[ajuda] injeção em 1.6r carburado
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só pra vocês saberem, estou fechando a parte de baixo do carro 1.9, já estou com o virabrequim do linea e estou na caça de pistões forjado 88mm flat top.
se for usar gasolina e com menos de 300hp use de pistões gm 2.4. dá certíssimo e fica mais barato uns 400 mangos.
teve dificuldade na hora de esmerilhar as paredes do bloco de modo a passar as bielas com vira longo sem pegar?
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se vai montar cm comando original usa a original cm reprogramação. e outra 4 borboleta cm comando original na casa dos 250º é muito vento pra pouco balão. bonito fica mas não vai valer o investimento.
da uma olhanda tb em uma ie programavel megasquirt ou uma pro tune(eu uso) é muito boa relativamente barata e da para se divertir.
É isso que disse que vou fazer, usar uma original com reprogramação. nào vou montar as itbs com comando original, isso vai ser pra depois e aí sim virá a injeção programavel. o motivo de eu montar com a original agora, é fazer o projeto sair do lugar. também preciso saber da ignição.
m1.5.4 de tipo 1.6br multiponto…excelente injeção
exato, uma das poucas bosch que não tem bug.
(já já o over vai chiar…)
ok, mas eu preciso saber de qual carro que é (do tipo 1.6 mpi??), quais as peças a serem retiradas do carro, uma lista mesmo, tipo assim, coletor, bicos, roda fonica. quero saber isso porque quando eu for no ferro velho, eu já quero saber o que tirar do carro. lembrando que meu carro original é por distribuidor e quero adaptar roda fonica.
só pra vocês saberem, estou fechando a parte de baixo do carro 1.9, já estou com o virabrequim do linea e estou na caça de pistões forjado 88mm flat top.
se for usar gasolina e com menos de 300hp use de pistões gm 2.4. dá certíssimo e fica mais barato uns 400 mangos.
teve dificuldade na hora de esmerilhar as paredes do bloco de modo a passar as bielas com vira longo sem pegar?
vou usar álcool, bem taxado, já pensei na possibilidade destes pistões, mas eles não irão ajudar na taxa do carro. ainda não esmerilhamos o bloco.
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por acaso seria esse módulo de injeção que vocës falaram? http://www.stopcarrs.com.br/1-modulos-de-injecao-eletronica/fiat/modulo-de-injecao-fiat-tipo-16-mpi-95-97-0261204269-500073390-0-261-204-269___249870-sit.html
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por acaso seria esse módulo de injeção que vocës falaram? http://www.stopcarrs…249870-sit.html
sim, é esse mesmo.
quanto o resto das peças o mais importante no meu modo de ver é conseguir o coletor de admissão mpi do tipo 1.6 96/97.
é mosca branca mas procurando acaba-se achando.
veja nesse anúncio desativado quanto costumam pedir pelo estado que se encontra o coletor.
http://rs.quebarato….os__48cfae.html
se não me falha a memória, alguns palio 1.6 andaram saindo com um igual mas não posso confirmar isso, ok?
nos desmanches também se encontra tudo o que se precisa em forma de kit, o coletor, o módulo bosch, a roda fônica com sensor, a cabeação (importantíssima porém estão sempre ressecadas pela gasolina e criando defeitos quase insolúveis) e etc… porém com preço lá em cima.
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ja andei em um palio 1.6 mpi 8 valvulas tem o coletor igual ao do tipo mpi. tb ja andei em siena 1.6 porem era monoponto, mas não dava para ver a admissão pois estava cm filtro esportivo. teve tb palio weekend e strada 1.6 8v; porem so o siena saiu monoponto tinha 82 cv no documento mas dava um banho no tipo 1.6 em desempenho.
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eu tenho um uno csl turbo com ft300. estou tentando passar pra roda fonica e o que ja descobri que terei que trocar , são as polias do alternador, da bomba d agua e a do vira do tipo, junto com a tampa lateral do motor, que tem o suporte do sensor.
lembrando que a roda fônica e a tampa que tem o suporte do sensor, tem que ser do mesmo motor, para não ter diferença no alinhamento .
espero ter ajudado.
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m1.5.4 de tipo 1.6br multiponto…excelente injeção
exato, uma das poucas bosch que não tem bug.
(já já o over vai chiar…)
kkkkk vou mesmo … m1.5.4 é extremamente bem resolvida (sua descendente direta m1.5.5 hibrida tbm é) alias, todas as descendentes são excelentes (m2.8 m2.10 m3.2 m3.8 ) hehehe
quem fala mal das me e med geralmente é porque não sabe a estrategia (que passou a ser pode modelo de temperatura estimada no escape, num enriquece mais em wot, apenas qdo a temperatura do escape teoricamente sobe - um medida no caso de alguns audi na linha s)
ps: o ultimo paragrafo num foi indireta ou direta a ninguem kkkk é que tem gente que fala que num presta ou que num fica bom e na verdade temos ainda é falta de informação... hehehe
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over, sabe porque eu disse isso (que quase não tem bug)? porque descende de uma marelli.
levaram todos os fluxogramas para a alemanha e os desenvolveram no outro hardware da cpu usada. até certos endereços de algumas rotinas são os mesmos, coisa que não se precisava fazer.
