Punições e absolvições agitam pós corrida em valência
-
o grande prêmio da europa não foi agitado apenas durante as magníficas 57 voltas da prova de ontem. depois da corrida os comissários, que em valência foram chefiados pelo finlandês mika salo, tiveram muito trabalho com duas punições e uma absolvição. maldonado perdeu a décima posição conquistada na pista, vergne perdeu 10 posições no grid da próxima etapa e schumacher se salvou de uma sanção.
pastor maldonado foi julgado culpado pelo toque com hamilton na última volta, quando o inglês tinha problemas com os pneus mas mesmo assim batalhou duramente para manter posição. com o toque, o inglês foi parar no muro e o venezuelano perdeu 20 segundos em seu tempo final de prova, caindo para a 12ª posição e possibilitando a bruno senna conseguir 1 ponto.
já o francês jean-eric vergne perderá 10 posições no grid de largada para o gp da inglaterra no próximo dia 8 em silverstone, no que foi considerada uma punição dupla dada a gravidade da infração. o piloto da toro rosso tocou-se com o finlandês heikki kovalainen em plena reta e além da punição no grid também teve de pagar 25 mil euros de multa.
o alemão michael schumacher, que subiu ao pódio pela primeira vez desde que voltou à fórmula 1, foi investigado pelo uso da asa móvel sob bandeira amarela, infração que já havia punido massa e vettel na espanha. as imagens de televisão confirmaram o fato, mas os comissários entenderam que, apesar da asa aberta, ele reduziu velocidade o suficiente para manter a segurança no local.
“os comissários de bordo consideraram o relatório que dizia que o piloto do carro número 7 usou sua drs em uma zona de bandeira amarela, o que constitui uma violação do regulamento”, disse o comunicado dos comissários. “após examinarmos a telemetria e as provas de vídeo, além de ouvir representantes da equipe, os comissários entenderam que o piloto fez uma redução significativa de velocidade”.