Toyota ignora iene valorizado e aposta em produção no japão
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marca também crê em crescimento da lexus
diante da necessidade cada vez mais evidente de contenção de custos, a toyota anunciou que pretende continuar fabricando carros nos estados unidos e china sem deixar de importar veículos do japão.
durante o lançamento do novo lexus es, a toyota afirmou que espera limitar a produção de veículos no japão em três milhões de unidades por ano – o que corresponde a 40% do total de automóveis e utilitários produzidos pela empresa em todo o mundo. até a marca lexus está comprometida com a meta, inclusive porque, atualmente, a divisão de luxo da toyota produz apenas o utilitário esportivo rx fora do japão.
todas as montadoras japonesas estão sofrendo com a valorização do iene, causando instabilidade e queda nos lucros das exportações. a atual estratégia adotada para a lexus sujeita os resultados da marca às variações cambiais, mas os executivos da toyota garantem que a decisão de vender veículos feitos no japão é acertada.
“nossos carros possuem custos de produção que nos permitirão continuar produzindo veículos no japão mesmo se o iene chegar a uma eventual proporção de 80 ienes para 1 dólar. nossa política é proteger a produção de carros no japão até o limite”, declarou o vice-presidente executivo da lexus international, kazuo ohara.
a toyota aposta que a nova linha es, composta inclusive por um modelo híbrido, conseguirá elevar as vendas globais da empresa em mais de 60%. o otimismo é tamanho que a empresa espera ver a lexus de volta à liderança das marcas premium nos estados unidos, posto este perdido em 2011, quando os desastres naturais ocorridos no japão prejudicaram o desempenho do conglomerado.