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    Sugestáes para um motor com 70mil km

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    • T
      TopFuel última edição por

      galera, tava vendo alguns topicos sobre motores bem rodados e que foram turbinados, o que me aconselham em relação a manutenção antes de turbinar ???

      lembrando, nunca deixei o motor aquecer demais, nunca deixei de trocar o oleo no tempo certo, sempre troquei o oleo junto com o filtro, filtro de ar sempre em tempo, bicos limpos, quer dizer, manutenção sempre no tempo certo.

      1 Resposta Última resposta Responder Citar
      • S
        SGFrank última edição por

        na minha inguinorancia, posso te falar pra checar (estarei fazendo em breve):

        • vazamentos (oleo e agua)

        • correias

        • recalibrar valvulas

        • cabos de velas e velas

        • limpesa de bicos ou carburador

        • filtros (oleo + ar)

        • trocar liquidos e oleos (agua do radiador + freio …)

        • verificar e de preferencia fazer um upgrade dos freios

        • checar taxa de compressao

        • checar sistema eletrico (bobina + modulo ...)

        • trocar oleo caixa de marchas

        • checar e se necessario, lubrificar rolamento das rodas (depende do carro)

        • certifique-se que todos os sensores (temp, pressao do oleo ...) estao funcionando corretamente.

        ... que me lembre, eh +/- isso ai.

        lembre-se que nao eh apenas o motor mas todo o conjuto que esta com quilometragem alta.

        1 Resposta Última resposta Responder Citar
        • *
          *Felipe* última edição por

          ver se as peças internas não precisam de retifica/reparos, intens de segurança…

          1 Resposta Última resposta Responder Citar
          • S
            SGFrank última edição por

            ver se as peças internas não precisam de retifica/reparos, intens de segurança…

            [snapback]345632[/snapback]

            vixe, ai jah complica … hehehhehee

            apesar de ser o correto, dah uma trabalheira doida.

            se o motor tah aparentemente filet ... abrir, olhar e nao retificar, jah seria um pecado.

            1 Resposta Última resposta Responder Citar
            • *
              *Felipe* última edição por

              ?, isso é verdade…

              mas convenhamos, acelerar em algo confiável, é beeeeem mais gostoso...

              mas andré, se vc acha q por dentro, ta tudo nos trinks, num tem taaaaanto grilo né...

              1 Resposta Última resposta Responder Citar
              • T
                TopFuel última edição por

                respondendo dentro da citação do frank (valeu frank :ppteam:)

                na minha inguinorancia, posso te falar pra checar (estarei fazendo em breve):

                • vazamentos (oleo e agua)

                não tem, graças a deus, motor seco e limpo.

                • correias

                praticamente novas, originais devem ser trocadas com 80mil, mais as minha foram trocadas com pouco mais de 57mil.

                • recalibrar valvulas

                ?… isso é o que mais me deixa apreensivo, meu cabeçote é tucho mecanico é usa rolimês (roletes) em vez de ser o comando direto no braão que movimenta as valvulas (esqueci o nome), tenho que saber a folga do parafuso pra regular tudo certinho.

                • cabos de velas e velas

                meu carro não usa cabos de velas, nem bobina nem distribuidor, é uma caixa comutadora que controla isso tudo, vai direto acima das velas, essas sim, tenho que trocar, ta chegando a hora.

                • limpesa de bicos ou carburador

                os bicos foram limpos tambem tem pouco tempo, acho que devo ter rodado uns 2500km so com os bicos já limpos.

                • filtros (oleo + ar)

                filtro de ar e oleo foram trocados tem pouco mais de 7000km junto com oleo semi sintetico, quando turbinar, vo usar sintetico.

                • trocar liquidos e oleos (agua do radiador + freio …)

                agua do radiador eu nunca troquei, já aconteceu de a agua ir embora toda aqui dentro de casa, esqueci de fechar a tampa do reservatorio e deixei o motor ligado, quando deu pressão pra recircular, a agua saiu toda, quando cheguei o motor tava com temperatura pouco acima do normal (foi papo de uns 3 mim. funcionando quase sem agua), desliguei e deixei o motor esfriar atecolocar agua de novo, mais vou fazer agora algo certo, arriar toda a agua, comprar fluido de radiador e colocar agua nova. fluido de freio ta bom, deve ter uns 12.000km, foi trocado quando troquei o cilindro mestre.

                • verificar e de preferencia fazer um upgrade dos freios

                esse sim, ta chegando no fim, tenho que trocar as pastilhas e talves eu troque os discos por uns melhores refrigerados pra segurar a nova potencia.

