Motor turbo vs. track day
-
e ai anderson, beleza? nunca mais te vi no forum do biela quente.
como vai o maveco? já reconstruiu o carro depois da trag?dia ?
abraços.
vocês estão falando daquele maverick amarelo que pegou fogo depois que se enrroscou com o chevette hatch laranja ???
-
não não, apesar de tb ser amarelo, o anderson bateu o maveco (coisa linda) na vêspera de um track day h? um bom tempo atrás.. nas fotos da pra ver até o número do carro colocado no parabrisa hehe.. não é isso anderson?
posta fotos da criança ai rapaz. até que enfim outro v8tero nesse fórum.
abraços.
-
com referencia ao tópico, estou fazendo atualmente um cursinho de piloto aqui no autodromo de tarumã -rs (realizando meu sonho ) e uma das coisas e que me permitem fazer é andar com o meu carro antes das aulas. então aqui vão uns dados que coletei até o momento:
-
a pista daqui é uma das mais rápidas do brasil velocidades com curva de média e alta velocidades. dá para ficar em 4a e 5a tranquilo com o meu carro (minimo 80 e media 100-120 nas curvas e máxima 170+ no ret?o).
-
o meu carro é turbinado leve 0,5kg com lubrificação e alimentação originais. já andei mais de 30+ voltas em intervalos de 15~20 minutos, tocando forte, limitados apenas pelo aperto no anel . não deu para notar absolutamente nada de errado com o carro até agora.
-
o rapaz que cuida do autódromo me contou que o que mais acontece com os carro normais quando vão nesta pista é começar a bater pino por falta de lubrificação, em geral quando os carros começam a fazer as curvas médias a mais de 100km/h.
-
ele me contou que os marea normal e turbo são campoes em bater pino nesta pista.
-
o meu professor condena o em pistas e disse que os corsinhas de corrida dele com 95cv dão benga federal nos carros turbo, pela falta de controle do acelerador nas curvas.
dias atrás o meu professor o quadrado foi mostrar o tra?ada para uns iniciantes do curso com uma palio weekend 1.6 do aluno e eu inventei de seguir ele com o meu carro. 1a volta foi mansinho, 2a volta foi mais rápido, já na 3a volta e sentou tanto o po que foi me deixando para tr?s nas curvas, juro que fui atrás dele nas curvas usando apenas a fã cega pois meu carro ia deslizando pela pista de um lado para o outro, a única coisa que segurava o meu carro de não ir para as gramas eram os montinhos das zebras. minha conclusão é que vale mais experiencia ou um carro com suspensão do que qualquer carro turbinado.
-
-
lendo o post do zungalele lembrei que, quando fiz o curso de pilotagem aqui no autódromo de brasília, dei umas 20 voltas na pista com meu carro mesmo (santana 2.0), o nível de óleo estava entre o máximo e o mínimo (tudo bem, mais pro mínimo que pro máximo) e em nenhum momento a luz de óleo acendeu o carro de algum sinal de querer quebrar. a única ressalva é que pelos constantes ataques ?s zebras o acabamento do carro se soltou todo, ficou fazendo um monte de barulho. os sensores de desgaste das pastilhas de freio endoidaram por causa da temperatura (parei nos boxes com os freios fazendo fuma?a ) e desalinhei o carro depois de um ataque mais empolgado numa zebra (tá bom, vou falar a verdade: passei da zebra e fui na grama )….. o mais legal era o carro inclinando nas curvas e se torcendo todo quando subia nas zebras
uma coisa que o colega falou é verdade: por mais que uma pessoa ande rápido na rua, quando vai pra pista sente dificuldade.....
resumo da ?pera: carro alto, original, inclinando mais que tudo na curva e com o nível de óleo perto do mínimo: nada de problema de lubrificação
-
resumo da ?pera: carro alto, original, inclinando mais que tudo na curva e com o nível de óleo perto do mínimo: nada de problema de lubrificação
[snapback]339675[/snapback]
maaaais uma lenda urbana que vai por agua a baixo…mas pode acreditar que em breve vão lançar outras
-
sou louco pra dar umas voltas num autodromo
minha opiniao eh que um turbo feito por quem tem nocao, nao quebra nao. tambem o po direito do piloto é muito importante.
alguem poderia responder a duvida do nosso amigo azuth?
outra coisa, é possivel a gente aqui de sp participar dum track-day ai no rio? como é o esquema pra participar?
infelizmente, nao tenho conhecimento desse tipo de evento em interlagos. isso pq moro do lado sou louco pra entrar la e dar umas voltas
se alguem tiver alguma informacao, eu agradeceria abs
-
e me digam uma coisa, em relação a pneu .
