mesmo com a confirmação de lewis hamilton em seu lugar a partir do ano que vem, michael schumacher não dava impressão de querer se aposentar. ofertas de empregos em outra categoria (dtm) e até mesmo um cargo na mercedes lhe foram oferecidos e recusados.daí, vários rumores e especulações colocavam o alemão em algum cockpit da f1 2013, sendo a sauber a equipe que estaria 'mais perto' de contar com ele. a agente do piloto, sabine kehm, foi vista conversando com o dono da equipe helvética e monisha kaltenborn, diretora executiva do time. poderia representar algo.não foi. neta quinta-feira, no japão, o heptacampeão mundial, a exemplo do que já tinha feito a também lenda do rali, sábastien loeb, anunciou que irá se aposentar de vez da categoria, depois de três anos onde não conseguiu render aquilo que se esperava dele no projeto mercedes. é a segunda vez que o piloto pendura as luvas, tendo o feito da primeira vez ao final de 2006.segundo schumacher, a principal razão para essa decisão foi o questionamento que ele fez a si mesmo se teria energia suficiente para aguentar mais algum tempo pilotando na f1. ele disse que se sente na "zona vermelha", já tendo dito em 2006 que sentia que suas "baterias estavam vazias".muitos consideram o alemão como o melhor de todos os tempos, pelos seus feitos, títulos e recordes na f1 - possui quase todos. porém, há outros que dizem que ele não teve um adversário à altura nos anos que triunfou, que deu sorte de estar na equipe certa no momento certo e que quando surgia alguém com um talento um pouco acima da média, o alemão fracassava.ainda assim, os números de michael o transformam no maior de todos os tempos, não há dúvidas. disse maior, e não melhor. a diferença é grande entre os dois adjetivos.foram 302 gps disputados até aqui em 18 temporadas e meia (vale lembrar que ele estreou no gp da bélgica de 1991, a 11ª de 16 etapas daquela temporada).conquistou nada menos do que sete títulos mundiais, sendo cinco seguidos, pela ferrari, entre 2000 e 2004. além disso, venceu 91 corridas, subiu ao pódio em 155 oportunidades e marcou 68 poles positions, três a mais que o antigo recordista, ayrton senna. uma carreira espetacular e que não fica manchada por essa segunda passagem pela categoria.ainda que schumacher não seja muito querido, principalmente por esses lados, é fato que o esporte perde um de seus grandes nomes, uma lenda, pode-se assim dizer. um daqueles caras que, daqui a 20, 30 anos, teremos o prazer de contar aos nosso netos que o vimos correr e fazer história. a f1 sem ele soa estranha.![](https://blogger.googleusercontent.com/tracker/8468576526576236405-7581775855535727266?l=motorizzados.blogspot.com)