Dúvida câmbio do siena
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serto não vai dar mesmo não
vocês vão ter que achar o trambulador certo tb…pra adaptar o trambulador correto deve ter tutorial na internet
agora, tem q ver se não vai ficar curto demais...a 1a desse carro é praticamente uma marcha reduzida de caminhão....hehehehehehe....
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pode dar certo, quarteto. o oggi tb não é uma leveza…
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a intenção seria usar a sexta como uma super-extra-longa mas não sabia das dificuldades que vcs estão falando.
o nó da questão é justamente o trambulador, que vai dar pano pra manga … pelo que ví terá que rolar trabalho de funilaria, inclusive.
desconheço a relação desse câmbio 6m, mas qual seria então a melhor opção pro 1300 ?
ele mora numa cidade do interior, e em certos deslocamentos tem que pegar uns 40km de rodovia de vez em quando, vale a pena uma relação mais longa?
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pode dar certo, quarteto. o oggi tb não é uma leveza…
certo pode dar…..serto não
hehehehehehe
o negócio é q como ele já tem motor 1.3, mais torcudinho e talz, acaba q a 1a fica extremamente curta
cht power, eu não sei a relação de câmbio desse carro, estou me baseando pelo feeling q tive qdo guiei um siena 6 marchas....o carro mal arrancava de 1a e já começava a gritar
se o espaço entre as marchas for bom, de repente um diferencial mais longo pode dar um jeito nisso...
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esse cambio ia casar bem, ele é bem curto. mas na realidade ele na é curto so na primeira
ele é um cambio close ratio tipico de motores cm pouco torque.
na epoca que foi lançado só equipava siena e a weekend que eram mais pesados. ja que o fiasa 1.0 nunca teve no torque sua principal virtude.
esse cambio aguenta no maximo 12kg de torque, ia ficar bem interessante cm uns 75 cv nele. apesar da weekend 1.0 6m não andar nada, ela parecia um carro de corrida nas trocas de marcha, uma acima da outra como uma f1. era o artificio para dar alguma agilidade a um carro pesado cm motor de pouco torque.
em termos de desempenho arrancada & velocidade final não terá ganho. só vai ganhar em retomada. agora a esportividade é outra coisa.. ande em siena 6 marchas e sinta aquela tocada de 1000 rpm de intervalo e vai se apaixonar;
nunca abri esse cambio, mas acredito que de para mudar algo.. uma primeira um pouquinho mais longa e um diferencial levemente mais longo tipo 4.35..
depois do cambio aberto tem que ver o diamentro das engrenagens e o numero de dentes. as veses uma engrenagem tem 30 dentes e é menos em diametro que uma de 27 dentes. é dificil de fazer mas fica legal.
ou tu pode fazer como eu fiz;;
a caixa da strada 1.5 se não me engano. é original 1ª 4.27 2ª 2,24 3ª1,54 4ª1.16 5ª 0,87 diferencial 4,35
fiz algumas modificações a primeira veio do tipo 1.6 3,91 e o diferencial foi para 3,93.
com a primeira mais longa no caso do turbo de baixa inercia tu consegue uma melhor arrancada sem tanto desmanche de pneu. e o diferencial mais longo proporciona melhor rendimento do torque abundante do fiasa 1.5 turbo. alem de casar melhor cm a rotação de potencia maxima e a de velocidade maxima.
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pois é, tô quase fechando com uma caixa convencional de 5 marchas…..
medo é o que o colega genevro disse, não achei boas referências desta caixa...essa caixa da strada me parece mais adequada, mudando o diferencial.
hmmm.....sobre o trambulador a cabo: -cadê nosso amigo dr.147 ??
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amigo… a 6ª desse câmbio é 0,74:1, mas o diferencial é 5,12:1.... dá na mesma que uma quinta 0,919 com dif 4,067....(palio e siena el 1.0 vem com essa relação de quinta)
vai num câmbio de uno mesmo... 3,909; 2,238; 1,520; 1.156; 0,872 e dif 4,067.... com 185/60 14 e 6500rpm 4ª vai a 150km/h e 5ª a 200km/h... tem opção de dif 4,357... fica mais curtinho, bom pra 1300.... sem contar q 200km/h em 147 n]ao é mto legal.. hahahaha..
meu furgão 1.5 mpi usa um cambio desses, bom de viajar e tudo...
esqueça essa caixa 6m... se fosse um 1050 q girasse 10k.. aí é outra história... mas pelo jeito a idéia é um carro mais usável...