Novo gol e novo voyage serão os primeiros veículos do brasil a utilizar tecidos à base de pet reciclado no revestimento de bancos e portas
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tecnologia de ponta, desenvolvida e aplicada pela volkswagen do brasil
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altamente tecnológico, novo tecido com base reciclável garante o mesmo conforto, qualidade e resistência
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iniciativa faz parte do objetivo estratégico da volkswagen de desenvolver sustentabilidade como princípio de gestão
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fibra de pet reciclado já é aplicada em peças como carpetes e tapetes de revestimento do assoalho e porta-malas de veículos
a volkswagen do brasil é a primeira indústria automobilística do país a desenvolver e aplicar a tecnologia de tecidos à base de pet reciclado para revestir bancos e painéis de portas de seus automóveis, que estreia no novo gol e novo voyage. a tecnologia protege o meio ambiente e faz parte do objetivo estratégico da volkswagen de desenvolver sustentabilidade como princípio de gestão.
exclusividade da volkswagen no brasil, os tecidos à base de pet reciclado para revestimentos aplicados no novo gol e novo voyage, são altamente tecnológicos e estrategicamente compostos por até 60% de fio reciclado. a matéria-prima bruta é fornecida por empresas certificadas por órgãos ambientais internacionais.
os tecidos à base de pet reciclado oferecem o mesmo conforto, qualidade e resistência que os materiais utilizados atualmente nos revestimentos dos veículos volkswagen. além disso, os novos tecidos atendem perfeitamente às especificações de aparência e durabilidade exigidas pela empresa, com a vantagem de preservar o meio ambiente.
"a volkswagen do brasil reforça seu compromisso com a sustentabilidade ao desenvolver a inovadora tecnologia de tecidos à base de pet reciclado para revestimentos de bancos e portas. é um desafio tecnológico que resolvemos vencer para proteger o meio ambiente", diz o gerente executivo de desenvolvimento de carroceria, acabamento, segurança e predições veiculares, antonio carnielli jr..
a produção dos tecidos à base de pet reciclado tem início com a separação das garrafas plásticas por cores, uma vez que elas interferem no tom do tecido. em seguida, as peças são limpas e trituradas em grãos, os quais são transformados em fios – matéria-prima de construção de tecidos. a partir daí, o processo de criação do tecido à base de pet reciclado é o mesmo utilizado na produção de tecidos convencionais.
a fibra de pet reciclado já é aplicada pela indústria automobilística em não tecidos de revestimentos do assoalho, porta-malas de veículos e cobertura do compartimento de bagagem.
inovações em sustentabilidade – pioneirismo volkswagen
além dos tecidos à base de pet reciclado no revestimento de bancos e portas de veículos, a volkswagen do brasil é pioneira em diversas outras ações de sustentabilidade. confira algumas:
pchs (pequenas centrais hidrelétricas)
a volkswagen foi a primeira indústria automobilística do brasil a investir em infraestrutura para gerar energia limpa e renovável no país. a empresa inaugurou, em 2010, sua primeira pch (pequena central hidrelétrica), a anhanguera, e já anunciou a construção de sua segunda usina, a pch monjolinho, com inauguração prevista para 2014.
a pch anhanguera é uma parceria entre a volkswagen do brasil, a seband e a pleuston. localizada no rio sapucaí, entre as cidades de são joaquim da barra e guará, no estado de são paulo, a pch anhanguera possibilitou que a volkswagen aumentasse sua utilização de energia renovável de 86% para 93,55%. a volkswagen do brasil minimizou impactos da construção por meio de diversos projetos ambientais e sociais.
créditos de carbono
a pch anhanguera recebeu o certificado de emissões reduzidas (cer), também conhecido como créditos de carbono, aprovado pela organização das nações unidas (onu). inédito para a unidade brasileira da volkswagen, o certificado atesta que sua usina hidrelétrica é uma iniciativa sustentável de geração de energia, que contribui para reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa.
