Qual a relação da tala da roda x largura de pneu
-
depende do perfil do pneu. via de regra, mais alto o perfil, maior tem que ser a tala, pra tensionar a parede lateral do pneu direito.
-
qual a tala das rodas nacionais de liga leve? por exemplo aro 14 e 15, seriam 6 e 6.5 respectivamente?
-
essa tabela eu retirei do site da goodyear e dá uma idéia das talas indicadas
para cada largura de pneu. outros sites também tám medidas similares.
quanto mais largo o aro, mais firme o pneu fica, ganha em performance
e perde em conforto.
a tala ide. seria a ideal para o pneu, e a recom. é faixa recomendada
ou aceitável para uso normal.
tala da roda
pneu cap/vel lar. dia. ide. recom.
165/70r13 79h 170 562 5.0 4.0 - 5.5
175/65r14 82h 177 584 5.0 5.0 - 6.0
175/70r13 82h 177 576 5.0 4.5 - 6.0
185/60r14 82h 189 578 5.5 5.0 - 6.5
185/65r14 86h 189 596 5.5 5.0 - 6.5
185/70r13 86h 189 590 5.5 4.5 - 6.0
185/70r14 88h 189 616 5.5 4.5 - 6.0
195/55r15 85v 201 595 6.0 5.5 - 7.0
195/60r14 86h 201 590 6.0 5.5 - 7.0
195/60r15 88v 201 615 6.0 5.5 - 7.0
205/60r15 91v 209 627 6.0 5.5 - 7.5
205/50r15 86w 214 587 6.5 5.5 - 7.5
205/55r15 88w 216 600 6.5 5.5 - 7.8
215/45zr17 87z 213 626 7.0 7.0 - 8.0
225/45zr16 89z 225 608 7.5 7.0 - 8.5
225/55zr16 95z 233 654 7.0 6.5 - 8.5
225/60r15 96v 228 651 6.5 6.0 - 8.0
-
tempo atras vi alguem falo mais ou menos que…
medida1-em um conjunto roda-pneu, se temos na tala, 75%(+ou-) da largura do pneu, os ganhos em arrancada(sair do 0) são melhores pois cria-se uma maior possibilidade de o pneu dobrar/torcer (no sentido de rotação)....
medidad2-tala com 85%(+ou-) da largura do pneu tem-se um uso misto arrancada/curvas(circuito), indicado mais para o uso diario... pois faz-se uma media com o conforto da medida 1(+ou 75%) com a menor possibilidade de o pneu dobrar da medida 3(ele dobra e sai da roda em curvas muito fortes aliada a baixas pressões de uso com uso de tala inferior ao pneu em mais de 15%)
medida3- usa-se então uma tala com 95%(+ou-) do pneu, em alguns casos(setups proprios de equipes) passa de 100%... a posibilidade de o pneu dobrar torna-se menor ainda, aliada a rapidez de resposta em curvas....
suspeito que tenha algo errado ai... favor me corrijam...
abraço...
-
aproveitando o tópico: ficaria bom colocar pneus 185 nas rodas originais da brasília???