Vijay mallya e frank williams divergem sobre restrição de custos
-
uma das grandes polêmicas nos últimos meses na fórmula 1 é o rra, sigla em inglês de acordo de restrição de custos, que visa exatamente controlar o quanto cada equipe investe em seus projetos para que os times menores não sejam sufocados pela falta de recursos para manter a competitividade nas corridas.
chefes de equipe tendem a defender que o rra seja implantado e contam com o apoio da fia, a federação internacional de automobilismo, mas há divergências às vésperas do conselho mundial, que pode definir como será implantado o projeto. vijay mallya, dono da force india é um dos que apoiam a medida.
“eu acho que o rra é algo que todo mundo concorda, em princípio. seu conceito é para que a fórmula 1 sobreviva no longo prazo”, opinou o dono da force india. “mesmo quando havia a fota [associação das equipes de fórmula 1] todas as equipes brigavam para restringir os custos. gostaríamos de dar um passo além, pois o rra foi um dos motivos pelo qual a fota foi criada, até que uma a uma as equipes foram cada uma para seu próprio lado. na última reunião do conselho mundial ficou acordado que teremos uma votação no final de junho. nós da force india estamos completamente comprometidos com o conceito”.
já sir frank williams, dono da equipe que leva seu sobrenome, discorda de vijay mallya e acredita que ninguém tem o direito de vasculhar seus custos e teme que o acordo funcione como a presença do fisco na sua empresa todos os dias.
“eu sou contra qualquer tipo de interferência. eu não quero qualquer interferência de terceiros no meu próprio negócio, com pessoas verificando isso e aquilo. é o mesmo que esperar a visita do fisco todos os dias”, comentou o chefe da equipe que leva seu nome ao site oficial da f-1. “existem 12 equipes e cada uma opera em circunstâncias diferentes. temos montadoras também, uma delas é a ferrari, que parece ter uma grande quantidade de dinheiro e ainda é subsidiada, o que é bom pois eles são a ferrari é assim que deve ser”.