Gm e psa não devem compartilhar tecnologias sustentáveis
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empresas firmaram aliança no final de fevereiro
embora tenham firmado uma parceria de grandes proporções, general motors e psa-peugeot citroën só não devem colaborar entre si em um aspecto: a concessão de tecnologias sustentáveis, como as empregadas no chevrolet volt e no 3008 hybrid4.
“honestamente, esta seria uma situação que não conseguiria imaginar”, declarou a chefe de desenvolvimento da opel, rita forst.
especialistas de mercado afirmam que produtos como o volt (e seu ‘irmão’ opel ampera) são fundamentais para a marca construir uma reputação de liderança e inovação no mundo. além disso, estes modelos também servem como “carros de imagem”, já que muitos clientes se interessam por projetos modernos – o ampera e o próprio 3008 híbrido se enquadram entre os exemplos –, mas acabam levando para casa produtos mais baratos, como opel astra e peugeot 208.
um bom exemplo de sucesso é o prius, o primeiro carro híbrido produzido em larga escala no mundo, que fez a toyota passar de uma marca defasada para uma das montadoras mais preocupadas com o meio-ambiente.
“há alguns genes de projetos tecnológicos que uma empresa não pode compartilhar com suas parceiras”, declarou forst.
a aliança global entre gm e psa foi firmada no final de fevereiro e a previsão é que cerca de 2 bilhões de dólares em custos anuais sejam economizados com o compartilhamento de plataformas e componentes, assim como em desenvolvimento de novos projetos.