Freio - sugestões
-
olá,
já estou planejando meu freio traseiro, tenho tudo, exceto as pinças…..
opções disponíveis nos ferro-velhos daqui :
pinças do golf / a3 (r$550 o par)
pinças do fiat marea/ brava (r$300,00 o par)
tava vendo as pastilhas, as do marea são absurdamente caras....a do golf é mais acessível (quase menos que a metade do preço)
aí vai :
-
qual dos dois modelos é mais fácil puxar o cabo do freio de mão ?
-
as pastilhas da syl tem um preço interessante (marea) mas como o disco que vou usar tem que usinar pra entrar o cubo, se essas syl forem muito duras, vai me ferrar os discos cedo...
-
essas pinças são de marca lucas , é tranquilo comprar jogo de reparo? (não vou montar uma peça de freio sem antes revisar)
valeu pessoal, prometo depois reforçar nosso acervo postar fotos da montagem, ajustes etc.....
-
-
qual o carro vai adaptar? se for família gol coloca um kit da powerbrakes trazeiro, já vem tudo pronto plug and play, e ainda parcela no cartão…
ou faz como eu, procura o kit trazeiro do golf gti/glx 1995 é tudo plugandplay e o freio de mão adapta fácil, fácil...
-
pessoal, consegui as do marea por um preço bem menor do que postei…..garimpo cansativo (r$200 as duas)
outra ajuda....o pistão dela é de 34mm, onde posso encontrar o kit de reparo (borrachas e o`ring) das pinças ?
as pastilhas achei as da bendix a um preço honesto .....mas não comprei ainda.
vou ver as ecopads, como sugeriu o colega lancia....
vai adaptar em qual carro é veja o preço das pinças do c3, c4, peugeot 307 etc
gaucho, as pinças do c3 ou 206 serviriam….mas me pediram uma $$$$$ lascada, r$400 em cada pinça
qual o carro vai adaptar? se for família gol coloca um kit da powerbrakes trazeiro, já vem tudo pronto plug and play, e ainda parcela no cartão…
ou faz como eu, procura o kit trazeiro do golf gti/glx 1995 é tudo plugandplay e o freio de mão adapta fácil, fácil...
gol quadrado…...estou seguindo uma receita que já ví num bola 97....
o kit da pb é caro pra kct....fiz um levantamento e estou comprando tudo em separado e aos poucos, conforme casa o orçamento
-
acompanhando, isso muito me interessa…
o kit da powerbrakes a disco nas 4 rodas é bem caro, mas se for necessário farei o investimento.
to pensando em montar com pinças de santana + discos ventilados 256mm + hidrovacuo e cilindro mestre (22 ou 24mm?) novos.
se eu montar com as pinças dianteiras do santana, não colocarei disco traseiro.. não confio muito nessas adaptações assim... deve ser tenso regular calibragem dos freios na dianteira/traseira, e travar a traseira é bem complicado né
ou eu monto o kit completo das 4 rodas a disco de um carro só, ou ficarei só nas dianteiras mesmo...
oque pode-se fazer com os tambores traseirosó ouvi dizer dos tambores da saveiro, procede?
-
acompanhando, isso muito me interessa…
o kit da powerbrakes a disco nas 4 rodas é bem caro, mas se for necessário farei o investimento.
to pensando em montar com pinças de santana + discos ventilados 256mm + hidrovacuo e cilindro mestre (22 ou 24mm?) novos.
se eu montar com as pinças dianteiras do santana, não colocarei disco traseiro.. não confio muito nessas adaptações assim... deve ser tenso regular calibragem dos freios na dianteira/traseira, e travar a traseira é bem complicado né
ou eu monto o kit completo das 4 rodas a disco de um carro só, ou ficarei só nas dianteiras mesmo...
oque pode-se fazer com os tambores traseirosó ouvi dizer dos tambores da saveiro, procede?
bruno ramos, qual carro? mesmas dúvidas me seguem… adaptar pro traseiro entrar depois do dianteiro (se for a disco), não sei se qualquer lugar faz direito o serviço quando se trata de freios nem perto chego. tive que fazer o do meu santana mês passado e fiquei em cima pra ver o resultado, ta ancorando agora já o do gol... vou ter que fazer o dianteiro só que quero aumentar e o traseiro queria fazer o mesmo, mas deixar no tambor mesmo... daqui a pouco alguém que manja aparece rsrsrs
abraços galera
-
na dianteira, tô usando discos ventilados, com as pinças varga da saveiro g3. plug and play.
no caso das pinças dianteiras de santana (256mm) a tua roda tem que ser de 14 pra cima…....
os tambores da saveiro ou da quantum cheguei a cogitar, mas (pra mim) é chover no molhado .
