Intercooler vale a pena ?
-
fala galera do preparados… sou novo aqui e acho legal e muito util essas discussoes, tenho um gol 1.8 turbo 1986... motor standard usando uma master power .50 / 102 e 3e na veia com bico extra... anda muito liso a 1.2 kgs de pressão e estava lendo sobre o uso do intercooler e gostaria de saber a opinião de voces, vale o investimento é só uso o carro em dias de sol e geralmente nos finais de semana... tenho o termo tape que realmente baixa o calor um pouco do cofre... agradeço a atenção galera.
-
eu acho fundamental, quanto mais frio for o ar mais denso ele é mais potencia você ganha, mais ponto você pode usar. porém acredito que o pessoal as veses não use não pelo preço, mas pela dificuldade de instalação em alguns veiculos. o bico extra que vc usa ja ajuda na refrigeração do tubo de pressurização, porque o jato de combustivel sai do bico sob pressão e aumenta sua velocidade pulverizando combustivel cm temperatura baixa na admissão. é so fazer um teste pegue qualquer spray e vai perceber que o jato que sai de dentro é frio,é o mesmo principio usado em refrigeradores através do tubo capilar. bom, esse combustivel por sua vez rouba calor do ar e das paredes do tubo resfriando ele. e chega a resfriar bastante a ponto de resfriar tanto que o combustivel pode escorrer pelas paredes do tubo. depende de varios fatores. mas so resfria quando o bico pulsa. se não usar intercooler, devido a temperatura variando sempre para cima seu carro vai trabalhar muito rico devido ao ar muito quente. mas pra gol é capas de ter intercooler até nas casas bahia para vender, compra um e instala bem instaladinho que vai ficar bom e mais seguro. e não esquece refaz o acerto porque vai pedir mais combustivel quando pressurizar para alimentar teus novos cvs.
-
eu acho fundamental, quanto mais frio for o ar mais denso ele é mais potencia você ganha, mais ponto você pode usar. porém acredito que o pessoal as veses não use não pelo preço, mas pela dificuldade de instalação em alguns veiculos. o bico extra que vc usa ja ajuda na refrigeração do tubo de pressurização, porque o jato de combustivel sai do bico sob pressão e aumenta sua velocidade pulverizando combustivel cm temperatura baixa na admissão. é so fazer um teste pegue qualquer spray e vai perceber que o jato que sai de dentro é frio,é o mesmo principio usado em refrigeradores através do tubo capilar. bom, esse combustivel por sua vez rouba calor do ar e das paredes do tubo resfriando ele. e chega a resfriar bastante a ponto de resfriar tanto que o combustivel pode escorrer pelas paredes do tubo. depende de varios fatores. mas so resfria quando o bico pulsa. se não usar intercooler, devido a temperatura variando sempre para cima seu carro vai trabalhar muito rico devido ao ar muito quente. mas pra gol é capas de ter intercooler até nas casas bahia para vender, compra um e instala bem instaladinho que vai ficar bom e mais seguro. e não esquece refaz o acerto porque vai pedir mais combustivel quando pressurizar para alimentar teus novos cvs.
valeu julian… ja vou comecar a economizar pra colocar um ic decente... abraço
-
vamos colocar da seguinte forma, qual equipamento vc coloca que aumenta a potência (deixa o ar mais denso) e deixa mais seguro (menor tendencia a detonação) é com 1,2bar a temperatura de admissão ai passa fácil dos 100°c (pode pensar nuns 120°c num dia com uns 25° de ambiente fácil) isso aumenta muito a tendência a detonação, o que te obriga a usar menos ponto do que poderia. pra vc ter uma noção a 40°c na admissão um golf turbo usa a curva de ponto padrão, com 60°c tem em média uns 3~4° de atraso (depende do (rpm e carga)…. e a 90°c tira uns 9° que é o valor máximo de temperatura do ar que tem na tabela de correção de ponto pois a tabela de correção de carga (pressão) a partir de 60°c derruba a pressão de turbo... a 90°c a pressão é reduzida ao máximo ficando praticamente apenas a pressão da mola da wastegate
ps: esses valores são pra turbina original, que é pequena e pra gasolina comum.
-
vamos colocar da seguinte forma, qual equipamento vc coloca que aumenta a potência (deixa o ar mais denso) e deixa mais seguro (menor tendencia a detonação) é com 1,2bar a temperatura de admissão ai passa fácil dos 100°c (pode pensar nuns 120°c num dia com uns 25° de ambiente fácil) isso aumenta muito a tendência a detonação, o que te obriga a usar menos ponto do que poderia. pra vc ter uma noção a 40°c na admissão um golf turbo usa a curva de ponto padrão, com 60°c tem em média uns 3~4° de atraso (depende do (rpm e carga)…. e a 90°c tira uns 9° que é o valor máximo de temperatura do ar que tem na tabela de correção de ponto pois a tabela de correção de carga (pressão) a partir de 60°c derruba a pressão de turbo... a 90°c a pressão é reduzida ao máximo ficando praticamente apenas a pressão da mola da wastegate
ps: esses valores são pra turbina original, que é pequena e pra gasolina comum.
