Bndes libera r$ 342 mi para vw fazer up no brasil
-
quantia também será aplicada em projeto de novo sedã médio e em projetos sociais
o banco nacional de desenvolvimento econômico e social (bndes) aprovou um financiamento de 342 milhões de reais para a volkswagen do brasil desenvolver novos automóveis no país e ampliar projetos sociais de sua fundação.
o aporte será aplicado na produção local do up!, subcompacto lançado na europa no final de 2011 e chamado por lá de “fusca do século 21”, principalmente por ser o modelo de grande volume de vendas - e fundamental no ambicioso plano da vw de se tornar líder mundial até 2018. o dinheiro emprestado pelo bndes também será investido na produção de um novo sedã médio, provavelmente posicionado abaixo do jetta, e em reestilizações – ou facelifts, como diz o bndes – de modelos vendidos atualmente pela empresa.
com o montante financeiro, a vw deve modernizar as fábricas de são bernardo do campo e taubaté (ambas em são paulo) e são josé dos pinhais (pr), ao invés de construir uma nova planta no nordeste, como era especulado anteriormente. sobre o sedã médio, o modelo ocuparia o lugar do finado bora, e são grandes as chances do carro ser um projeto global, decisão que seria fundamental no ambicioso planejamento da volkswagen em assumir o topo das vendas mundiais dentro de seis anos.
além do financiamento dos novos modelos, dois projetos da fundação volkswagen serão beneficiados. o primeiro deles é o costurando o futuro, que passará a oferecer oficinas de corte e costura aos interessados que morem nos arredores da fábrica de são josé dos pinhais – o projeto já é oferecido em são bernardo do campo. o outro projeto é o aceleração da aprendizagem, que busca incentivar o estudo de crianças e será estendido para o espírito santo. atualmente, o projeto é praticado apenas em resende (rj).