**sobre a adaptação de disco traseiro, os depoimentos que conheço, falando-se dos vw []
-
não trava as 4 de uma vez, mesmo usando o cilindro mestre original
-
usa-se a válvula equalizadora do palio weekend, funcionando 100%, sem problemas
-
mesmo usando kit do extinto golf mexicano, as traseiras travam antes….
o que deve estar ocorrendo (3 situações distintas) é que estão misturando componentes já malhados...nego compra a pinça no desmanche, (acha que tá boa e instala à galega), cilindro mestre já cansado, e por aí vai...vou revisar tudo antes, pra ter um patamar seguro de avaliação** o que pretendo fazer:
-
usar a equalizadora do fiesta, que segura mais a pressão na linha traseira - vou fazer um teste de rodagem preliminar em um lugar seguro e aberto
-
distribuidor de pressão (acho que é esse o nome) vendido na summit - foi o que um conhecido usou no voyage dele e acertou 100% - (tô quase partindo direto pra essa)
um detalhe: das pinças existentes pra traseira a do marea / monza gls é que possui o menor diâmetro do êmbolo. as do a3 e golf sapão são 42mm, snme
resumindo: maior diâmetro = mais sensível a travamento
já que teve pessoal interessado, vou postando maiores informações aos poucos
-
-
para o meu carro, trata-se de um vw passat 1981. no momento o carro ta com as 13 véia com pneu careca porque está na funilaria.
mas estou usando as 15 de ferro do gm astra com pneus novos 195/50/15… talvez eu troque as rodas para ventilar melhor futuramente.
no site da powerbrakes tem um cilindro mestre de 22mm para utilizar quando se utiliza freio a disco na traseira:
http://www.powerbrakes.com.br/182126/cilindro
não sei, mas acho que pode influenciar…
encontrei as pinças do santana 256mm por r$150,00.. vale a pena investir nas pinças 256mm usadas, pastilhas novas, disco novo ventilado e se encontrar frisado, dot 5.1, cilindro mestre + hidrovacuo novo (qual tamanho)? e tambor traseiro de saveiro?
-
na dianteira, tô usando discos ventilados, com as pinças varga da saveiro g3. plug and play.
no caso das pinças dianteiras de santana (256mm) a tua roda tem que ser de 14 pra cima…....
os tambores da saveiro ou da quantum cheguei a cogitar, mas (pra mim) é chover no molhado .
**sobre a adaptação de disco traseiro, os depoimentos que conheço, falando-se dos vw []
-
não trava as 4 de uma vez, mesmo usando o cilindro mestre original
-
usa-se a válvula equalizadora do palio weekend, funcionando 100%, sem problemas
-
mesmo usando kit do extinto golf mexicano, as traseiras travam antes….
o que deve estar ocorrendo (3 situações distintas) é que estão misturando componentes já malhados...nego compra a pinça no desmanche, (acha que tá boa e instala à galega), cilindro mestre já cansado, e por aí vai...vou revisar tudo antes, pra ter um patamar seguro de avaliação** o que pretendo fazer:
-
usar a equalizadora do fiesta, que segura mais a pressão na linha traseira - vou fazer um teste de rodagem preliminar em um lugar seguro e aberto
-
distribuidor de pressão (acho que é esse o nome) vendido na summit - foi o que um conhecido usou no voyage dele e acertou 100% - (tô quase partindo direto pra essa)
um detalhe: das pinças existentes pra traseira a do marea / monza gls é que possui o menor diâmetro do êmbolo. as do a3 e golf sapão são 42mm, snme
resumindo: maior diâmetro = mais sensível a travamento
já que teve pessoal interessado, vou postando maiores informações aos poucos
já aconteceu comigo de ônibus travar uma roda traseira antes das dianteiras (mercedes oem - 500/ 17-260 disco nas 4…), deu pra sentir que era a do lado esquerdo na entrada do túnel da conceição, piso molhado(esses cimento branco) véio... a m.... que podia ter dado quando eu consegui segurar o bicho tava na saída do túnel, dançou pra tudo que era lado (drift puro nego ) as velhinhas do 476/petrópolis puc estavam tudo de cabelo em pé e o cobrador quase passou mau... e pasme eu tava a 30 km/h quando dei uma leve beliscada no freio pra segurar no retarder (quem dirigiu caminhão sabe, é só na caixa que segura...), sabe-se diabos lá pq q travou aquela porcaria...