                • checar taxa de compressao

                essa eu não sei qual ?, creio eu que seja em torno de 8,5:1 a no maximo 10:1, como o motor é de aluminio (bloco e cabeçote, segundo a peugeot) acho que não deve passar disso, se for prta chutar um valor certo, eu chuto 9:1

                • checar sistema eletrico (bobina + modulo …)

                como disse, não usa bobina nem distribuidor, mais vou checar essa caixa comutadora, mais creio que esteja tudo ok, o carro ta andando legal sem falhas nem engasgos e andando muito.

                • trocar oleo caixa de marchas

                bem lembrado, isso precisa, e to achando que vai precisar trocar junta de caixa tambem, já vi alguns pingos de oleo de caixa saindo pela junta.

                • checar e se necessario, lubrificar rolamento das rodas (depende do carro)

                hummmm boa, rolamentos, tenho que desmontar mesmo e lubrificar, mais o que uso ? graxa mesmo ou algo especifico ?

                • certifique-se que todos os sensores (temp, pressao do oleo …) estao funcionando corretamente.

                boa, creio que sim, acho que a unica coisa que num funciona direito é o marcador de combustivel, esse eu acho que desde que comprei o carro não funciona direito, sempre acho que o carro tem menos combustivel do que realmente tem.

                … que me lembre, eh +/- isso ai.

                lembre-se que nao eh apenas o motor mas todo o conjuto que esta com quilometragem alta.

                [snapback]345630[/snapback]

                :^^:

                1 Resposta Última resposta Responder Citar
                • J
                  juliano lima última edição por

                  meu amigo orelha, ops não era para espalhar

                  brincadeiras a parte, tem preparador que nem mete a mão se não abrir, é o que diferencia o verdadeiro preparador do instalador de turbos

                  existem preparadores e instaladores de turbos, assim diz o mestre evandro lima.

                  1 Resposta Última resposta Responder Citar
                  • T
                    TopFuel última edição por

                    vixe, ai jah complica … hehehhehee

                    apesar de ser o correto, dah uma trabalheira doida.

                    se o motor tah aparentemente   filet ... abrir, olhar e nao retificar, jah seria um pecado.

                    [snapback]345690[/snapback]

                    putz nem sonhar, fico com medo de ter que desmontar esse motor, importado é foda, peças dificeis de encontrar.

                    e meu motor ta :ppteam:

                    1 Resposta Última resposta Responder Citar
                    • T
                      TopFuel última edição por

                      meu amigo orelha, ops não era para espalhar

                      brincadeiras a parte, tem preparador que nem mete a mão se não abrir, é o que diferencia o verdadeiro preparador do instalador de turbos

                      existem preparadores e instaladores de turbos, assim diz o mestre evandro lima.

                      [snapback]346473[/snapback]

                      pois é, o instalador eu já tenho :^^:

                      mim mesmo :ppteam:

                      1 Resposta Última resposta Responder Citar
                      • T
                        TopFuel última edição por

                        ?, isso é verdade…

                        mas convenhamos, acelerar em algo confiável, é beeeeem mais gostoso...

                        mas andré, se vc acha q por dentro, ta tudo nos trinks, num tem taaaaanto grilo né...

                        [snapback]345699[/snapback]

                        eu tenho quase certeza que o motor ta ok, nunca escutei nada demais no motor, a unica coisa que tenho que fazer é trocar embreagem, disco e plato esses com 70mil e turbinar não vão durar uma puxada.

                        alem do mais quero meter 1kg e com essa pressão, vai ter que rolar uns discos de ceramica, alem dum plato mais firme.

                        to fudido, vo ter que malhar a perna esquerda, minha embreola já é pesada, com disco de ceramica e plato com mais pressão, vo ficar com a perna igual a do hulk :ppteam:

                        1 Resposta Última resposta Responder Citar
                        • S
                          SGFrank última edição por

                          em relacao aos rolamentos, se nao forem blindados (selados) e permitirem lubrificacao, procure graca pra altas temperaturas ou especificas pra rolamentos. mas acredito que seu carro tenho rolamentos selados. do tipo, se fizer barulho ou secarem? a saida eh outro novo mesmo. hehhehehe

                          fora isso, acho que soh mesmo a embreagem (sistema completo) vaipedir outro logo logo que a turbina entrar.

                          ah, creio que sua taxa deva ser em torno de 9,5:1 a 10:1. mesmo que isso, so se fosse turbo de fabrica. (posso ta errado)

                          1 Resposta Última resposta Responder Citar
                          • T
                            TopFuel última edição por

                            po tenho que trocar semi-eixo (por causa da homocinetica, é tudo junto, não sai separado :ppteam:) acabei de voltar de 3 ferros velhos e o preão mais barato foi r$500 no par.

                            1 Resposta Última resposta Responder Citar
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