Sugestáes para um motor com 70mil km
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ver se as peças internas não precisam de retifica/reparos, intens de segurança…
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vixe, ai jah complica … hehehhehee
apesar de ser o correto, dah uma trabalheira doida.
se o motor tah aparentemente filet ... abrir, olhar e nao retificar, jah seria um pecado.
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respondendo dentro da citação do frank (valeu frank )
na minha inguinorancia, posso te falar pra checar (estarei fazendo em breve):
- vazamentos (oleo e agua)
não tem, graças a deus, motor seco e limpo.
- correias
praticamente novas, originais devem ser trocadas com 80mil, mais as minha foram trocadas com pouco mais de 57mil.
- recalibrar valvulas
?… isso é o que mais me deixa apreensivo, meu cabeçote é tucho mecanico é usa rolimês (roletes) em vez de ser o comando direto no braão que movimenta as valvulas (esqueci o nome), tenho que saber a folga do parafuso pra regular tudo certinho.
- cabos de velas e velas
meu carro não usa cabos de velas, nem bobina nem distribuidor, é uma caixa comutadora que controla isso tudo, vai direto acima das velas, essas sim, tenho que trocar, ta chegando a hora.
- limpesa de bicos ou carburador
os bicos foram limpos tambem tem pouco tempo, acho que devo ter rodado uns 2500km so com os bicos já limpos.
- filtros (oleo + ar)
filtro de ar e oleo foram trocados tem pouco mais de 7000km junto com oleo semi sintetico, quando turbinar, vo usar sintetico.
- trocar liquidos e oleos (agua do radiador + freio …)
agua do radiador eu nunca troquei, já aconteceu de a agua ir embora toda aqui dentro de casa, esqueci de fechar a tampa do reservatorio e deixei o motor ligado, quando deu pressão pra recircular, a agua saiu toda, quando cheguei o motor tava com temperatura pouco acima do normal (foi papo de uns 3 mim. funcionando quase sem agua), desliguei e deixei o motor esfriar atecolocar agua de novo, mais vou fazer agora algo certo, arriar toda a agua, comprar fluido de radiador e colocar agua nova. fluido de freio ta bom, deve ter uns 12.000km, foi trocado quando troquei o cilindro mestre.
- verificar e de preferencia fazer um upgrade dos freios
esse sim, ta chegando no fim, tenho que trocar as pastilhas e talves eu troque os discos por uns melhores refrigerados pra segurar a nova potencia.
- checar taxa de compressao
essa eu não sei qual ?, creio eu que seja em torno de 8,5:1 a no maximo 10:1, como o motor é de aluminio (bloco e cabeçote, segundo a peugeot) acho que não deve passar disso, se for prta chutar um valor certo, eu chuto 9:1
- checar sistema eletrico (bobina + modulo …)
como disse, não usa bobina nem distribuidor, mais vou checar essa caixa comutadora, mais creio que esteja tudo ok, o carro ta andando legal sem falhas nem engasgos e andando muito.
- trocar oleo caixa de marchas
bem lembrado, isso precisa, e to achando que vai precisar trocar junta de caixa tambem, já vi alguns pingos de oleo de caixa saindo pela junta.
- checar e se necessario, lubrificar rolamento das rodas (depende do carro)
hummmm boa, rolamentos, tenho que desmontar mesmo e lubrificar, mais o que uso ? graxa mesmo ou algo especifico ?
- certifique-se que todos os sensores (temp, pressao do oleo …) estao funcionando corretamente.
boa, creio que sim, acho que a unica coisa que num funciona direito é o marcador de combustivel, esse eu acho que desde que comprei o carro não funciona direito, sempre acho que o carro tem menos combustivel do que realmente tem.
… que me lembre, eh +/- isso ai.
lembre-se que nao eh apenas o motor mas todo o conjuto que esta com quilometragem alta.
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meu amigo orelha, ops não era para espalhar
brincadeiras a parte, tem preparador que nem mete a mão se não abrir, é o que diferencia o verdadeiro preparador do instalador de turbos
existem preparadores e instaladores de turbos, assim diz o mestre evandro lima.
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vixe, ai jah complica … hehehhehee
apesar de ser o correto, dah uma trabalheira doida.
se o motor tah aparentemente filet ... abrir, olhar e nao retificar, jah seria um pecado.
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putz nem sonhar, fico com medo de ter que desmontar esse motor, importado é foda, peças dificeis de encontrar.
e meu motor ta
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meu amigo orelha, ops não era para espalhar
brincadeiras a parte, tem preparador que nem mete a mão se não abrir, é o que diferencia o verdadeiro preparador do instalador de turbos
existem preparadores e instaladores de turbos, assim diz o mestre evandro lima.
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pois é, o instalador eu já tenho
mim mesmo
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?, isso é verdade…
mas convenhamos, acelerar em algo confiável, é beeeeem mais gostoso...
mas andré, se vc acha q por dentro, ta tudo nos trinks, num tem taaaaanto grilo né...
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eu tenho quase certeza que o motor ta ok, nunca escutei nada demais no motor, a unica coisa que tenho que fazer é trocar embreagem, disco e plato esses com 70mil e turbinar não vão durar uma puxada.
alem do mais quero meter 1kg e com essa pressão, vai ter que rolar uns discos de ceramica, alem dum plato mais firme.
to fudido, vo ter que malhar a perna esquerda, minha embreola já é pesada, com disco de ceramica e plato com mais pressão, vo ficar com a perna igual a do hulk
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em relacao aos rolamentos, se nao forem blindados (selados) e permitirem lubrificacao, procure graca pra altas temperaturas ou especificas pra rolamentos. mas acredito que seu carro tenho rolamentos selados. do tipo, se fizer barulho ou secarem? a saida eh outro novo mesmo. hehhehehe
fora isso, acho que soh mesmo a embreagem (sistema completo) vaipedir outro logo logo que a turbina entrar.
ah, creio que sua taxa deva ser em torno de 9,5:1 a 10:1. mesmo que isso, so se fosse turbo de fabrica. (posso ta errado)