Taxa din?mica máxima
-
como alguns sabem, possuo um chevette 1.6/s turbo
o carro é alcool/alcool com taxa estática de 12,5:1
e tá rodando com 1,2 bar de pressão de turbina
não estou preocupado em alcançar graaaandes potências mas quero um carro bem acertado e com segurança para não acabar com esse motor
o motor já foi todo revisado, está sereninho mas é todo original
atravṍs do cálculo da taxa din?mica com a f?rmula abaixo….
[ (pressão do turbo / pressão ambiente) + 1 ] * taxa estática do motor
verifiquei que meu carro tá com 27,5:1 de taxa din?mica
isso me preocupa bastante pq não sei ao certo o quanto de taxa esse motor pode suportar –alguém me ajuda nesse item?--
tendo estas questáes em vistas, levantei as opções:
-
trocar pistões para os de chevette 1.6/s é gasolina t.est => 9:1 mas a taxa din?mica vai cair pra 19,8 (achei muito pouco)
-
baixar a pressão do turbo e reacertar o carro para essa pressão, e moer asfalto sendo esta a opção mais barata
-
trocar pistões para os de chevette 1.6/s forjados e socar pressão, porém acho que minha turbina (apl 240 42/48) não vai aguentar, além de ser a opção mais cara
oq vcs me dizem?
ps: se esse tópico rendesse bons comentários acho que até deveria virar um hottopic tendo em vista que taxa estática e din?mica são assuntos bastante discutidos
[]s
-
-
troque pistao para o modelo gasolina, troque o cabeçote para o modelo 1.4 (que tem as cameras arredondadas) e seja feliz
nao se preocupe em taxa baixa nao, isso pra turbo é bom, alta é que é ruim pro motor…
-
troque pistao para o modelo gasolina, troque o cabeçote para o modelo 1.4 (que tem as cameras arredondadas) e seja feliz
nao se preocupe em taxa baixa nao, isso pra turbo é bom, alta é que é ruim pro motor…
[snapback]342917[/snapback]
vamos por partes hehehehe
meu or?amento não está tão alto
se a taxa din?mica estiver muito baixa, não significa que posso estar com bem menos potência?
supondo que com as duas taxas din?micas estejam acertadas pro carro, o com taxa mais alta vai andar mais correto?
não preciso de pressão de turbo muito alta, quero acerto e botar pra arrancar
até onde entendo com a taxa estática alta o carro tem mais pegada, pra mim isso ia ser show, não quero carro pra socar pressão e chegar em alt?ssimas velocidades
[]s
-
tem q ver como ta o ponto do carro, se ta travado ou não?? quanto ao seu conceito de pegada pra mim é diferente, pegada forte em baixa e não render em alta nao precisa estar em alta velocidade …. tipo pra mim tem q render forte depois dos 4000 de giro e ir ate o corte crescendo, independete da marcha pra isso nao precisa esta em alta velocidade e socando pressão ...
-
tem q ver como ta o ponto do carro, se ta travado ou não?? quanto ao seu conceito de pegada pra mim é diferente, pegada forte em baixa e não render em alta nao precisa estar em alta velocidade …. tipo pra mim tem q render forte depois dos 4000 de giro e ir ate o corte crescendo, independete da marcha pra isso nao precisa esta em alta velocidade e socando pressão ...
[snapback]343015[/snapback]
minha duvida é pra saber se
- deixo o motor como está, e baixo um pouco a pressão e acerto ele
ou se
- baixo a taxa dele (gastando uma grana) e acerto o carro com a pressão alta
quero saber mesmo se vai valer investir a grana, ou se dá pra trabalhar um conjunto e ter um carro bom sem muitos riscos de quebra
[]s
-
se vc num quer gastar, baixa a pressao e acerta o carro…
motor taxado em geral consome menos...