na hora só conta o instinto, mas depois eu parei e pensei bem oq uma falhazinha, por mínima que seja num sistema de freio pode causar...
mas sobre o assunto oq vi (e ouvi) sobre válvulas equalizadoras, causos de usarem a do vectra tb que funcionou bem em vw... mas não sei muito sobre, só sei q esses dispositivos servem pras dianteiras entrarem um pouco antes das traseiras. fato que faz sentido
-
-
para o meu carro, trata-se de um vw passat 1981. no momento o carro ta com as 13 véia com pneu careca porque está na funilaria.
mas estou usando as 15 de ferro do gm astra com pneus novos 195/50/15… talvez eu troque as rodas para ventilar melhor futuramente.
no site da powerbrakes tem um cilindro mestre de 22mm para utilizar quando se utiliza freio a disco na traseira:
http://www.powerbrak…182126/cilindro
encontrei as pinças do santana 256mm por r$150,00.. vale a pena investir nas pinças 256mm usadas, pastilhas novas, disco novo ventilado e se encontrar frisado, dot 5.1, cilindro mestre + hidrovacuo novo (qual tamanho)? e tambor traseiro de saveiro?
bruno, o preço das pinças 150,00 o par tá valendo
mas troca o reparo completo (borrachas, o´ring) antes de montar, pastilhas novas da fras-le ou cobreq, e discos originais….dot 5.1 é também bem vindo.
se quiser discos slotados, tem a linha racing oem da fremax......mas nunca retrabalhe ou refure discos, probabilidade grande de dar m*&%$erda
se o teu cilindro mestre estiver ok, experimenta antes de trocar.....quanto aos tambores originais e hidrovácuo,idem....
-
pessoal… eu tenho um quadrado turbo fortinho e uso peças originais varga do gol moderno, nunca tive problemas, muito cuidado com freios muito potentes... imagina a cena numa chuva, garoa ou pista com um pouco de areia ou sujeira... freios muito potentes são usados em pistas limpas dificil de ver em nossas cidades... cuidado pra não perder o controle e capotar a bagaça por ma equalização como relatou nosso amigo hunter poa - o apelido do cara ja diz tudo - matador/caçador de porto alegre... rsrs... abraço
-
http://www.powerbrak…182126/cilindro
bruno, o preço das pinças 150,00 o par tá valendo
mas troca o reparo completo (borrachas, o´ring) antes de montar, pastilhas novas da fras-le ou cobreq, e discos originais….dot 5.1 é também bem vindo.
se quiser discos slotados, tem a linha racing oem da fremax......mas nunca retrabalhe ou refure discos, probabilidade grande de dar m*&%$erda
se o teu cilindro mestre estiver ok, experimenta antes de trocar.....quanto aos tambores originais e hidrovácuo,idem....
eu vou comprar e fazer isso então…
o cilindro mestre do meu carro foi pro vinagre, o ultimo dia que estava andando com ele o pedal do freio desceu igual ao pedal da embreagem, pense no susto
eu estou usando pastilhas cobreq no gol g5, eu achei uma merda :s
os discos eu ja vi esses fremax, por isso comentei dos frisados (tenho medo de qualquer retrabalho em discos de freio, ja vi carro de arrancada com discos furados completamente trincado)
oque eu ainda estou em duvida é na parte traseira, pois meus tambores estão um lixo, as lonas estão quebradas...
