Preparação gol bola ap 1.6: dúvidas
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teu motor é bom pq já é bem destaxad?o já fica mais bacana com turbo e dá pra abusar mais da pressão
eu tenho um 1.6 ex-mi agora com 2e e destaxado (+-9:1) e rodo com 2.2kg numa .50.48 da mp (que começou a fumar recentementa ainda na garantia…).
quanto ao acerto depende, já vê comentários de gente que manteve a injeção monoponto e colocou + 3 suplementares c/ his. e outros que tiraram tudo e partiram pra uma 2e/3e....
teu cabeçote é hidr?ulico ou mecanico?
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ol? pessoal, tudo certo?
sou novo nesse fórum e a princ?pio estou mais lendo e aprendendo do que postando, tem muita gente fera aqui, estou me sentindo em casa
tenho um gol cli 96 1.6 com injeção mono a gasolina e fiz recentemente o seguinte: bico branco de monza e passei a utilizar álcool, adiantei o ponto mais 9 graus, troquei filtro de combustável e pré-filtro da bomba (que continua sendo pra gasolina).
estou querendo a m?dio praso fazer uma preparação, a princ?pio pensei em aspirar, mas acho q os resultados de uma preparação aspirada em um ap 1.6 não vai ter bom custo x benefício como uma preparação turbo.
então tenho algumas dúvidas:
gostaria de turbinar injetado…sei q essa injeção mono é burra , mas estava pensando em usar perto de 0.8 bar:
teria como manter essa injeção?
precisaria de um bico auxiliar? qual vcs indica, qual aparelho de retardo de ponto e gerenciador de bico?
uma turbina tipo apl 240 ou perto disso seria ideal? qual configuração ficaria melhor pra uma pegada mais cedo e que suba legal até umas 7500rpm?
vale a pena a troca por um outro comando, que favore?a o torque em baixa e ajude no turbo-lag?
esse motor deve ter por volta de 8,5:1 de taxa....quanto poderia usar de pressão, sempre visando economia x durabilidade? um intercooler seria interessante?
desculpe o tamanho do texto, mas é que estou a um bom tempo pesquisando e toda ajuda será muito vêlida
obrigado a todos
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de fato num motor 1.6 com injeção monoponto tera dificuldades pra ter ganhos significativos em potência mantendo-se aspirado.
ja com turbo a conversa é outra, da pra vc manter ele com a injeção que veio no carro, mas vai precisar de mais um bico branco pra ajudar na alimentação. e com isso tb será preciso de um controlador de bico extra.
uma apl 240 é um pouco pequena, mas da pra rodar na boa, com resposta rápida no acelerador e motor girando legal em alta. uma apl 525 seria mais bem vinda, mas se vc ja tiver a 240 na mão, deixe a 525 pra um futuro upgrade. alias, até algo mais agressivo poderia ser usado dependendo de sua vontade.
com 0,8 bar vc não precisa de intercooler, ja que o ar não ira ser tão aquecido. ajudar na potência sim, o intercooler ajuda mesmo não sendo item obrigatério em seu caso.
o comando mais adequado pro teu caso é o original mesmo. o 027.7 eleva a faixa de torque e giro, e pelo que li, não é o que vc esta procurando.
alias, turbo lag com apl 240 não é pra ser nada significativo. seu motor tem que responder rapido e com o turbo acordando em giros bem baixos.
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de fato num motor 1.6 com injeção monoponto tera dificuldades pra ter ganhos significativos em potência mantendo-se aspirado.
ja com turbo a conversa é outra, da pra vc manter ele com a injeção que veio no carro, mas vai precisar de mais um bico branco pra ajudar na alimentação. e com isso tb será preciso de um controlador de bico extra.
uma apl 240 é um pouco pequena, mas da pra rodar na boa, com resposta rápida no acelerador e motor girando legal em alta. uma apl 525 seria mais bem vinda, mas se vc ja tiver a 240 na mão, deixe a 525 pra um futuro upgrade. alias, até algo mais agressivo poderia ser usado dependendo de sua vontade.
com 0,8 bar vc não precisa de intercooler, ja que o ar não ira ser tão aquecido. ajudar na potência sim, o intercooler ajuda mesmo não sendo item obrigatério em seu caso.
o comando mais adequado pro teu caso é o original mesmo. o 027.7 eleva a faixa de torque e giro, e pelo que li, não é o que vc esta procurando.
alias, turbo lag com apl 240 não é pra ser nada significativo. seu motor tem que responder rapido e com o turbo acordando em giros bem baixos.
