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Intercooler vale a pena ?

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  • W Offline
    W Offline
    WILPNG
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    #7

    eu acho fundamental, quanto mais frio for o ar mais denso ele é mais potencia você ganha, mais ponto você pode usar. porém acredito que o pessoal as veses não use não pelo preço, mas pela dificuldade de instalação em alguns veiculos. o bico extra que vc usa ja ajuda na refrigeração do tubo de pressurização, porque o jato de combustivel sai do bico sob pressão e aumenta sua velocidade pulverizando combustivel cm temperatura baixa na admissão. é so fazer um teste pegue qualquer spray e vai perceber que o jato que sai de dentro é frio,é o mesmo principio usado em refrigeradores através do tubo capilar. bom, esse combustivel por sua vez rouba calor do ar e das paredes do tubo resfriando ele. e chega a resfriar bastante a ponto de resfriar tanto que o combustivel pode escorrer pelas paredes do tubo. depende de varios fatores. mas so resfria quando o bico pulsa. se não usar intercooler, devido a temperatura variando sempre para cima seu carro vai trabalhar muito rico devido ao ar muito quente. mas pra gol é capas de ter intercooler até nas casas bahia para vender, compra um e instala bem instaladinho que vai ficar bom e mais seguro. e não esquece refaz o acerto porque vai pedir mais combustivel quando pressurizar para alimentar teus novos cvs.

    valeu julian… ja vou comecar a economizar pra colocar um ic decente... abraço

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    • O Offline
      O Offline
      overspeed
      escreveu em última edição por
      #8

      vamos colocar da seguinte forma, qual equipamento vc coloca que aumenta a potência (deixa o ar mais denso) e deixa mais seguro (menor tendencia a detonação) é com 1,2bar a temperatura de admissão ai passa fácil dos 100°c (pode pensar nuns 120°c num dia com uns 25° de ambiente fácil) isso aumenta muito a tendência a detonação, o que te obriga a usar menos ponto do que poderia. pra vc ter uma noção a 40°c na admissão um golf turbo usa a curva de ponto padrão, com 60°c tem em média uns 3~4° de atraso (depende do (rpm e carga)…. e a 90°c tira uns 9° que é o valor máximo de temperatura do ar que tem na tabela de correção de ponto pois a tabela de correção de carga (pressão) a partir de 60°c derruba a pressão de turbo... a 90°c a pressão é reduzida ao máximo ficando praticamente apenas a pressão da mola da wastegate

      ps: esses valores são pra turbina original, que é pequena e pra gasolina comum.

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      • G Offline
        G Offline
        Gaucho
        escreveu em última edição por
        #9

        vamos colocar da seguinte forma, qual equipamento vc coloca que aumenta a potência (deixa o ar mais denso) e deixa mais seguro (menor tendencia a detonação) é com 1,2bar a temperatura de admissão ai passa fácil dos 100°c (pode pensar nuns 120°c num dia com uns 25° de ambiente fácil) isso aumenta muito a tendência a detonação, o que te obriga a usar menos ponto do que poderia. pra vc ter uma noção a 40°c na admissão um golf turbo usa a curva de ponto padrão, com 60°c tem em média uns 3~4° de atraso (depende do (rpm e carga)…. e a 90°c tira uns 9° que é o valor máximo de temperatura do ar que tem na tabela de correção de ponto pois a tabela de correção de carga (pressão) a partir de 60°c derruba a pressão de turbo... a 90°c a pressão é reduzida ao máximo ficando praticamente apenas a pressão da mola da wastegate

        ps: esses valores são pra turbina original, que é pequena e pra gasolina comum.

        over,

        eu uso pirômetro na admissão e no escape….antes do ic chegava nos 220º e agora não passa dos 50º nos tdays

        **e uso 0,5 bar de turbo

        http://www.4shared.com/photo/1jjj5435/motor_gaucho__intercooler_1.htm

        http://www.4shared.com/photo/6o6zresw/motor_gaucho__intercooler_2.htm

        http://www.4shared.com/photo/-lsdruw2/motor_gaucho__intercooler_5.htm**

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        • O Offline
          O Offline
          overspeed
          escreveu em última edição por
          #10

          oloko

          é muito acima do que eu estou acostumado a ver…

          dá uma olhada nesse topico: http://www.dragrace.com.br/forums/archive/index.php/t-2980.html

          1 Resposta Última resposta
          • J Offline
            J Offline
            JMZ
            escreveu em última edição por
            #11

            220 eu nunca vi nada igual, o meu sem intercooler chegava a 100~105 no maximo cm 0,8kg e com intercooler de gol 1000 fica nos 60~70 pressurizando e de t2. sem pressurizar quando para o carro a pressurização ta fria.