-
faz o seguinte, acerta ele e anda com uns 0,7 de pressão, se não te satisfazer vc investe na troca dos componentes e anda com 1,5k …
[snapback]343176[/snapback]
? a boa mesmo, to pensando em 0.8 aí a taxa din?mica vai pra 22,5:1
em 0,7 a taxa din?mica fica em 21,25:1
tu some também hein daniel, me ajuda ae é acertar o chevette
carburador eu sei que vc não curte muito, mas preciso verificar o ponto, trocar a junta do cabeçote e ver alguns detalhezinhos de regulagem, e ae?? fechou?? aí tu ainda me ajuda é regular a pop-off pra 0.8 bar
pra eu ficar mais feliz que tudo, só me faltou dizerem com qto de taxa din?mica eu posso rodar nesse carro com esse motor assim
[]s
-
sei lá…esse lance de taxa dinamica é muuuito relativo...naum sei se acaba sendo um valor que se deva levar muito em conta...
-
sei lá…esse lance de taxa dinamica é muuuito relativo...naum sei se acaba sendo um valor que se deva levar muito em conta...
[snapback]344073[/snapback]
mas não deixa de ser um par?metro para evitar superar os limites do seu motor
até onde entendi por pesquisas:
dois carros com a mesma taxa din?mica 25:1
-
taxa estática 9:1 e pressão 1,8 bar
-
taxa estática 12,5:1 e pressão 1,0 bar
o carro com menor taxa estática tem melhor enchimento volum?trico, ou seja, melhor mistura, anda bem mais
o carro com maior taxa estática tem menor enchimento volum?trico, pode até andar bem menos, porém consome tb bem menos, mas eu acho que pelo menos a pegada vai ser em bem mais baixo giro
o que estou pesando nessa mudança, é que se eu manter a turbina masterpower .42/.48 (apl240) não sei quanto de pressão a turbina vai aguentar pra elevar novamente a taxa din?mica pra 25:1 já estou rodando com 1.2 bar e ja acho q a turbina não vai aguentar muito
[]s
-
-
eu não acho que seja um dado altamente confiável… até proque o termo taxa din?mica é altamente discutável já que o correto seria dizer pme (pressão média efetiva na c?mara) que depende inclusive do perfil do comando e da curva de ponto...
um motor com 9:1 de taxa e 1,8bar sempre vai ter melhor enchimento que um identico, porém com 12,5:1 de taxa e 1bar (embora seja impossível fazer 2 motores exatamente idênticos)... pois como sabemos a pressão dentro do coletor de admissão é (aproximadamente e para pequenos intervalor) linear em relação ao fluxo de ar admitido (e que representa a potência disponível para o motor aproveitar adicionando combustivel e fazendo o ponto correto)
a taxa maior representa apenas melhor efici?ncia no aproveitamento desse ar (que terá o combustivel adicionado e qdo acendido no momento correto fornecer? a potência)...só que de 9:1 para 12,5:1 vc aumenta apenas uns 15% o rendimento (isso se o combustivel permitir e mantendo uma curva de ponto adequada)... curiosamente é o que o vhc ganhou em relação ao antigo, curiosamente é a diferença entre o 2.0 do omega gasolina e alcool (116 x 132cv que por questáes de ipi foi limitado para 127cv, mas no lançamento divulgaram 132cv) e de muitos outros motores.
uma comparação mais vêlida seria
9:1 com 0,8bar x 12:1 com 0,8bar...se a curva de ponto estiver dentro do limite certamente o motor com mais taxa render? mais...mas basta o motor com menor taxa usar mais de 1bar pra equiparar as potências, porém com maior segurança e o motor com mais taxa está no limite de uso (seria 1bar já com confiabilidade baixa) e o com 9:1 ainda está bem aquem do limite (que seria perto de uns 1,5bar se o conjunto pistão+biela aguentar a potência gerado)
o assunto é muito extenso... inclusive de um monte de coisas que simplifiquei acima poderiam ser contestados os resultados (por exemplo um x20xe que tem 9,4:1 de taxa com 1,5bar desbiela comc erteza.... um ap600 dificilmente desbiela, mas pode ter problemas com pistão pois está no limite, um 1.0 8v de corsa anda com essa pressão mas as juntas constumam abrir o bico antes)
-
over
muito obrigado, acho q consegui esclarecer muitas dúvidas
ainda vou buscar teu celta de chevette
ahuiahuihaihuiahuia zuando
[]s
-
e cual seria a melhor forma, de determinar a taxa e presão de un motor, pois pelo calculo da taxa dinamica, pelo que sei, ela dá un valor proximo e não un valor exato certo?
cual seria o limite de pme de un motor? tipo, o ap 1.8 cual seria a presão media efetiva segura para este motor?
cual o calculo a ser usado para obter a taxa dinamica mais proxima da real?
