[ajuda] injeção em 1.6r carburado
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ja andei em um palio 1.6 mpi 8 valvulas tem o coletor igual ao do tipo mpi. tb ja andei em siena 1.6 porem era monoponto, mas não dava para ver a admissão pois estava cm filtro esportivo. teve tb palio weekend e strada 1.6 8v; porem so o siena saiu monoponto tinha 82 cv no documento mas dava um banho no tipo 1.6 em desempenho.
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eu tenho um uno csl turbo com ft300. estou tentando passar pra roda fonica e o que ja descobri que terei que trocar , são as polias do alternador, da bomba d agua e a do vira do tipo, junto com a tampa lateral do motor, que tem o suporte do sensor.
lembrando que a roda fônica e a tampa que tem o suporte do sensor, tem que ser do mesmo motor, para não ter diferença no alinhamento .
espero ter ajudado.
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m1.5.4 de tipo 1.6br multiponto…excelente injeção
exato, uma das poucas bosch que não tem bug.
(já já o over vai chiar…)
kkkkk vou mesmo … m1.5.4 é extremamente bem resolvida (sua descendente direta m1.5.5 hibrida tbm é) alias, todas as descendentes são excelentes (m2.8 m2.10 m3.2 m3.8 ) hehehe
quem fala mal das me e med geralmente é porque não sabe a estrategia (que passou a ser pode modelo de temperatura estimada no escape, num enriquece mais em wot, apenas qdo a temperatura do escape teoricamente sobe - um medida no caso de alguns audi na linha s)
ps: o ultimo paragrafo num foi indireta ou direta a ninguem kkkk é que tem gente que fala que num presta ou que num fica bom e na verdade temos ainda é falta de informação... hehehe
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over, sabe porque eu disse isso (que quase não tem bug)? porque descende de uma marelli.
levaram todos os fluxogramas para a alemanha e os desenvolveram no outro hardware da cpu usada. até certos endereços de algumas rotinas são os mesmos, coisa que não se precisava fazer.
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over, sabe porque eu disse isso (que quase não tem bug)? porque descende de uma marelli.
levaram todos os fluxogramas para a alemanha e os desenvolveram no outro hardware da cpu usada. até certos endereços de algumas rotinas são os mesmos, coisa que não se precisava fazer.
po lancia, sei que vc tem acesso ao fabricante, mas ai eu já acho extremamente dificil… o jeito de fazer todos os mapas e a estratégia da bosch sempre foi diferente da marelli, alias cerca de 95% das patentes de injeção são proprietárias da bosch. outra coisa, o jeitão é o mesmo de todas as outras bosch mais antigas baseadas em speed density do final da decada de 80
muito mais facil a marelli ter comprado o direito de uso (coisa que a siemens e delco tbm fizeram).
por exemplo algo mais recente só que inverso aonde a bosch é obrigada a pagar royalties pra marelli, os sistema flex da bosch incluiam um densimentro na linha assim antes do combustivel chegar aos bicos já se sabe de antimão qual a densidade (e portanto o blend de combustiveis a serem queimados), a marelli desenvolveu pra redução de custos o sistma sfs (software flexible system) que faz a analise a partir dos gases queimados pela sonda (e que obvio causa um grande numero de transtornos a quem abastece e usa pouco o carro antes de desligar e esfriar pois não tem tempo de carregar todos os novos valores adaptados). a bosch tinha um sistema mais caro e para ser competitiva em preço acabou tendo que usar o mesmo sistema da marelli, porém de forma diferente (ela usa um enriquecimento baseado na detecção iminente de detonação por knock sensor) porém como quem registrou a patente do sfs já incluiu toda forma baseada em sonda a bosch paga pra usar a patente (e não pode alterar a forma que ela é implementada), e a bosch usa-a apenas como gatilho pra iniciar a adaptação
a delco e siemens que tbm usam o mesmo tipo de sistema tbm pagam e são obrigadas e implementar na forma que ela foi feita.
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over, eu estava lá…
vamos então dizer o seguinte: um laboratório da fiat projetou o fluxograma e pediu para dois fabricantes tornarem o virtual em físico (hardware). que tal assim?
não posso e não devo falar mais sobre isso senão minha consciência reclama.
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over, eu estava lá…
vamos então dizer o seguinte: um laboratório da fiat projetou o fluxograma e pediu para dois fabricantes tornarem o virtual em físico (hardware). que tal assim?
não posso e não devo falar mais sobre isso senão minha consciência reclama.
porra lancia tu é o pai da tecnologia aqui
só tem ninja nesse fórum…
fico impressionado com tanta informação e ajuda dos companheiros. se não comento é pq não acrescentaria nada às perguntas em questão, mas essa não pude perder rsrsrs
grande abraços
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over, eu estava lá…
vamos então dizer o seguinte: um laboratório da fiat projetou o fluxograma e pediu para dois fabricantes tornarem o virtual em físico (hardware). que tal assim?
não posso e não devo falar mais sobre isso senão minha consciência reclama.
ah sim, só que tem um detalhe, m1.5.4 saiu bem antes nos gm…
pintou uma injeção de um alfa 145 a um preço bem bom, dá certo??
é uma m2.10.3 ou .4 … igual dos marea 2.0 (turbo ou aspro) só que com hardware para 4 cilindros... da pra usar até turbo nela...
