Turbo dos originais
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olha a fiat adoto isso apartir de 2003 pois como a wastegate tinha regulagem a galera q curte um folego a mais sempre dava umas voltas magicas nela e com isso perdia garantia ou na maioria das vezes quebrava o carro, pra evitar isso foi adotado uma wastegate fixa sem regulagem, vem travada ja no ponto certo pra pressao normal de trabalho dele.
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a fiat adotou regulagem fixa por outro motivo, como o acerto da pressão ?ra feito pelos montadores na fabrica (nos vag a pressão vem regulada da kkk já num valor pré-ajustado e definido) acabava que um marea tinha desempenho nitidamente superior a um similar do mesmo mês e ano dependendo da variação na carga da mola… fora isso tinha tbm o problema que o eng. loko falou acima..mas ?ra mais secund?rio que este primeiro.
a regulagem mecânica é fixa, ams o overbooter continua lá atravṍs de uma valvula elétrica que plsa em pwm a wg incorporada.
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pela n-?ssima vez:
.42/.48 diz tanto da turbina qto dizer que um motor é 1.6 …vc num sabe se é injetado, carburado, 16v, 8v, roletado, turbo, etc... ou seja num diz quase nada sobre o comportamento
o que posso dizer de forma concreta é que é uma turbina usada num motor 2.0 multivalvulas pra ter torque em regimes m?dios (ou seja ajuda de média rotação pra cima) não é uma turbina voltada pra potência máxima extraável (ou seja se usar com digamos 1,2bar rende menos do que uma maior dimensionada pra mesma pressão) e é voltada pra durabilidade (então se usar dentro das pressão e vazão recomendadas) deve durar muito ajudada pela refrigeração.
nunca cogitei usar em outro carro porque é cara e tem opções mais baratas e melhores, mas talvez (que fique claro) fosse algo pra se usar num 1.6/1.8 16v pra perto de 1bar de pressão se quiser algo intermedi?rio entre torque em média e potência.
só pra comparar as k03 são feitas pra privilegiar torque em baixa e média e eu usaria num 1.4 8v ou 1.6 8v no máximo com 0,9bar sabendo que não seria o melhor em termos de potência e sim privilegiando torque em média rotação
a refrigeração é no rotativo (parete central aonde fica o mancal do eixo, com temperatura mais estável - não mais baixa- dilata menos e por isso pode-se usar folgas diferentes das exigidas pelos modelos não refrigerados, com ganhos de durabildiade...por outro lado como ababa abaixando alguns graus na temperatura da carca?a fria tbm dizem (mas nunca vi nada técnico sório sobre isso) que rende mais alguns cv por aquecer menos a parte fria.