? verdade que um track day acaba com jogo de pneus ? ou é lenda ?
[snapback]339723[/snapback]
isso depende bastante da forma de pilotar e do tempo de pista, tem gente que acaba com um jogo de pneus num evento e tem outros (como eu) que gastam em média uns 30% dos pneus.
-
normalmente no rj quem organiza é a oktane, acho que é permitido para menbros de outro clubes…...
em interlagos vai ter esse organizado pelo dkw né ?
300 paus 30mim
[snapback]339756[/snapback]
não é atoa que la no rio fazem td e em sp não fazem.
e ainda por cima vão acabar com o autódromo la do rio =(
se bem que o de sp eles não acabaram fisicamente, mas moralmente aquilo ali (pra quem curte arrancadas e frequenta la desde 1987 como eu) ja era
-
-
bom, foi o rapaz que me contou, então ele me disse que lá pelas tantas os motores começam a fazer tec, tec, tec cada vez maior, mesmo indo pros boxes o barulho permanece por um tempo. então poderiam ser vêrias razões, mas parece ser uma coisa que se repete em vêrios veículos.
e sobre o desgaste dos pneus, notei que os meus estão lixadinhos numa tirinha pequena pelo lado de fora, tipo uns 2cm de largura. mesmo se eu gastasse bastante, daria para usar normal no dia a dia. acho que ainda posso fazer vêrias voltas antes gastar os pneus.
hehehe, as minhas saias dianteiras e traseiras também estão se rachando todo, mas isso eu não estou tão preocupado.
-
no meu caso em nenhum momento a temperatura do motor ficou perto de estar quente, ou parecido como num congestionamento. e digo ainda que o consumo na pista está melhor do que usando na cidade.
notei que com o turbo eu tenho bastante torque em rotações baixas e a potência geralmente fica sobrando nas curvas, então prefiro andar em uma marcha alta como 4a a 3500 do que uma 3a a 4700+. assim tenho mais controle e suavidade para fazer a curva e sair com rpmês sobrando na sa?da para acelerar.
-
no meu caso em nenhum momento a temperatura do motor ficou perto de estar quente, ou parecido como num congestionamento. e digo ainda que o consumo na pista está melhor do que usando na cidade.
notei que com o turbo eu tenho bastante torque em rotações baixas e a potência geralmente fica sobrando nas curvas, então prefiro andar em uma marcha alta como 4a a 3500 do que uma 3a a 4700+. assim tenho mais controle e suavidade para fazer a curva e sair com rpmês sobrando na sa?da para acelerar.
[snapback]339888[/snapback]
meu amigo, se o consumo na pista foi menor do que na rua, então vc estava passeando na pista . nos trackdays que participei aqui, geralmente foram 5 baterias de 30 minutos cada uma, gastei pelo menos 1 tanque de alcool, chegava na pista com o tanque cheio e pra voltar pra casa precisava passar no posto antes. meu carro é um gol 1.8mi aspro, a rotação na pista fica sempre entre 5000 e 6500rpm, as vezes 7000rpm em algumas reduzidas, né anderson ??
-
meu amigo, se o consumo na pista foi menor do que na rua, então vc estava passeando na pista . nos trackdays que participei aqui, geralmente foram 5 baterias de 30 minutos cada uma, gastei pelo menos 1 tanque de alcool, chegava na pista com o tanque cheio e pra voltar pra casa precisava passar no posto antes. meu carro é um gol 1.8mi aspro, a rotação na pista fica sempre entre 5000 e 6500rpm, as vezes 7000rpm em algumas reduzidas, né anderson ??
[snapback]339904[/snapback]
calma, calma que eu ainda estou aprendendo
amanhã de tarde eu tenho mais uma aulinha com direito a treinos livres.