over,
eu uso pirômetro na admissão e no escape….antes do ic chegava nos 220º e agora não passa dos 50º nos tdays
**e uso 0,5 bar de turbo
http://www.4shared.com/photo/1jjj5435/motor_gaucho__intercooler_1.htm
http://www.4shared.com/photo/6o6zresw/motor_gaucho__intercooler_2.htm
http://www.4shared.com/photo/-lsdruw2/motor_gaucho__intercooler_5.htm**
-
oloko
é muito acima do que eu estou acostumado a ver…
dá uma olhada nesse topico: http://www.dragrace.com.br/forums/archive/index.php/t-2980.html
-
oloko
é muito acima do que eu estou acostumado a ver…
dá uma olhada nesse topico: http://www.dragrace….php/t-2980.html
na rua dava 120 a 160º , mas no tday é pé embaixo o tempo todo
uma vez meu carro deu problema na bomba elétrica e o escape chegou nos 900º…........normal era ir até os 840º
-
antes do de instalar o ic, temperatura do ar na admissão era 65°c @ 0,6 bar e alcançava 95°c @ 0,8 bar e nunca fui mais adiante.
agora com ic instalado a temperatura do ar fica sempre igual a temperatura ambiente + 5°c em média e acima de 100km/h.
já cheguei a 1,2 bar em curtíssimo espaço de tempo e a equação ficou a mesma.
-
antes do de instalar o ic, temperatura do ar na admissão era 65°c @ 0,6 bar e alcançava 95°c @ 0,8 bar e nunca fui mais adiante.
agora com ic instalado a temperatura do ar fica sempre igual a temperatura ambiente + 5°c em média e acima de 100km/h.
já cheguei a 1,2 bar em curtíssimo espaço de tempo e a equação ficou a mesma.
então, estes são os valores que eu estou acostumado a ver tbm… 220°c com 0,6bar acho que tinha algo de errado com o termopar e fosse algo realmente errado, até porque me atentei a aoutra coisa, acima de 120c° acho que todas as injeções (até a 1ap do xsara) vão marcar defeito no sensor de temperatura do ar por estar muito acima do limite de leitura (vai dar 5v no sensor e a central vai interpretar que existe um curto do sinal ao 5v) e acender a luz de injeção.
acima de 90°c a chance de detonação é muito maior do que a 60.
a temperatura desejada de admissão é de uns 50°c com pressão total... ai nenhum atraso precisa ser feito em relação ao padrão de 20 ou 25°c que as centrais tem no mapa basico.
-
antes do de instalar o ic, temperatura do ar na admissão era 65°c @ 0,6 bar e alcançava 95°c @ 0,8 bar e nunca fui mais adiante.
agora com ic instalado a temperatura do ar fica sempre igual a temperatura ambiente + 5°c em média e acima de 100km/h.
já cheguei a 1,2 bar em curtíssimo espaço de tempo e a equação ficou a mesma.
então, estes são os valores que eu estou acostumado a ver tbm… 220°c com 0,6bar acho que tinha algo de errado com o termopar e fosse algo realmente errado, até porque me atentei a aoutra coisa, acima de 120c° acho que todas as injeções (até a 1ap do xsara) vão marcar defeito no sensor de temperatura do ar por estar muito acima do limite de leitura (vai dar 5v no sensor e a central vai interpretar que existe um curto do sinal ao 5v) e acender a luz de injeção.
acima de 90°c a chance de detonação é muito maior do que a 60.
a temperatura desejada de admissão é de uns 50°c com pressão total... ai nenhum atraso precisa ser feito em relação ao padrão de 20 ou 25°c que as centrais tem no mapa basico.
e eu faço as leituras com o scanner à bordo, ou seja, leio exatamente o que a ecu recebe de informação e costumo selecionar neste caso só a temperatura do ar, o ponto de ignição e o tempo do pulso da injeção de maneira que o display fique grande e bem legível.
sinceramente eu não fazia fé de que um intercooler produzisse tamanho desempenho positivo com a temperatura, era (e ainda sou) marinheiro de primeira viagem em turbos…
o fato de ser frontal e ser totalmente exposto ao fluxo de ar devem estar fazendo muita diferença daqueles outros escamoteados dentro do para-lamas.
-
turbina pequena aquece mais o ar entao e bom sim um intercooler, meu carro tem turbina bem generosa, comando e cabeçotao e nao uso intercooler, uma e por que e muito aperdado meu carro, gol gti quadrado com ar condicionado, e como nao ando direto com pe embaixo nao vejo nescecidade, so acelero na pista em 201m e as vezes na br com 1,4k ate 5ª marcha que a temperatura do ar fica em 80º no final da 5ª com mais pressao a temperatura sobe sim mas ai as correçoes derubao o ponto e tudo fica bem hehehe, nos 201m que uso pressao de ate 2k a temperatura sobe a 90º
como aqui onde morro o clima e bem mais ameno nao vejo nescecidade no meu caso mas intercooler sempre e bom
-
realmente acho ic mto interessante. se a fabrica usa.
mas não adianta qualquer ic. um amigo tinha de l200 no ap 1.8 dele, com 1,4 kg. levou num cara que manda bem de turbos aqui na cidade e ele achou que o carro estava estranho e andando pouco para a pressão, mesmo com acerto correto. resolveram tirar o ic. o carro ganhou bastante potencia.
se for colocar, coloque um dimensionado para seu conjunto.
-
olá pessoal,que o intercooler é indispensável para uma boa preparação eu já percebi,principalmente com relação a evitar quebras.agora com relação ao desempenho eu queria saber mais ou menos quantos cavalos da pra ganhar com a instalação de um generoso intercooler,alguém sabe me dizer mais ou menos?
abraços a todos e obrigado.