-
pessoal… eu tenho um quadrado turbo fortinho e uso peças originais varga do gol moderno, nunca tive problemas, muito cuidado com freios muito potentes... imagina a cena numa chuva, garoa ou pista com um pouco de areia ou sujeira... freios muito potentes são usados em pistas limpas dificil de ver em nossas cidades... cuidado pra não perder o controle e capotar a bagaça por ma equalização como relatou nosso amigo hunter poa - o apelido do cara ja diz tudo - matador/caçador de porto alegre... rsrs... abraço
hehehe, dei risadas agora ainda bem que não matei ninguém até hj… o apelido vem da época que eu competia no jiu-jitsu amigo, que eu ia pra cima (caçava), pra finalizar... ai ai.. hoje a barriga pegou, a preguiça tb, e o prazer que dá é se envolver nas carangas
grande abraço amigo
-
hehehe, dei risadas agora ainda bem que não matei ninguém até hj… o apelido vem da época que eu competia no jiu-jitsu amigo, que eu ia pra cima (caçava), pra finalizar... ai ai.. hoje a barriga pegou, a preguiça tb, e o prazer que dá é se envolver nas carangas
grande abraço amigo
é isso ai meu amigo… ainda bem que voce postou sua experiencia... muitos acham que o carro tem que ancorar e foi por isso que inventaram o abs ai sim pode colocar um poderoso sistema que ele não trava, que não vem ao caso aqui né, ja pensou abs em gol quadrado, lada, gurgel...etc... kkkkk... forte abraço
-
é isso ai meu amigo… ainda bem que voce postou sua experiencia... muitos acham que o carro tem que ancorar e foi por isso que inventaram o abs ai sim pode colocar um poderoso sistema que ele não trava, que não vem ao caso aqui né, ja pensou abs em gol quadrado, lada, gurgel...etc... kkkkk... forte abraço
bem nessas, passo o dia inteiro no trânsito… vejo tanta coisa, a principal delas é a incapacidade dos motoristas... carros sem abs neguinho sabe frear não mas é complicado... creio que a maioria daqui aprendeu a dirigir bem cedo, com outros carros eu aprendi com 11 anos num opala 76. não é como hoje em dia que se aprende em auto escolas porcas com instrutures despreparados demais, que não ensinam nem a pedalar num freio normal só não tem mais acidentes relacionados a freio hoje em dia por causa da evolução do abs mesmo... e me desculpem os conterraneos daqui do sul (quem for de porto alegre), mas o portoalegrense é o pior motorista do brasil... nem sei pq, mas em todos estados por qual passei nunca vi tanta ignorância, negligência e intolerância no transito como aqui... ah, sou bairrista pra c... mas sou realista...
-
bem nessas, passo o dia inteiro no trânsito… vejo tanta coisa, a principal delas é a incapacidade dos motoristas... carros sem abs neguinho sabe frear não mas é complicado... creio que a maioria daqui aprendeu a dirigir bem cedo, com outros carros eu aprendi com 11 anos num opala 76. não é como hoje em dia que se aprende em auto escolas porcas com instrutures despreparados demais, que não ensinam nem a pedalar num freio normal só não tem mais acidentes relacionados a freio hoje em dia por causa da evolução do abs mesmo... e me desculpem os conterraneos daqui do sul (quem for de porto alegre), mas o portoalegrense é o pior motorista do brasil… nem sei pq, mas em todos estados por qual passei nunca vi tanta ignorância, negligência e intolerância no transito como aqui… ah, sou bairrista pra c... mas sou realista...
vc não conhece o busão 133-b, nova iguaçú.
quando não tava com o cartão vt, na passagem de 1a. pra 2a. vc voava da roleta pro parabrisa.
o cara deve ter talento enrustido pra piloto de arrancada. não dava tempo nem de abrir a carteira de $
-
vc não conhece o busão 133-b, nova iguaçú.
quando não tava com o cartão vt, na passagem de 1a. pra 2a. vc voava da roleta pro parabrisa.
o cara deve ter talento enrustido pra piloto de arrancada. não dava tempo nem de abrir a carteira de $
kkkkkkkkkkkkkk, eu pensava q em sp ia chegar numa selva de trânsito quando dei a seta pra mudar de pista me espantei qdo um motorista deu sinal de luz pra mim entrar… por aqui o pessoal acelera mais pra vc não entrar... e por ai vai, generalizei um pouco talvez. todo lugar tem esses caroços brabos... acho q ando stressado com tanto meia roda
-
e ai hunterpoa, tbm sou de poa (na verdade viamão), deve ter sido tensa a situação mesmo, quem conhece o túnel sabe a tragédia que podia ter acontecido, mas graças a deus não aconteceu nada e agora serve de alerta pro pessoal entender que freio não é brinquedo, se em um sistema original aconteceu isso, imagina em um adaptado… tem que haver muita atenção e cuidado adaptações em freios tem que ser muito bem estudadas para não colocar em risco a sua vida e das pessoas a sua volta.