Mazda produz seu último motor rotativo
-
após 45 anos de produção, propulsor wankel é aposentado junto com o esportivo rx-8
a mazda cessou a produção do motor wankel (rotativo) e do esportivo rx-8, revelou a agência de notícias automotive news. de acordo com a publicação, o esportivo da marca japonesa era o único automóvel equipado com esta motorização atualmente, e sua última unidade deixou a linha de produção em 22 de junho.
o motor wankel tem concepção totalmente distinta, se comparado a um propulsor de ciclo otto (popularmente chamado de “quatro tempos”), presente na maioria dos automóveis brasileiros. ao invés das peças móveis comuns como pistões, bielas e virabrequim, o sistema motriz rotativo usa somente um conjunto de rotores. com menor inércia, este componente é capaz de atingir potência específica muito maior, se comparado a um motor à gasolina comum, tornando-o ideal para veículos esportivos.
para medidas de comparação, o aposentado honda civic si, com seu motor 2.0 i-vtec capacidade de atingir altas rotações, gerava 192 cv. o mazda rx-8, com seu 1.3 wankel, gerava 232 cv. em 1991, a motorização rotativa se tornou ainda mais conhecida quando a mazda venceu uma edição das 24 horas de lemans com o esportivo chamado 787b. com quatro rotores e 2.6 litros de deslocamento, o modelo produzia 700 cv.
embora fosse eficiente quanto o assunto era potência, o sistema wankel apresentou diversas desvantagens, como torque reduzido em baixas rotações, consumo de combustível elevado, baixa durabilidade e alto índice de emissão de poluentes — no rx- 8, o propulsor não foi aprovado para as normas euro 5 de, de acordo com o automotive news.
ainda conforme a publicação, mais de dois milhões de unidades do motor wankel foram comercializadas desde o início de sua produção, em 1967. a mazda não comentou sobre o assunto.