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bom, fui no ferro velho sábado, e achei um tipo mpi, o valor total que me pediram foi de 900 reais. também achei lá um tempra 2.0 16v, estou pensando em tirar a tbi dele pra adaptar na admissão do tipo, o que acham?
nerp, o tbi do tempra daria certo se o amigo estaria pensando em mudar o chip da ignição, entre outras coisas.
se você está procurando um sistema plug & play mantenha todos os componentes originais da modificação e não invente nada diferente.
você já terá desafios enormes a ultrapassar mantendo a originalidade do sistema, imagine o amigo misturando tbi, sensores e atuadores.
isso seria coisa mais para preparador profissional.
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bom, fui no ferro velho sábado, e achei um tipo mpi, o valor total que me pediram foi de 900 reais. também achei lá um tempra 2.0 16v, estou pensando em tirar a tbi dele pra adaptar na admissão do tipo, o que acham?
nerp, o tbi do tempra daria certo se o amigo estaria pensando em mudar o chip da ignição, entre outras coisas.
se você está procurando um sistema plug & play mantenha todos os componentes originais da modificação e não invente nada diferente.
você já terá desafios enormes a ultrapassar mantendo a originalidade do sistema, imagine o amigo misturando tbi, sensores e atuadores.
isso seria coisa mais para preparador profissional.
lancia, não deixei isso muito claro no tópico, mas não sou eu que estou montando o carro, claro que tudo que posso e entendo um pouco, vou me arriscando, mas para uma empreitada deste tipo, deixo tudo na mão do meu mecânico/preparador, ele manja bastante e com certeza conseguirá fazer com que o sistema da injeção se adapte ao meu projeto (sevel 1.9, álcool, cabeçote e tudo mais). ele tem bastante experiência com fiats em geral, acabou de preparar um uno turbo com 400cv+, carro anda liso na cidade, e também preparou um corsa wind de um amigo meu, que montou motor 1.8 aspirado e roda com + de 160cv, com injeção original reprogramada.
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como falei na postagem acima, não sou eu que monto o motor do meu carro, entendo alguma coisa, mas não o suficieinte para me arriscar a mexer.porém, gosto muito de aprender, e saber o porque de se fazer certas coisas, e o que fazer para chegar no resultado que se quer, é por isto que posto aqui sobre minhas dúvidas. vou postar agora umas fotos do carro, comprei ele há 4 meses todo desmontado e jogado , e aos poucos vou reerguer ele, sempre gostei dos unos na versão r, já tive um 1.5r turbinado e agora que tive a oportunidade de comprar este para ser meu carro de fim de semana, quero aprender o máximo de coisas possíveis.
estas são fotos do carro antes do antigo dono começar e desmontar ele e abandonar.
10/04/12
aqui já são de quanto eu peguei o carro e comecei a dar uma organizada nele pra começar e desmontar, até então a idéia era de pintar ele inteiro em casa mesmo. começando a remover a tinta velha dos alargadores que já estavam descascando.
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24/04/12
terminando a plotagem no resto do carro. (ainda falta plotar o capo, mas como está amassado, tenho que corrigir isto primeiro)
console central recuperado e com badge abarth, e volante lixado pra parecer aço escovado.
25/04/12
retiramos a forração do teto, pois estava suja, e decidi trocar o tecido, ainda não terminei, mas seguem duas fotos. também comprei as borrachas de vedação dos basculantes laterais e plotei a grade frontal.
04/08/12
bom galera, depois de um bom tempo sem ir mexer no carro, hoje fui lá, a princípio era só pra tirar as rodas originais para reformar, mas vendo o estado que o carro ficou esse tempo todo embaixo da capa, fiquei de cara, ele estava todo mofado por dentro, bancos, volante, carpet, vidros e tetos suados, enfim, resolvi desmontar o carro inteiro por dentro a fim de levar tudo pra casa e lavar. não tirei fotos do processo, porque não levei a máquina. desmontei tudo, bancos, carpet, cintos, laterais de porta, e já aproveitei pra ver como estava o assoalho, fiquei de cara achei que ia ter alguma coisa, mas não tem nada, tem um furo do tamanho do meu mindinho que parece ter sido feito com uma broca, e mais nada, assoalho zerado mesmo agora é só lavar as coisas que estão aqui em casa, seguem fotos.
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beleza pura todas as fotos, parabéns meu amigo
bem, se já tens um preparador e que me parece muito competente pela descrição dos carros que passaram na mão dele, veja com ele exatamente o que precisas.
nós aqui podemos sempre dar (e daremos com máximo prazer) opinião de como nós mesmos faríamos mas, para não ferir suscetibilidades sempre pergunte a ele o que acha sobre um ou outro componente pois é ele que deverá estar confortável com a sugestão.
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beleza pura todas as fotos, parabéns meu amigo
bem, se já tens um preparador e que me parece muito competente pela descrição dos carros que passaram na mão dele, veja com ele exatamente o que precisas.
nós aqui podemos sempre dar (e daremos com máximo prazer) opinião de como nós mesmos faríamos mas, para não ferir suscetibilidades sempre pergunte a ele o que acha sobre um ou outro componente pois é ele que deverá estar confortável com a sugestão.
eu pergunto pro pessoal daqui, pra eu ter uma idéia de como pode ser feito, sempre falo com ele sobre o que pretendo fazer e ele me diz se dá ou não. ele gostou muito da idéia de montar a injeção, e no dia que eu for lá pra fechar com o pessoal do ferro velho, ele vai junto pra garantir que não falte nenhuma peça.