Será o honda fit ev uma ameaça aos concorrentes?
-
foto: divulgação / honda fit ev
acaba de chegar no mercado da califórnia, estados unidos, mais um carro elétrico. desta vez, foi o aguardado honda fit evhatchback (já modelo 2013) totalmente elétrico. trata-se de um carro compacto, ligeiro, fácil de estacionar, tem boa retomada e obtém o maior índice de eficiência comparado com os demais carros elétricos do mercado, segundo a environmental protectionagency? epa, órgão norte americano de controle do meio ambiente.
mas, não é apenas isso que faz do fit um grande competidor. de sobra,ele tem alcance de 140 quilômetros a mais do que o nissan leaf, seu maior concorrente. equipado com motor do fcx clarity, o honda fit concept ev fez sua estreia mundial em 2010, no salão do automóvel de los angeles. já o modelo que vai para a produção foi demonstrado no salão de los angeles de 2011.
** o seu motor desenvolve uma potência de pico de 92 quilowatts (123 cavalos)**
com velocidade máxima limitada a 150km/h.ele vem equipado com bateria de que utiliza células de lítio-titanato de óxido, fornecidos pela toshiba, com capacidade de 20 quilowatt-hora.
outro benefício do fit ev é que elepodeser completamente recarregadoem menos de três horas. os revendedores autorizados vendem e instalam o equipamento de recarga nas residências dos proprietários.
porém, comprá-lo não será tarefa fácil, pois ele será comercializado em cota de apenas 1.100 unidades especialmente para atender a exigência do governo da califórnia, que exige cota de venda de carros com emissão zero. por lá, para cada lote equipado com motor a combustão, o fabricante terá que vender uma quantidade estabelecida pelo governo de carros ?verdes?.
a honda já antecipou que o honda fit ev será comercializado também nos mercados de portland, oregon, e a partir da próxima primavera, chegará na costa leste em cidades como: boston, nova york, hartford, baltimore e washington.
a honda anunciou em 29/06/2012, nos estados unidos, que o novo honda fit ev 2013, estará disponível apenas para locação a partir 20 de julho de 2012, com prazo de arrendamento de três anos e valor fixo de u$389,00 mensais.
vamos torcer para que o governo brasileiro regulamente os veículos elétricos,evitando que o mercado brasileiro fique muito atrás dos vizinhos argentina e chile, que já tem política pública para os veículos ?verdes?.
ótima semana,
evaldo costa