volkswagen anuncia sua 2ª pch, com investimento de r$ 160 milhões
a volkswagen do brasil anunciou o investimento de aproximadamente r$ 160 milhões, em sociedade com a pleuston serviços, na construção de sua segunda pch (pequena central hidrelétrica), a monjolinho, prevista para ser inaugurada em 2014. a pch monjolinho será construída no rio sapucaí, entre ipuã e ituverava, no estado de são paulo, a 25 km da pch anhanguera. as obras devem gerar 700 empregos diretos e 5.000 indiretos, além de contar com projetos sociais e ambientais.
pchs vão gerar 40% da energia elétrica utilizada pela volkswagen
o investimento da volkswagen do brasil e seus parceiros nas duas pchs (anhanguera e monjolinho) soma aproximadamente r$ 300 milhões. juntas, as pequenas centrais hidrelétricas vão gerar cerca de 48 mw, o que equivale a aproximadamente 40% da energia elétrica utilizada pela volkswagen do brasil.
fibras de curauá e de juta
a volkswagen do brasil foi a primeira fabricante de automóveis a desenvolver a tecnologia com a fibra de curauá, utilizada no revestimento do teto do polo, desde 2000. nativa da floresta amazônica, a planta curauá é cultivada por comunidades de baixa renda das imediações de santarém, no pará, que encontraram nessa agricultura a melhoria da qualidade de vida. além do desenvolvimento social, a fibra de curauá beneficia o meio ambiente, por ser uma fonte renovável. a curauá proporciona às peças de veículos um acabamento resistente, cumprindo todas as especificações de produto requeridas pela volkswagen.
a volkswagen do brasil também utiliza outras fibras naturais, como a mistura de juta e a de malva, em parte da produção da cobertura do compartimento de bagagem presentes no novo gol. desde 2004, a fibra natural renovável é utilizada no porta-pacotes do fox e crossfox.
conceito bluemotion
um dos objetivos da volkswagen é criar veículos cada vez mais eficientes em desempenho dinâmico e na relação com o meio ambiente. os carros da marca mais avançados nesse sentido recebem a designação bluemotion technologies, que identifica as novas tecnologias desenvolvidas e aplicadas pela volkswagen para reduzir o consumo de combustíveis e emissões. reconhecidas internacionalmente por sua eficiência, as tecnologias bluemotion abrangem alguns dos motores e câmbios mais avançados e contribuem para preservar os recursos energéticos.
o recém-lançado fox bluemotion é o terceiro modelo da volkswagen do brasil a contar com o conceito bluemotion technologies, de veículos ambientalmente corretos. os primeiros foram o polo bluemotion (abril de 2009) e o gol g4 ecomotion (abril de 2010).
software de gerenciamento de sustentabilidade - sofi
a volkswagen do brasil é a única empresa do país a implantar e utilizar a licença completa do software de gerenciamento de sustentabilidade sofi. a tecnologia alemã permite administrar dados sobre as emissões de gases de efeito estufa e preparar futuros relatórios ambientais.
o software sofi ajudará a volkswagen do brasil a melhorar continuamente a gestão de informações, reduzindo ainda mais suas emissões e minimizando possíveis impactos ambientais de forma inovadora. o cálculo das emissões realizado por meio do sofi será abrangente, pois vai considerar todos os processos da empresa, desde a produção a operações de escritórios e até mesmo viagens a trabalho.
análise do ciclo de vida no processo industrial - gabi
a volkswagen do brasil também utiliza o software alemão gabi para alcançar a excelência no desempenho ambiental. o gabi proporciona a avaliação completa de uma nova instalação ou processo industrial, antes de sua implantação. dessa forma, é possível trabalhar preventivamente, minimizando os impactos ambientais.
o software gabi calcula todos os potenciais de impacto ambiental da nova atividade operacional, além das emissões geradas a partir de processos agregados. em seguida, por meio da interpretação e da análise crítica detalhada dos resultados do gabi é possível apontar qual é o processo industrial mais adequado em termos ambientais.
total flex - tecnologia bicombustível
a volkswagen inovou ao lançar a tecnologia bicombustível total flex no brasil, em 2003. o total flex revolucionou a indústria automobilística ao permitir que os veículos sejam abastecidos com etanol, gasolina ou com a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. o gol, o automóvel mais vendido no brasil há 25 anos consecutivos, foi o primeiro a receber o motor total flex. atualmente, a tecnologia está em toda linha nacional da volkswagen.
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