Ministro acredita que o japão terá carros autônomos em 10 anos
-
foto: divulgação
por larissa nogueira
o ministro dos transportes japonês takeshi maeda acredita que os carros autônomos (capazes de dirigir sozinhos) estarão disponíveis no mercado japonês até o ano de 2020. a ideia é que esses automóveis consigam andar sem a ajuda de um condutor em vias expressas que oferecem o suporte necessário para esse tipo de veículo.
o ministro japonês organiza um projeto que discute a concepção e as barreiras tecnológicas que envolvem esse planejamento. com o nome de ?autopilot system?, esse projeto demandará um sistema de navegação preciso e confiável, uma nova concepção na construção de vias e o grande desenvolvimento em engenharia de software para que se torne viável, por isso a janela dele é de 10 anos.
também será preciso que os sistemas embarcados nos veículos sejam capazes de dirigir e monitorar o comportamento dinâmico em relação à via e aos outros automóveis. outra necessidade é que existam vias específicas para esses carros possam transitar, assim o motorista poderá guiar o seu veículo até a pista específica e depois disso, o automóvel passa a assumir o controle.
o objetivo dessas medidas é que os carros guiados por esses sistemas embarcados funcionem em comunhão com a via, dando mais segurança e agilidade no transporte. outra vantagem desse sistema é a diminuição do consumo de combustível, dada a condução mais eficiente do computador em relação á humana e a possibilidade da redução de engarrafamentos e acidentes no trânsito.