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então…
ainda não tenho a turbina...qual seria a configuração dessa apl 525? e pegada dela começaria + - qual giro?
tava lendo sobre o controlador de bicos q o piu desenvolveu com a ajuda de vcs, é uma opção vêlida p/ essa minha preparação? ele controla bicos e o variação de ponto não ??
obrigado pela resposta
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apenas mandando menssagem aqui diretamente do japão para lhe dizer:
bem vindo
? sempre bom ter mais pessoas pra fam?lia…
espero que se sinta a vontade...
e se precisar de algumas peças só me da um toque hahahaha
abraços
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vlw huguinhuw, já estou me sentindo em casa….qquer coisa peão pra vc me enviar um motorzim completo via sedex ok?
abraços
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então…
ainda não tenho a turbina...qual seria a configuração dessa apl 525? e pegada dela começaria + - qual giro?
tava lendo sobre o controlador de bicos q o piu desenvolveu com a ajuda de vcs, é uma opção vêlida p/ essa minha preparação? ele controla bicos e o variação de ponto não ??
obrigado pela resposta
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vou te passar uma ideia pra vc montar:
- caixa quente .48 pulsativa, eixo 52mm / caixa fria .42, rotor 44mm. fica com pegada rapida, te garante uma potência legal e não amarra nada em alta até com mais pressão do que vc quer usar agora. e com isso vc pode instalar um booster sem ser obrigado a trocar a turbina tão cedo.
afirmar vai dar pega a tantos rpms é muito subjetivo. a pegada depende de varios fatores alem do turbo q vc usa.
uso o controlador do piu, pena que ele não fabrica mais, pois é completo (controla bico(s) e ainda faz retardo de ponto).
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vou te passar uma ideia pra vc montar:
- caixa quente .48 pulsativa, eixo 52mm / caixa fria .42, rotor 44mm. fica com pegada rapida, te garante uma potência legal e não amarra nada em alta até com mais pressão do que vc quer usar agora. e com isso vc pode instalar um booster sem ser obrigado a trocar a turbina tão cedo.
afirmar vai dar pega a tantos rpms é muito subjetivo. a pegada depende de varios fatores alem do turbo q vc usa.
uso o controlador do piu, pena que ele não fabrica mais, pois é completo (controla bico(s) e ainda faz retardo de ponto).
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legal ka…eu poderia usar 0.8 e um booster pra quanto com essa configuração? minha injeção + 1 bico auxiliar suportaria essa pressão de booster na boa?
se eu partisse pra lago mais forte, valeria a pena fazer alguma preparação no cabeçote? ou troca-lo por um ap 2.0 dos novos e passar pra mecânico? será q vale a pena?
quero um carro dácil e com boa pegada....poxa, uma pena q o piu nao fabrica mais.....agora vou ter q estudar uma outra forma de retardo....não quero usar distribuidor travado, gostaria de conciliar desempenho com economia...
abraços
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legal ka…eu poderia usar 0.8 e um booster pra quanto com essa configuração? minha injeção + 1 bico auxiliar suportaria essa pressão de booster na boa?
se eu partisse pra lago mais forte, valeria a pena fazer alguma preparação no cabeçote? ou troca-lo por um ap 2.0 dos novos e passar pra mecânico? será q vale a pena?
quero um carro dácil e com boa pegada....poxa, uma pena q o piu nao fabrica mais.....agora vou ter q estudar uma outra forma de retardo....não quero usar distribuidor travado, gostaria de conciliar desempenho com economia...
abraços
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pode pensar em booster pra 1,4/1,6 bar. pra mais que isso seria melhor uma caixa fria .50. se quiser ainda mais, ai tem que mudar a caixa quente.
