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Fórum associado a rio + 20 revela viabilidade de veículos elétricos no brasil

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    mlbimmer
    escreveu em última edição por
    #1

    foto: marcus lauria nissan leaf

    o carro elétrico ainda está em fase embrionária no brasil, mas não é por falta de dedicação, de organizações não governamentais e privadas, que em conjunto ou separadamente, trabalham para que o brasil esteja inserido no que há de mais moderno no setor automobilístico global.

    neste sentido, muito se evoluiu nesta semana da rio + 20, especialmente no fórum global em mobilidade elétrica, organizada pela associação brasileira do veículo elétrico é abve, que com outros parceiros discutiram a viabilidade e o futuro do carro elétrico no brasil.

    além de revelar dados recentes, o encontro serviu para reunir expoentes do setor automobilístico ?verde? e pessoas interessadas na preservação do meio ambiente. dentre várias contribuições ressalta-se a exposição da itaipu binacional, que revelou a sua experiência no resgate e desenvolvimento do veículo elétrico no brasil.

    segundo celso novais, assessor de mobilidade elétrica e sustentável da binacional, o nosso país poderia estar economizando oito usinas do seu porte por ano, caso utilizasse energia elétrica na frota nacional. a itaipu binacional e seus parceiros (fiat, iveco, mitsubishi, agrale entre outros) está em fase adiantada de evolução de seus protótipos de veículos elétricos.

    o presidente executivo da associação brasileira do veículo elétrico é abve, pietro erber, defendeu a importância de ter uma política pública para os ves priorizando os seguintes pontos: tratamento fiscal diferenciado, controle de emissões e incentivo ao sucateamento de veículos obsoletos, preços das energias compatíveis com seus custos de obtenção e utilização, cobrança de externalidades negativas para financiar a racionalização dos transportes.

    para pietro, a difusão do carro elétrico no brasil, depende de pelo menos três medidas: a) fiscal é redução de impostos e taxas dos ves (o imposto sobre a propriedade de veículos automotores – ipva deve ser cobrado proporcionalmente ao consumo e ao espaço ocupado; b) carregamento é expansão de rede, padronizar conexões, incentivar carregamento fora de ponta e apoio das empresas distribuidoras;  c) produção local é produzir ves localmente, criar fontes de financiamento e padronização.

    a renault-nissan colocou três veículos em exposição no local do vento (eletrobras furnas, em botafogo, rio de janeiro): renault fluence z.e, twizy z.e e o nissan leaf, que chamaram bastante atenção dos frequentadores. eu pessoalmente pude testar o espaço do modelo twizy z.e, cuja versão inicial na europa será equipada com motor de sete cavalos de potência e autonomia de 45 quilômetros.

    por lá, dirigi-lo somente é permitido nas cidades, não requer carteira de motorista e pode ser conduzido por pessoas acima de16 anos. na europa, o twizyz.e será vendido por 7.000 euros (em torno de r$ 16.000 ao câmbio de 2,27), porém, será necessário pagar mais 70 euros pelo leasing das baterias.

    participaram ou estiveram presentes no evento muitas personalidades, como sr. toshiyakiotani – director renault-nissan alliance, sra. kathleen abdalla é chefe divisão desa das nações unidas em nova iorque, sr. henning dornbusch é presidente da bmw brasil, sr. fred ni é vice_presidente da montadora chinesa byd, sr. ralph wahnschafft é divisão desenvolvimento sustentável das nações unidas em nova iorque, sr. jean-pierre loubinoux é diretor geral da international union of railways em paris na frança, sr. anwarul k. chowdhury é embaixador e presidente do fórum global de aglomerados humanos, sr. charles tang é presidente da câmara de comércio brasil-china, sr. pietro erber presidente executivo da associação brasileira do veículo elétrico, sr. jayme buarque de hollanda – presidente do instituto nacional de eficiência energética é inee, prof. luiz pecorelli da urj, prof. marcio dáagosto coordenador programa engenharia de transporte da universidade federal do rio de janeiro é ufrj entre outros.

    agora basta apenas o governo brasileiro decidir e agir para que a nossa indústria automobilística não fique distante dos países mais adiantados no setor de veículos elétricos.

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