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            • G Offline
              G Offline
              Gaucho
              escreveu em última edição por
              #12

              oloko

              é muito acima do que eu estou acostumado a ver…

              dá uma olhada nesse topico: http://www.dragrace….php/t-2980.html

              na rua dava 120 a 160º , mas no tday é pé embaixo o tempo todo

              uma vez meu carro deu problema na bomba elétrica e o escape chegou nos 900º…........normal era ir até os 840º

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              • S Offline
                S Offline
                svcglobal
                escreveu em última edição por
                #13

                antes do de instalar o ic, temperatura do ar na admissão era 65°c @ 0,6 bar e alcançava 95°c @ 0,8 bar e nunca fui mais adiante.

                agora com ic instalado a temperatura do ar fica sempre igual a temperatura ambiente + 5°c em média e acima de 100km/h.

                já cheguei a 1,2 bar em curtíssimo espaço de tempo e a equação ficou a mesma.

                1 Resposta Última resposta
                • O Offline
                  O Offline
                  overspeed
                  escreveu em última edição por
                  #14

                  antes do de instalar o ic, temperatura do ar na admissão era 65°c @ 0,6 bar e alcançava 95°c @ 0,8 bar e nunca fui mais adiante.

                  agora com ic instalado a temperatura do ar fica sempre igual a temperatura ambiente + 5°c em média e acima de 100km/h.

                  já cheguei a 1,2 bar em curtíssimo espaço de tempo e a equação ficou a mesma.

                  então, estes são os valores que eu estou acostumado a ver tbm… 220°c com 0,6bar acho que tinha algo de errado com o termopar e fosse algo realmente errado, até porque me atentei a aoutra coisa, acima de 120c° acho que todas as injeções (até a 1ap do xsara) vão marcar defeito no sensor de temperatura do ar por estar muito acima do limite de leitura (vai dar 5v no sensor e a central vai interpretar que existe um curto do sinal ao 5v) e acender a luz de injeção.

                  acima de 90°c a chance de detonação é muito maior do que a 60.

                  a temperatura desejada de admissão é de uns 50°c com pressão total... ai nenhum atraso precisa ser feito em relação ao padrão de 20 ou 25°c que as centrais tem no mapa basico.

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                  • S Offline
                    S Offline
                    svcglobal
                    escreveu em última edição por
                    #15

                    antes do de instalar o ic, temperatura do ar na admissão era 65°c @ 0,6 bar e alcançava 95°c @ 0,8 bar e nunca fui mais adiante.

                    agora com ic instalado a temperatura do ar fica sempre igual a temperatura ambiente + 5°c em média e acima de 100km/h.

                    já cheguei a 1,2 bar em curtíssimo espaço de tempo e a equação ficou a mesma.

                    então, estes são os valores que eu estou acostumado a ver tbm… 220°c com 0,6bar acho que tinha algo de errado com o termopar e fosse algo realmente errado, até porque me atentei a aoutra coisa, acima de 120c° acho que todas as injeções (até a 1ap do xsara) vão marcar defeito no sensor de temperatura do ar por estar muito acima do limite de leitura (vai dar 5v no sensor e a central vai interpretar que existe um curto do sinal ao 5v) e acender a luz de injeção.

                    acima de 90°c a chance de detonação é muito maior do que a 60.

                    a temperatura desejada de admissão é de uns 50°c com pressão total... ai nenhum atraso precisa ser feito em relação ao padrão de 20 ou 25°c que as centrais tem no mapa basico.

                    e eu faço as leituras com o scanner à bordo, ou seja, leio exatamente o que a ecu recebe de informação e costumo selecionar neste caso só a temperatura do ar, o ponto de ignição e o tempo do pulso da injeção de maneira que o display fique grande e bem legível.

                    sinceramente eu não fazia fé de que um intercooler produzisse tamanho desempenho positivo com a temperatura, era (e ainda sou) marinheiro de primeira viagem em turbos…

                    o fato de ser frontal e ser totalmente exposto ao fluxo de ar devem estar fazendo muita diferença daqueles outros escamoteados dentro do para-lamas.

                    1 Resposta Última resposta
                    • O Offline
                      O Offline
                      overspeed
                      escreveu em última edição por
                      #16

                      sim, frontal é extremamente eficiente em relação aos laterais…

                      o risco de quebra diminui absurdamente se vc mantem temperatura perto dos 50°c... ja vi carro com mistura paupérrima (lambda >1) sem quebrar ...

                      1 Resposta Última resposta
                      • G Offline
                        G Offline
                        gti-xxe
                        escreveu em última edição por
                        #17

                        turbina pequena aquece mais o ar entao e bom sim um intercooler, meu carro tem turbina bem generosa, comando e cabeçotao e nao uso intercooler, uma e por que e muito aperdado meu carro, gol gti quadrado com ar condicionado, e como nao ando direto com pe embaixo nao vejo nescecidade, so acelero na pista em 201m e as vezes na br com 1,4k ate 5ª marcha que a temperatura do ar fica em 80º no final da 5ª com mais pressao a temperatura sobe sim mas ai as correçoes derubao o ponto e tudo fica bem hehehe, nos 201m que uso pressao de ate 2k a temperatura sobe a 90º

                        como aqui onde morro o clima e bem mais ameno nao vejo nescecidade no meu caso mas intercooler sempre e bom

                        1 Resposta Última resposta
                        • F Offline
                          F Offline
                          Fabio Lima
                          escreveu em última edição por
                          #18

                          realmente acho ic mto interessante. se a fabrica usa.

