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Sugestáes para um motor com 70mil km

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    TopFuel
    escreveu em última edição por
    #1

    galera, tava vendo alguns topicos sobre motores bem rodados e que foram turbinados, o que me aconselham em relação a manutenção antes de turbinar ???

    lembrando, nunca deixei o motor aquecer demais, nunca deixei de trocar o oleo no tempo certo, sempre troquei o oleo junto com o filtro, filtro de ar sempre em tempo, bicos limpos, quer dizer, manutenção sempre no tempo certo.

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      S Offline
      SGFrank
      escreveu em última edição por
      #2

      na minha inguinorancia, posso te falar pra checar (estarei fazendo em breve):

      • vazamentos (oleo e agua)

      • correias

      • recalibrar valvulas

      • cabos de velas e velas

      • limpesa de bicos ou carburador

      • filtros (oleo + ar)

      • trocar liquidos e oleos (agua do radiador + freio …)

      • verificar e de preferencia fazer um upgrade dos freios

      • checar taxa de compressao

      • checar sistema eletrico (bobina + modulo ...)

      • trocar oleo caixa de marchas

      • checar e se necessario, lubrificar rolamento das rodas (depende do carro)

      • certifique-se que todos os sensores (temp, pressao do oleo ...) estao funcionando corretamente.

      ... que me lembre, eh +/- isso ai.

      lembre-se que nao eh apenas o motor mas todo o conjuto que esta com quilometragem alta.

      1 Resposta Última resposta
      • * Offline
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        *Felipe*
        escreveu em última edição por
        #3

        ver se as peças internas não precisam de retifica/reparos, intens de segurança…

        1 Resposta Última resposta
        • S Offline
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          SGFrank
          escreveu em última edição por
          #4

          ver se as peças internas não precisam de retifica/reparos, intens de segurança…

          [snapback]345632[/snapback]

          vixe, ai jah complica … hehehhehee

          apesar de ser o correto, dah uma trabalheira doida.

          se o motor tah aparentemente filet ... abrir, olhar e nao retificar, jah seria um pecado.

          1 Resposta Última resposta
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            *Felipe*
            escreveu em última edição por
            #5

            ?, isso é verdade…

            mas convenhamos, acelerar em algo confiável, é beeeeem mais gostoso...

            mas andré, se vc acha q por dentro, ta tudo nos trinks, num tem taaaaanto grilo né...

            1 Resposta Última resposta
            • T Offline
              T Offline
              TopFuel
              escreveu em última edição por
              #6

              respondendo dentro da citação do frank (valeu frank :ppteam:)

              na minha inguinorancia, posso te falar pra checar (estarei fazendo em breve):

              • vazamentos (oleo e agua)

              não tem, graças a deus, motor seco e limpo.

              • correias

              praticamente novas, originais devem ser trocadas com 80mil, mais as minha foram trocadas com pouco mais de 57mil.

              • recalibrar valvulas

              ?… isso é o que mais me deixa apreensivo, meu cabeçote é tucho mecanico é usa rolimês (roletes) em vez de ser o comando direto no braão que movimenta as valvulas (esqueci o nome), tenho que saber a folga do parafuso pra regular tudo certinho.

              • cabos de velas e velas

              meu carro não usa cabos de velas, nem bobina nem distribuidor, é uma caixa comutadora que controla isso tudo, vai direto acima das velas, essas sim, tenho que trocar, ta chegando a hora.

              • limpesa de bicos ou carburador

              os bicos foram limpos tambem tem pouco tempo, acho que devo ter rodado uns 2500km so com os bicos já limpos.

              • filtros (oleo + ar)

              filtro de ar e oleo foram trocados tem pouco mais de 7000km junto com oleo semi sintetico, quando turbinar, vo usar sintetico.

              • trocar liquidos e oleos (agua do radiador + freio …)

              agua do radiador eu nunca troquei, já aconteceu de a agua ir embora toda aqui dentro de casa, esqueci de fechar a tampa do reservatorio e deixei o motor ligado, quando deu pressão pra recircular, a agua saiu toda, quando cheguei o motor tava com temperatura pouco acima do normal (foi papo de uns 3 mim. funcionando quase sem agua), desliguei e deixei o motor esfriar atecolocar agua de novo, mais vou fazer agora algo certo, arriar toda a agua, comprar fluido de radiador e colocar agua nova. fluido de freio ta bom, deve ter uns 12.000km, foi trocado quando troquei o cilindro mestre.

              • verificar e de preferencia fazer um upgrade dos freios

              esse sim, ta chegando no fim, tenho que trocar as pastilhas e talves eu troque os discos por uns melhores refrigerados pra segurar a nova potencia.