qto ao bico extra x pressão, isso vc só vai saber na hora que montar o motor, infelizmente certas coisas só se tem como saber a partir de testes práticos.
no papel tudo é muito bonito, mas na real muita coisa muda.
distribuidor travado é fria mesmo, não permita que façam isso no seu motor.
um cabeçote de 2.0 daria mais folego pro seu motor, com certeza te traria mais força, motor mais cheio sem ter que abusar da pressão do turbo.
a grande jogada é vc caprichar no acerto e depois usar o turbo só pra enxer melhor o motor.
tem cara que não liga (as vzs por incompet?ncia) de fzr um ajuste preciso no motor e enfia um turbocompressor pequeno no escapamento e manda o carro embora na mão do cliente, q nunca teve carro turbo e sai feliz da vida com um carro que poderiar ser muito melhor do que está, mesmo sem gastar mais dinheiro no projeto.
o que mais se ve por ai é turbo com um motor pendurado ao lado la debaixo do capo, quando o certo é motor com um turbo instalado nele.
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vlw ka
eu quero fazer um motor dimensionado e não abusar somente da pressão, pq uso o carro diariamente, apesar de ter outro carro na garagem. penso em algo como 0.8 mesmo e talvez um booster pra 1.5 no máximo mas não quero usar componentes forjados e uma embreagem muito dura q inviabilize o uso no dia-dia. eu acho q esse motor 1.6 gira bem e é bem resistente e o cambio tem relações longas e vai casar muito bem com um kit turbo.
quem tiver mais idéias por favor postem, quero preparar esse carro com a orientação do pessoal
grato
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bom galera valew pela recepcao de todos..
obrigado por todos ajuda ele…zoster camarada meu..quase irmao pustiso..hehehe...
infelizmente nao manjo mto entao vo ficando por aqui ...
obrigado a todos
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valew gelin
mas assim, quero deixar esse topico aberto…se alguem tiver mais algum comentário q possa me ajudar agrade?o
estou curtindo muito o forum, aprendendo bastante e espero poder contribuir de alguma forma
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se não me engano esse motor tem a mesma taxa de compressão dos mi.
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tem nao.. é a mesma dos carburados….
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fala primo, blz…
entaum, esse skema que o ka flw eh fmz... para o seu uso, eu falaria pra vc colocar 0.6 kg e booster pra 1.2 kg... ficaria mto bom e sem riscos...
booster eh barato... vale a pena...
como vc usa mto pra ir com a tia no hospital e talz... e roles de fim de semana...
como a galera falou ae, um bico branco igual ao que vc colocou ae jah fica legal, mais tem q ter algo pra controlar esse bico....
abraços e valeu pelo convite...
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no meu carro (que nao ta montado ainda) uso um digipulse pressure e um bico branco….
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essa digipulse só controla bico né, como vc vai fazer o retardo de ponto?
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infelizmente por questao de custo, ele vai ser (travado, mandrake, shot-plug… sei lá) até que depois eu faça um upgrade para biela kombi, pistao alcool, gerenciador com atrazo...
como no comeco vou rodar com pressao baixa, vamos fazer uns testes...
o carro no motorbola/fluff todavam com essa injeção ou ignição e nao sabemos por que carga daguas, no carro do fluff ela comecava em 22 e terminava em 18
no carro no motorbola, ta 100% original, ele roda com picos de 1.8k...
so montando pra ver...
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o meu tb tá rodando carburado, com o modulo controlando a ignição, sem o sp, e o ponto começa em 18 e atraza pra 15.
mas qdo vc tira o short plug com a injeção, parece que ela empobrece em alguns regimes, dá umas falhas, etc…
meu carro bem no inicio, a mais de 2 anos, o preparador acertou ele com 4 bicos+hpi e sem o sh pra travar o ponto. o carro era uma merda, empobrecia muito em alta, isso com 0,8kg e 4 bicos de astra com 55 de vaz?o.
será que no teu caso precisa tirar o short mesmo. se ficar com, ele adianta muito?