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over, sabe porque eu disse isso (que quase não tem bug)? porque descende de uma marelli.
levaram todos os fluxogramas para a alemanha e os desenvolveram no outro hardware da cpu usada. até certos endereços de algumas rotinas são os mesmos, coisa que não se precisava fazer.
po lancia, sei que vc tem acesso ao fabricante, mas ai eu já acho extremamente dificil… o jeito de fazer todos os mapas e a estratégia da bosch sempre foi diferente da marelli, alias cerca de 95% das patentes de injeção são proprietárias da bosch. outra coisa, o jeitão é o mesmo de todas as outras bosch mais antigas baseadas em speed density do final da decada de 80
muito mais facil a marelli ter comprado o direito de uso (coisa que a siemens e delco tbm fizeram).
por exemplo algo mais recente só que inverso aonde a bosch é obrigada a pagar royalties pra marelli, os sistema flex da bosch incluiam um densimentro na linha assim antes do combustivel chegar aos bicos já se sabe de antimão qual a densidade (e portanto o blend de combustiveis a serem queimados), a marelli desenvolveu pra redução de custos o sistma sfs (software flexible system) que faz a analise a partir dos gases queimados pela sonda (e que obvio causa um grande numero de transtornos a quem abastece e usa pouco o carro antes de desligar e esfriar pois não tem tempo de carregar todos os novos valores adaptados). a bosch tinha um sistema mais caro e para ser competitiva em preço acabou tendo que usar o mesmo sistema da marelli, porém de forma diferente (ela usa um enriquecimento baseado na detecção iminente de detonação por knock sensor) porém como quem registrou a patente do sfs já incluiu toda forma baseada em sonda a bosch paga pra usar a patente (e não pode alterar a forma que ela é implementada), e a bosch usa-a apenas como gatilho pra iniciar a adaptação
a delco e siemens que tbm usam o mesmo tipo de sistema tbm pagam e são obrigadas e implementar na forma que ela foi feita.
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over, eu estava lá…
vamos então dizer o seguinte: um laboratório da fiat projetou o fluxograma e pediu para dois fabricantes tornarem o virtual em físico (hardware). que tal assim?
não posso e não devo falar mais sobre isso senão minha consciência reclama.
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over, eu estava lá…
vamos então dizer o seguinte: um laboratório da fiat projetou o fluxograma e pediu para dois fabricantes tornarem o virtual em físico (hardware). que tal assim?
não posso e não devo falar mais sobre isso senão minha consciência reclama.
porra lancia tu é o pai da tecnologia aqui
só tem ninja nesse fórum…
fico impressionado com tanta informação e ajuda dos companheiros. se não comento é pq não acrescentaria nada às perguntas em questão, mas essa não pude perder rsrsrs
grande abraços
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over, eu estava lá…
vamos então dizer o seguinte: um laboratório da fiat projetou o fluxograma e pediu para dois fabricantes tornarem o virtual em físico (hardware). que tal assim?
não posso e não devo falar mais sobre isso senão minha consciência reclama.
ah sim, só que tem um detalhe, m1.5.4 saiu bem antes nos gm…
pintou uma injeção de um alfa 145 a um preço bem bom, dá certo??
é uma m2.10.3 ou .4 … igual dos marea 2.0 (turbo ou aspro) só que com hardware para 4 cilindros... da pra usar até turbo nela...
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bom, fui no ferro velho sábado, e achei um tipo mpi, o valor total que me pediram foi de 900 reais. também achei lá um tempra 2.0 16v, estou pensando em tirar a tbi dele pra adaptar na admissão do tipo, o que acham?
nerp, o tbi do tempra daria certo se o amigo estaria pensando em mudar o chip da ignição, entre outras coisas.
se você está procurando um sistema plug & play mantenha todos os componentes originais da modificação e não invente nada diferente.
você já terá desafios enormes a ultrapassar mantendo a originalidade do sistema, imagine o amigo misturando tbi, sensores e atuadores.
isso seria coisa mais para preparador profissional.
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bom, fui no ferro velho sábado, e achei um tipo mpi, o valor total que me pediram foi de 900 reais. também achei lá um tempra 2.0 16v, estou pensando em tirar a tbi dele pra adaptar na admissão do tipo, o que acham?
nerp, o tbi do tempra daria certo se o amigo estaria pensando em mudar o chip da ignição, entre outras coisas.
se você está procurando um sistema plug & play mantenha todos os componentes originais da modificação e não invente nada diferente.
você já terá desafios enormes a ultrapassar mantendo a originalidade do sistema, imagine o amigo misturando tbi, sensores e atuadores.
isso seria coisa mais para preparador profissional.
lancia, não deixei isso muito claro no tópico, mas não sou eu que estou montando o carro, claro que tudo que posso e entendo um pouco, vou me arriscando, mas para uma empreitada deste tipo, deixo tudo na mão do meu mecânico/preparador, ele manja bastante e com certeza conseguirá fazer com que o sistema da injeção se adapte ao meu projeto (sevel 1.9, álcool, cabeçote e tudo mais). ele tem bastante experiência com fiats em geral, acabou de preparar um uno turbo com 400cv+, carro anda liso na cidade, e também preparou um corsa wind de um amigo meu, que montou motor 1.8 aspirado e roda com + de 160cv, com injeção original reprogramada.