              • checar taxa de compressao

              essa eu não sei qual ?, creio eu que seja em torno de 8,5:1 a no maximo 10:1, como o motor é de aluminio (bloco e cabeçote, segundo a peugeot) acho que não deve passar disso, se for prta chutar um valor certo, eu chuto 9:1

              • checar sistema eletrico (bobina + modulo …)

              como disse, não usa bobina nem distribuidor, mais vou checar essa caixa comutadora, mais creio que esteja tudo ok, o carro ta andando legal sem falhas nem engasgos e andando muito.

              • trocar oleo caixa de marchas

              bem lembrado, isso precisa, e to achando que vai precisar trocar junta de caixa tambem, já vi alguns pingos de oleo de caixa saindo pela junta.

              • checar e se necessario, lubrificar rolamento das rodas (depende do carro)

              hummmm boa, rolamentos, tenho que desmontar mesmo e lubrificar, mais o que uso ? graxa mesmo ou algo especifico ?

              • certifique-se que todos os sensores (temp, pressao do oleo …) estao funcionando corretamente.

              boa, creio que sim, acho que a unica coisa que num funciona direito é o marcador de combustivel, esse eu acho que desde que comprei o carro não funciona direito, sempre acho que o carro tem menos combustivel do que realmente tem.

              … que me lembre, eh +/- isso ai.

              lembre-se que nao eh apenas o motor mas todo o conjuto que esta com quilometragem alta.

              [snapback]345630[/snapback]

              :^^:

              1 Resposta Última resposta
              • J Offline
                J Offline
                juliano lima
                escreveu em última edição por
                #7

                meu amigo orelha, ops não era para espalhar

                brincadeiras a parte, tem preparador que nem mete a mão se não abrir, é o que diferencia o verdadeiro preparador do instalador de turbos

                existem preparadores e instaladores de turbos, assim diz o mestre evandro lima.

                1 Resposta Última resposta
                • T Offline
                  T Offline
                  TopFuel
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  vixe, ai jah complica … hehehhehee

                  apesar de ser o correto, dah uma trabalheira doida.

                  se o motor tah aparentemente   filet ... abrir, olhar e nao retificar, jah seria um pecado.

                  [snapback]345690[/snapback]

                  putz nem sonhar, fico com medo de ter que desmontar esse motor, importado é foda, peças dificeis de encontrar.

                  e meu motor ta :ppteam:

                  1 Resposta Última resposta
                  • T Offline
                    T Offline
                    TopFuel
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    meu amigo orelha, ops não era para espalhar

                    brincadeiras a parte, tem preparador que nem mete a mão se não abrir, é o que diferencia o verdadeiro preparador do instalador de turbos

                    existem preparadores e instaladores de turbos, assim diz o mestre evandro lima.

                    [snapback]346473[/snapback]

                    pois é, o instalador eu já tenho :^^:

                    mim mesmo :ppteam:

                    1 Resposta Última resposta
                    • T Offline
                      T Offline
                      TopFuel
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      ?, isso é verdade…

                      mas convenhamos, acelerar em algo confiável, é beeeeem mais gostoso...

                      mas andré, se vc acha q por dentro, ta tudo nos trinks, num tem taaaaanto grilo né...

                      [snapback]345699[/snapback]

                      eu tenho quase certeza que o motor ta ok, nunca escutei nada demais no motor, a unica coisa que tenho que fazer é trocar embreagem, disco e plato esses com 70mil e turbinar não vão durar uma puxada.

                      alem do mais quero meter 1kg e com essa pressão, vai ter que rolar uns discos de ceramica, alem dum plato mais firme.

                      to fudido, vo ter que malhar a perna esquerda, minha embreola já é pesada, com disco de ceramica e plato com mais pressão, vo ficar com a perna igual a do hulk :ppteam:

                      1 Resposta Última resposta
                      • S Offline
                        S Offline
                        SGFrank
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        em relacao aos rolamentos, se nao forem blindados (selados) e permitirem lubrificacao, procure graca pra altas temperaturas ou especificas pra rolamentos. mas acredito que seu carro tenho rolamentos selados. do tipo, se fizer barulho ou secarem? a saida eh outro novo mesmo. hehhehehe

                        fora isso, acho que soh mesmo a embreagem (sistema completo) vaipedir outro logo logo que a turbina entrar.

                        ah, creio que sua taxa deva ser em torno de 9,5:1 a 10:1. mesmo que isso, so se fosse turbo de fabrica. (posso ta errado)

                        1 Resposta Última resposta
                        • T Offline
                          T Offline
                          TopFuel
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          po tenho que trocar semi-eixo (por causa da homocinetica, é tudo junto, não sai separado :ppteam:) acabei de voltar de 3 ferros velhos e o preão mais barato foi r$500 no par.

                          1 Resposta Última resposta

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