                          mas não adianta qualquer ic. um amigo tinha de l200 no ap 1.8 dele, com 1,4 kg. levou num cara que manda bem de turbos aqui na cidade e ele achou que o carro estava estranho e andando pouco para a pressão, mesmo com acerto correto. resolveram tirar o ic. o carro ganhou bastante potencia.

                          se for colocar, coloque um dimensionado para seu conjunto.

                          1 Resposta Última resposta
                          • S Offline
                            S Offline
                            Schucht
                            escreveu em última edição por
                            #19

                            no meu kadett dificilmente passa dos 40°. tem que ser em dias quentes da capital goiana.

                            eu estou muito satisfeito com o resultado do ic.

                            1 Resposta Última resposta
                            • Z Offline
                              Z Offline
                              zinhoabreu
                              escreveu em última edição por
                              #20

                              olá pessoal,que o intercooler é indispensável para uma boa preparação eu já percebi,principalmente com relação a evitar quebras.agora com relação ao desempenho eu queria saber mais ou menos quantos cavalos da pra ganhar com a instalação de um generoso intercooler,alguém sabe me dizer mais ou menos?

                              abraços a todos e obrigado.

                              1 Resposta Última resposta
                              • J Offline
                                J Offline
                                Juninho_Carica
                                escreveu em última edição por
                                #21

                                vale muito a pena, tenho um ap 2.0 fluxo cruzado todo forjado e com 1.4kg no pé(ainda sem booster ) com intercooler de 2pol lateral e com o pé trancado não passa dos 65º e em dias de frio aqui no rio de janeiro(que não é muito) andando de boa chegou ao mínimo de 23º. minha turbina é uma biagio reflow .50/82… agora vamos ver como se comporta com o booster.

                                1 Resposta Última resposta
                                • Z Offline
                                  Z Offline
                                  zinhoabreu
                                  escreveu em última edição por
                                  #22

                                  vale muito a pena, tenho um ap 2.0 fluxo cruzado todo forjado e com 1.4kg no pé(ainda sem booster ) com intercooler de 2pol lateral e com o pé trancado não passa dos 65º e em dias de frio aqui no rio de janeiro(que não é muito) andando de boa chegou ao mínimo de 23º. minha turbina é uma biagio reflow .50/82… agora vamos ver como se comporta com o booster.

                                  ok,mas então,vc tem idéia de quantos cvs da pra ganhar só com o intercooler?abraço

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • W Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #23

                                    amigo zinho… o intercooler se for no conjunto turbo pode -se ganhar uns 20 ou 40 cv devido a temperatura estavel ... mas apenas ele no motor original uns 10% quem sabe...

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • Z Offline
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                                      zinhoabreu
                                      escreveu em última edição por
                                      #24

                                      amigo zinho… o intercooler se for no conjunto turbo pode -se ganhar uns 20 ou 40 cv devido a temperatura estavel ... mas apenas ele no motor original uns 10% quem sabe...

                                      ok,eu comprei um intercooler importado do japão com bocais de 2¹/2 e a caixa tem 3 de espessura,tem 580mm de largura,285mm de altura.agora pergunto,através dessas medidas é possível ter uma ideia de quantos cvs o carro vai ganhar ou somente instalando é que da pra ver?ha e tem a pandoo ainda que da pra ganhar mais uns cvs né.abraço

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • W Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #25

                                        amigo to procurando um desses quanto pagou ?… geralmente estes intercoolers japoneses se for tudo em metal (sem plastico nas laterais) guentam bastante pressão... agora quanto vai ganhar só instalando e sentindo ou colocando no dino.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • G Offline
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                                          Gaucho
                                          escreveu em última edição por
                                          #26

                                          amigo zinho… o intercooler se for no conjunto turbo pode -se ganhar uns 20 ou 40 cv devido a temperatura estavel ... mas apenas ele no motor original uns 10% quem sabe...

                                          ok,eu comprei um intercooler importado do japão com bocais de 2¹/2 e a caixa tem 3 de espessura,tem 580mm de largura,285mm de altura.agora pergunto,através dessas medidas é possível ter uma ideia de quantos cvs o carro vai ganhar ou somente instalando é que da pra ver?ha e tem a pandoo ainda que da pra ganhar mais uns cvs né.abraço

                                          zinho,

                                          icooler não aumenta potência…......apenas não deixa perder

                                          1 carro frio sem icooler, na 1ª puxada virá a maior potência possível..........mas a cada puxada a potência vai diminuir pois a c o ar entrando cada vez + quente, a mistura vai engordar cada vez +.......

                                          c o icooler a pot. vai se manter estável depois de algumas puxadas

                                          1 Resposta Última resposta

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