Coluna mecânica online® n° 8 é por tarcíso dias
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foto: divulgação
audi e-tron quattro: um novo princípio de propulsão
a famosa corrida 24 horas de le mans chegou em sua 80ª edição estabelecendo mais um marco tecnológico no automobilismo. pela primeira na história da competição, um veículo com propulsão híbrida – o r18 audi e-tron quattro é conquistou a vitória. o pódio foi completamente da marca alemã com os quatro carros r18 da audi sport team joest, como os mais rápidos e mais seguros da corrida e, após 24 horas, ocuparam a primeira, segunda, terceira e quinta posição.
a marca fez jus mais uma vez ao seu slogan ?vorsprung durch technik? para marcar o pioneirismo de uma nova tecnologia. é o primeiro carro a combinar um eficiente motor turbo de injeção direta com um sistema híbrido. a tração quattro retorna às pistas de corrida com o protótipo, numa forma inteiramente diferente. pela primeira vez na história, a audi uniu duas tecnologias em uma fascinante forma de criar um novo tipo de propulsão, que também já está sendo testada para uso futuro em carros de produção: e-tron quattro.
por trás dessa nova tecnologia está a próxima geração de tração nas quatro rodas, com a qual a audi combina as vantagens da comprovada unidade quattro com o potencial da eletro mobilidade. para este fim, um eixo do veículo é alimentado convencionalmente e o segundo, por motores elétricos.
“a audi sempre escolhe campeonatos e categorias em corridas que tenham uma estreita relação com o produto e, portanto, tenham relevância técnica para seus clientes“, explica o chefe da audi motorsport dr. wolfgang ullrich. “quattro, tfsi e tdi são três excelentes exemplos de como o automobilismo estimulou o desenvolvimento da produção. uma tendência semelhante transparece com o e-tron quattro: testamos uma tecnologia completamente nova na pista antes de a introduzirmos na linha de produção da audi“.
no audi r18 e-tron quattro a energia cinética é recuperada do eixo dianteiro durante a fase de frenagem. ela é enviada como corrente elétrica a um volante acumulador antes de ser recuperada novamente acima de uma velocidade de 120 km/h. durante esse procedimento, apenas o eixo dianteiro está integrado ao motor elétrico. o motor v6 tdi de 510 cv continua a transmitir a sua força para as rodas traseiras. ambos os sistemas se complementam para criar o novo princípio de propulsão e-tron quattro.
o projeto e-tron quattro para o automobilismo teve início em fevereiro de 2010 e em apenas 18 meses partiu das ideias conceituais para o primeiro teste. “este é um ciclo relativamente curto para uma tecnologia que nunca foi testada em competição e que ainda nem existe em produção“, salienta dr. martin mühlmeier, diretor de tecnologia da audi sport. “o desafio correspondente foi enorme“, completa.
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um chevrolet que nasceu para ser referência no segmento agora também é histórico. produzido no complexo industrial automotivo de gravataí, no rio grande do sul, o celta ultrapassou recentemente a marca histórica de 1,5 milhão de unidades produzidas, número que o coloca entre os chevrolet mais vendidos na história da gm do brasil.
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sempre visando o aprimoramento de suas ferramentas e a aproximação com o público reparador, a fiat automóveis acaba de criar o ?peça sua peça?. esta é mais uma nova ferramenta do portal reparador (www.reparadorfiat.com.br), que foi desenvolvida especialmente para deixar ainda mais prático e cômodo a compra de peças genuínas. com o ?peça sua peça?, o reparador consegue realizar o pedido diretamente via site.
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durante a rio+20, a volkswagen apresentou sua iniciativa global “think blue.”, que incorpora o objetivo de criar soluções e produtos ecologicamente corretos. além de expor esse conceito, o objetivo da participação da fabricante nesse importante evento foi deixar claro o compromisso da marca com o desenvolvimento sustentável e apresentar suas práticas ligadas aos três pilares de sustentabilidade: o ambiental, o social e o econômico.
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o presidente da nissan, o brasileiro naturalizado francês carlos ghosn, 58 anos, é pelo terceiro ano consecutivo o diretor mais bem remunerado entre as empresas que cotam na bolsa de valores de tóquio. o diretor ganhou no ano fiscal passado 987 milhões de ienes (us$ 12,4 milhões), o que, segundo o diário “yomiuri”, o torna o executivo de maior salário pelo terceiro ano seguido no japão.
contatos do autor: tarcisio dias é profissional e técnico em mecânica, além de engenheiro mecatrônico e radialista, é gerente de conteúdo do portal mecânica online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a coleção automecânica. e-mail: [email protected]
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