900 x (cv / rpm x cilindrada)
un ej.
ap 1.781 lts
rpm 6500
cv = 350
900 x (350 / 6500 x 1.78)
900 x (350 / 1.157)
900 x (o.302)
pme = 27.225
ta correto? tem alguma variação? a rpm que é usada neste calculo, seria a maxima do motor ou a rpm onde foi obtida a tal potencia.
-
esse calculo que vc fez acima é uma aproximação (não leva em conta uma série de detalhes como ponto do comando, ponto de ignição, etc), e mesmo assim vc precisa fazer o calculo em toda a curva de potência para cada rpm e qual potência que será atingida…
agora os valores a gente volta a velha discussão...quão conservador ou agressivo (de andar no limite) vc é ?...vai chegar a consideração que o limite é tão amplo que vai ter gente que te recomenda nunca passar de 0,8bar mesmo usando digamos 9:1 de taxa..e tem gente que vai dizer que com 10,5:1 vc chega a usar 1,5bar sem quebras (nessa parte, outras partes tem que estar a altura do resultado )
e além disso cada motor tem um pme limite porque depende do formato da c?mara de combust?o...
o que posso adiantar é que 350cv num ap800 é bastante coisa... precisa de uns 2bar de pressão se o motor não mudar o regime de potência máxima... ou...vó lá.. uns 1,7bar se subir pra uns 6200rpm (tudo aproximado e chutado porque valores corretos dependem de uma pancada de fatores)
-
mais, en que me serviria este calculo? determinar a presão/potencia pra un determinado motor??
cual seria o calculo mais correto pra obter a taxa dinamica e pme mais exatas de un motor.
a potencia foi só un chute, si bem que é o que pretendo colocar no meu motor, mais pra isso, vou trabalhar cabeçote, passar pra 1.9 (provavelmente) fazer girar 7000rpm comando, destaxar, turbo .50 e outras coisas.
-
? justamente esta a questáo… qual é o valor é
pra obter pme de forma mais exata seria bom vc procurar um dinamometro virtual como o dino2000 ou similares... vc coloca todos os dados do motor e ele tra?a uma curva de pme pra vc.
agora saber qual é o valor máximo é algo que ainda encontra controversias... como disse acima...
-
? justamente esta a questáo… qual é o valor é
pra obter pme de forma mais exata seria bom vc procurar um dinamometro virtual como o dino2000 ou similares... vc coloca todos os dados do motor e ele tra?a uma curva de pme pra vc.
agora saber qual é o valor máximo é algo que ainda encontra controversias... como disse acima...
[snapback]344540[/snapback]
aonde eu posso conceguir o tal do dino2000
com ele posso calcular a pme do motor de forma mais exata certo?
incisto no limite, sei que não existe algo exato, mais cual seria a mpe maxima que vc deixaria num ap 1,8 ( ou 1,9 si tiver diferença)
-
o que posso adiantar é que 350cv num ap800 ? bastante coisa… precisa de uns 2bar de pressão se o motor não mudar o regime de potência máxima[snapback]344370[/snapback]
não foi vc q comentou (mais que uma vez) que extrai cerca de 300cvs num motor turbo 2.0mi 8v standard (sem preparação extra) com 1 bar de pressão?
-
para saber a tx ideal , soh conheão uma maneira…...testando varias alternativas.
entretanto, no seu caso, o ideal seria medir a pmax que é o valor de pressão maxima alcançada dentro da camara de combust?o.
vc pode fazer muitos calculos para estimar tx dinamica x tx estatica, mas ainda será um estimativa.
jah fizemos muitos testes em motores ford cht e vw ap1.8.
posso te afirmar que tx 12:1 do aspirado = tx 10,5:1+0,4 bar de boost.
com estes valores os pistões estará sujeitos as mesmas cargas maximas e portanto a mesma vida util.