbo nos dois motores, basta pararmos e pensarmos por uns 2 segundos.
porém alguns fabricantes tem a coragem de por em seus catálogos (que muita gente segue a risca, como se fosse lei, e é bem isso que o povo quer: números e mais números para acreditarem, infelizmente o ser humano parece que gosta de ser doutrinado, ter uma cren?a em algo nem que não seja a realidade) turbo para motor 1.6 até xx de pressão
-
temos que ver que é 1kg de pressao que no melhor dos casos chegaria a dobrar a potencia original[snapback]338035[/snapback]
se fosse assim a bmw não seria capaz de tirar 360 cavalos de um motor 3.2 aspirado.
esses cálculos simples de potência potencial servem apenas para nos dar uma idéia de como vai ficar, mas ?s vezes podemos cometer erros grosseiros.
abraços
-
eu deixaria o mapa dentro da gaveta, ja q o tal mapa não foi desenvolvido em cima do motor em questáo, e sim de algo padrão la dos fabricantes e q ninguem sabe qual é o tal padrão (até hoje nunca ninguem soube me responder com sereguran?a o tal padr?o, então ou tem cara mto fdp que esconde o jogo ou então não sabe mesmo). sem contar que não tem como testar o motor desse carro do tópico pra saber se ele é igual ao padrão de efici?ncia do fabricante do turbo. isso por si só ja encerra qualquer discussão inteligente e produtiva sobre mapas, ja que não tem nada a ver ficar discutindo sobre idéias hipot?ticas, onde não tem como se provar absolutamente nada.
e ficar quebrando o c?co em cima de algo mais ou menos parecido assim por ai mesmo não leva a lugar algum, somente a mais um chute, só que um chute letrado .
[snapback]338369[/snapback]
pq sempre fui contra aqueles limites de pressao que tem nos mapas de turbina. sempre acredito que o mapa da turbina é desenvolvido em cima de um motor ideal ou para a aplicação que ela foi desenvolvida.
[snapback]338350[/snapback]
pessoal, o mapa apenas exprime a capacidade do turbo. assim como você coloca um motor num dinam?metro, para saber diversos dados como por exemplo rotação de torque máximo, rotação de potência máxima consumo de combustável em uma potência específica e etc, vc coloca o turbo uma bancada para saber o quanto flui de ar em uma determinada pressão e qual a efici?ncia do compressor (o quanto ele aquece o ar).
? uma bancada de testes… isso não tem nada a ver com motor nenhum. são apenas informações, que se você compreende, pode usar para fazer um casamento melhor entre motor e compressor. conhecendo os dados do motor e os do compressor, você pode prever a faixa de atuação ideal do compressor, bem como a temperatura do ar admitido.
não h? relação alguma entre compressor e motor. a única relação que existe, quem faz é o projetista do sistema (motor/compressor), que escolhe um compressor específico, entre todos os disponíveis, usando os dados do mapa como refer?ncia, e contrapondo-os com os dados do motor. assim ele sabe que o turbo não entrar? em surge ou choke (as linhas nos dois lados do mapa), e que ir? aproveitar um ar comprimido, mas na menor temperatura possível (as ilhas do mapa).
assim como os dados obtidos num dinamometro são expressos num mesmo padr?o (hp, cv, kw, ou ps) os dados de uma bancada de teste de turbos tb são expressos em unidades de medida padronizados (bar, kg, psi, cfm, lbs...)
abraço
-
isso ta muito estranho
370 cavalos com comando 0.27 e cabeçote hidraulico?
deve andar pobre e com ponto lá em cima mesmo assim com oq foi descrito acho complicado mas… quero mais é q tenha isso mesmo pq meu motor ta mais ou menos igual a esse e daqui a umas semanas passarei novamente no dinamometro para ver quanto vai render :-)
-
isso ta muito estranho
370 cavalos com comando 0.27 e cabeçote hidraulico?
deve andar pobre e com ponto lá em cima mesmo assim com oq foi descrito acho complicado mas… quero mais é q tenha isso mesmo pq meu motor ta mais ou menos igual a esse e daqui a umas semanas passarei novamente no dinamometro para ver quanto vai render :-)
[snapback]338690[/snapback]
pobre nao né….senao derrete os pistões, ainda mais com ponto alto
-
pobre nao né….senao derrete os pistões, ainda mais com ponto alto
[snapback]338705[/snapback]
sim sim eu me expressei mal. quis dizer que o motor deve estar bem acertado e andando no fio da navalha
-
jesus, vc nao entendeu o que eu quiz dizer, a bmw pode sim tirar 320cv aspirado tranquilo, e acredito num motor desse com 1bar de turbo tirar 600 cavalos ou mais. e tambem acredito em um 1.6 16v vti ter 300 cavalos com 1kg ou menos. porque ja sao motores fortes ou com mais potencia aspirados.
-
lembrei de outra coisa, entao o motor do focus do evandro nao é bom pq só tem , nao me lembro direito acho que 480 a 520 cavalos com 1.8 ou 2 bar.. com um motor de projeto melhor que o ap, e multivalvulas.
-
se ele tira tanta potencia com biela curta e 8v, magina um miltivalvula de biela longa girando beeeeem mais alto com caracol tamanho familia ?
serah q esses bico arrombado dessa forma n tao zuando a baixa do carro é 125% eh coisa eim
alguem podia ir lah dar 5 real pro dono e dar uma volta no carro